Trabalhando pelo produtor rural


 
Francisco Sérgio Ferreira Jardim, é médico veterinário, formado pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense em 1971, mesmo ano em que ingressou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É Auditor Fiscal Federal Agropecuário.

Assumo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo sabedor da grande responsabilidade que tenho pela frente. Dar continuidade aos trabalhos que já vinham sendo empreendidos pelo amigo Arnaldo Jardim será meu foco, ainda mais quando são ações voltadas a auxiliar o pequeno produtor e o agricultor familiar.

Estou contente por humildemente assumir uma Secretaria que nos últimos anos ganhou dinamismo, relevância e mais respeito com um trabalho de forte cooperação entre suas unidades. É meu compromisso ser leal e grato para manter esse status e ajudar o braço agrícola do Governo do Estado a atender mais e melhor seus produtores.
Manteremos iniciativas importantes para o pequeno e familiar, como o Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf) do Instituto Biológico (IB). Nos últimos três anos, treinou 1.609 produtoras e produtores rurais em 18 cidades do Estado.
Foram repassadas informações sobre 10 diferentes assuntos, escolhidos pelos próprios participantes de acordo com suas demandas mais urgentes.
Em 2015, apenas 341 pessoas haviam sido treinadas, número que cresceu para 468 em 2016. No ano passado, esse número chegou a 800.
Duas fases do programa já foram realizadas neste ano. Uma delas foi em Franca, onde, até 2017, a iniciativa não tinha conseguido chegar. Com isso, foram mais de 1.700 inscritos para participar.
O Programa teve como principal objetivo aproximar o conhecimento gerado nas pesquisas para os agricultores familiares, visando a melhoria da qualidade de vida dos produtores e dos consumidores.
Orientado pelo governador Márcio França, continuarei pautando os trabalhos da Secretaria de Agricultura pelo apoio ao pequeno e familiar, agricultura harmônica com meio ambiente, conhecimento cientifico próximo da produção no campo e saudabilidade dos alimentos para a população paulista.
Essa é a tônica, ouvir o pequeno produtor, saber de suas demandas e pensar em meios para atendê-las, sempre com foco na geração de renda, agregação de valor e sustentabilidade ambiental.
Esse dinamismo conquistado nos últimos três anos pode ser visto também em números como os do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, executado pela nossa Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).
Somente a sexta Chamada, a mais recente, foi responsável por quase metade do projeto inteiro. São 114 dos 267 projetos só dessa sexta Chamada. Em valor financeiro, isso representa R$ 60 milhões dos R$ 134 milhões, metade do projeto.
É um sucesso que nos rendeu mais um rico desafio: o Microbacias III, já aprovado pelo Banco Mundial e com foco na produção com baixa emissão de carbono. Vamos fomentar ainda mais a conservação dos recursos naturais e o uso responsável dessas riquezas, como solo e água, essenciais à nossa atividade.
Muitos são os projetos que merecem continuidade e cada vez mais energia empreendida para que façamos nossa parte como governo. Estou à disposição de cada produtora e de cada produtor paulista para trabalhar por um campo cada vez mais forte, pujante e produtivo.
Contem comigo!
Francisco Jardim

Comentários