Páginas

sábado, 22 de abril de 2017

Elissa e Miguel




Os psicólogos Elissa de Matos Bianchini e Miguel Loverdi Oliveira celebraram o amor que os une no dia 8 de abril no salão Sato Buffet, em Jales. Atualmente o casal reside na cidade de Marinópolis (SP) e estão à frente na direção da Padaria 3 de Setembro.

O noivo é filho de Eder Caetano Oliveira e Rose Loverdi Oliveira e a noiva filha de Valter Bianchini e Terezinha C. Martins de Matos (que participou em tempo real da transmissão do casamento diretamente de San Diego/Califórnia). As imagens fotográficas registraram a emoção e a alegria através das lentes de Lívia Cardoso e a assessoria, transmissão virtual e cerimonial conduzidos por Jocelia Cabrini Cerimonialista.(JC)

Já estão à venda as mesas do jantar show com a dupla Fernando e Sorocaba

Já se encontram disponíveis a venda, as mesas do jantar show com Fernando e Sorocaba. O evento acontece no dia 28 de junho, no Villa Rocca, a partir das 20 horas e será em prol do Hospital de Câncer de Barretos.

O tradicional evento realizado no mês de junho pelo HCB, conta com buffet completo e bebidas inclusas no valor das mesas, que são para 10 pessoas.

O espaço foi divido em quatro áreas: Diamante, Ouro, Prata, Bronze. Os valores e o mapa das mesas estão disponíveis na captação de recursos da Unidade de Jales.

"Ficamos muito felizes ao ver que mesmo diante a crise instaurada no país, as pessoas ainda continuam solidárias. Só o Hospital de Câncer de Jales, atende por dia em média 1100 pessoas de Jales e de outras regiões e estados. Tudo 100% SUS. Quem comprar, além de contribuir com o Hospital que tanto precisa, poderá participar de um evento belíssimo." afirmou a gerente administrativa Camila Venturini.

Para informações, o telefone para contato é (17) 3632-3910 com Ariely Siqueira.

Maite Perroni anuncia novidades antes de vinda ao Brasil

A cantora e atriz Maite Perroni (foto), que já divulgou que estará em solos brasileiros no mês de julho junto com o ator Daniel Arenas, para um encontro exclusivo com os fãs promovido pela renomada produtora Mundo Entertainment, anunciou mais duas novidades para os seus seguidores.

Junto dos artistas Maluma, Manuel Mijares, Emmanuel e Rosário, Maite foi apresentada na noite de domingo (16) como jurada do La Voz Kids, programa mexicano com os mesmos padrões e regras do The Voice Kids. O programa é conduzido por Olivia Peralta e vai ao ar todos os domingos, a partir das 22h (horário de Brasília – 20h no México) no canal Las Estrellas, Televisa.

Para completar a cartela de novidades, Maite Perroni anunciou que lançará no fim do mês o vídeo clipe do seu novo single "Loca". As gravações foram feitas em Los Angeles, no mês de fevereiro, e tem participação da dupla colombiana Cali Y El Dandee, que ultrapassa a marca dos 41 milhões de views no último vídeo lançado por eles.

Uma coisa é certa, os fãs da musa ex-RBD não podem reclamar! Ela está cheia de novidades e ansiosa para apresentar ao público do Brasil.

"Eu amo o Brasil. Sempre sou muito bem recebida e amada por lá, não vejo a hora de mostrar todas as minhas novidades para os meus fãs brasileiros. Me aguardem, estou chegando! "

Nós bancamos a corrupção no Brasil!

Flávio Rodrigo Masson Carvalho Professor do UNIBAVE – Orleans - SC
equilibriumtc@hotmail.com

 
Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens  em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos.

A corrupção política é o uso das competências legisladas por funcionários do governo para fins privados ilegítimos. Desvio de poder do governo para outros fins, como a repressão de opositores políticos e violência policial em geral, não é considerado corrupção política. Nem são atos ilegais por pessoas ou empresas não envolvidas diretamente com o governo. Um ato ilegal por um funcionário público constitui corrupção política somente se o ato está diretamente relacionado às suas funções oficiais.

Ensina Calil Simão que a corrupção política corresponde: "ao uso do poder público para proveito, promoção ou prestígio particular, ou em benefício de um grupo ou classe, de forma que constitua violação da lei ou de padrões de elevada conduta moral".

A corrupção sempre tem dois lados, um corrompendo e outro sendo corrompido.

Para que se configure a corrupção, são precisos no mínimo dois atores: o corruptor e o corrompido, além do sujeito conivente e o sujeito irresponsável, em alguns casos.

Lendo um artigo de Maurício Alvarez da Silva, intitulado: A CORRUPÇÃO NO BRASIL TAMBÉM É BANCADA POR NÓS! Concordando com o autor, e sendo mais incisivo, me inspirei para escrever este.

A cada dois reais desviados  ou desperdiçados é um litro de leite que está sendo tirado das crianças esfomeadas deste país!

Fico pensando, o que está se passando no Brasil nesse momento, se estivesse acontecendo em qualquer outro país, como a população agiria?

Para os países mais desenvolvidos, dez por cento do que está ocorrendo aqui, seria o suficiente para a população se revoltar, e ir para as ruas!

Desde nossa primeira infância ouvimos a dolorosa verdade: "quem cala consente"!

Estamos todos consentindo, estamos todos cientes e coniventes!

Nós, brasileiros, desmentimos a linda máxima: "Todo poder emana do povo, e por ele será exercido"!

Somos passivos demais!

Precisamos reescrever nosso história!

Precisamos tomar as rédeas da governança no Brasil, precisamos nos unir e exercer e direcionar nossos desejos e aspirações. Precisamos retomar, ou melhor, reconquistar o Brasil!

O Brasil pertence ao povo brasileiro! O Brasil é nosso!

Não podemos mais aceitar, que esse lindo e especial país, esteja nas mãos de poucos bandidos!

Precisamos de "sangue novo" na política! Precisamos de verdadeiros políticos, que amem verdadeiramente esse país.

Nas próximas eleições não deveríamos reeleger ninguém! Mesmo conscientes de que muitos bem intencionados ficarão de fora. Mas não existe grandes mudanças sem alguns, ou muitos, sacrifícios. Basta consultarmos a história, e veremos, que toda mudança houve lutas, sacrifícios, e muitas vezes o derramamento de sangue. Muitos inocentes perderam a vida. Mas como acredito demais em Deus, não existe inocentes. E feliz daquele que se sacrificou pelas mudanças necessárias em qualquer uma sociedade.

Precisamos dizer um grande e sonoro NÃO para a corrupção!

Precisamos extirpar esse câncer que está corroendo nosso país!

E somente unidos, pensando juntos, e nesse momento sem nenhuma ideologia política, sem poupar nenhum político ou partido, precisamos "passar o Brasil a limpo", e exigir a punição à todos os bandidos envolvidos.

Ainda tenho ESPERANÇA, acredito que podemos mudar o rumo do Brasil. Existe muita gente boa, de boa índole nesse país, basta somente que os bons participem mais, que queiram mudar esse país através de AÇÕES, e não apenas de através de boas intenções.

Vamos unir nossos corações, direcionar nossos desejos, através de ações, e a primeira delas, é a participação de todos, e vamos reconquistar o Brasil, pois ele nos pertence!

Vamos nos reunir nas ruas, vamos demonstrar nossas FORÇA, e exercer a mesma através do VOTO!

Vamos também usar o poder da ORAÇÃO, pedindo a Deus a CORAGEM necessária para promovermos as mudanças.

Ouvimos tanto dizer que "Deus é brasileiro", se a popular máxima, tiver um pingo de verdade, Ele estará conosco nessa empreitada.
 

Santa Casa de Jales realiza primeira cirurgia de marcapasso definitivo


Na terça-feira, 18 de abril, aconteceu na Santa Casa de Jales a primeira cirurgia de marcapasso definitivo, dispositivo que é capaz de corrigir determinadas doenças do ritmo cardíaco que reduzem a frequência dos batimentos do coração.


foto - Equipe médica antes da realização do procedimento (esquerda para direita: Jonathan Scapin, Fernando Souza, Ricardo Rodrigues Perbelini, Tharso Castilho Gabriel e Paulo Henrique Botelhoe enfermeiras prestigiaram a primeira cirurgia de marcapasso definitivo

Segundo o médico do corpo clínico do hospital, Jonathan Scapin Zagatti, Ritmologista e Membro Titular do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, o procedimento é pioneiro na Santa Casa e ocorreu conforme a equipe médica previa. 

"Para a implantação do marcapasso foi necessária uma incisão em região anterior e lateral do tórax, próximo ao ombro, no qual foi introduzido um eletrodo que vai até o coração onde é afixado em posição ideal com a ajuda da radioscopia. Por fim, o eletrodo é conectado ao marcapasso, que fica alojado em uma cavidade entre a pele e os músculos do tórax", destacou.

O marcapasso é um dispositivo que pode corrigir ou apenas melhorar algumas anormalidades do ritmo cardíaco. De acordo com o Dr. Jonathan, o paciente que necessita de um marcapasso tem um coração que pulsa de forma lenta e geralmente apresenta sintomas como tonturas ou vertigens, desmaios, cansaço aos pequenos esforços, falta de ar e inchaço nos membros inferiores que com a implantação do aparelho esses sintomas podem deixar de existir.

Esse tipo de cirurgia leva em torno de duas horas, o paciente tem rápida recuperação e normalmente recebe alta no dia seguinte retornando a vida normal em 30 dias apenas com recomendações simples de não sobrecarregar em exagero o membro superior do mesmo lado em que o marcapasso se encontra.

A Santa Casa de Jales contou com a participação do cirurgião geral Tharso Castilho Gabriel, o anestesista Ricardo Rodrigues Perbelini, a instrumentadora cirúrgica Natália Aparecida de Andrade e o assessor técnico Fernando Souza. Como equipe de apoio esteve presente o cirurgião cardíaco Paulo Henrique Botelho, membro do Hospital de Base de São José do Rio Preto e da Santa Casa de Votuporanga.

"Agradeço primeiramente a Deus, à minha esposa e meu filho que vivenciaram minha ausência enquanto buscava aperfeiçoamento para que este dia acontecesse aqui em Jales. Sou grato ainda a todos aqueles que participaram direta ou indiretamente na viabilização desta cirurgia, pela oportunidade em realizar este procedimento que foi idealizado há quatro anos quando iniciei a especialização em Arritmia Clínica e Estimulação Cardíaca Artificial no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia sob a tutoria dos médicos Prof. José Carlos Pachón Mateos e Prof.Juan Carlos Pachón Mateos" finaliza o doutor Jonathan.

A cirurgia foi realizada pelo convênio Unimed, pois a Santa Casa de Jales não é referenciada pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
(foto/asconsantacasajales/divulgação)

Fundo Social de Jales deseja boa páscoa aos idosos do CIEVI

 

Os idosos que frequentam o Centro Integrado Esportivo de Valorização do Idoso - Cievi, tiveram uma grata surpresa nesta terça-feira, 18 de abril, quando a diretoria da instituição, com o apoio do Fundo Social de Solidariedade do Município de Jales, proporcionou um café da manhã, em comemoração a Páscoa.

 

Na oportunidade, a primeira- dama e presidente do Fundo Social, Glauciane Pontes Helena Franco, juntamente com o prefeito Flávio Prandi Franco (Flá), compareceram e desejaram uma feliz Páscoa a todos os presentes. O presidente Amauri Sangali também agradeceu a presença de todos.

De acordo com a presidente Glauciane, um dos trabalhos mais importantes do Fundo Social é dar assistência aos idosos, ajudando na promoção do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida deles


 

Segundo Glauciane, momentos de confraternização como esse devem ser valorizados sempre: "o CIEVI faz uma trabalho brilhante, oferecendo momentos de lazer, integração social e atividades esportivas e, dentro do possível, queremos dar o nosso total apoio".


Santa Casa de anuncia show do Chrystian e Ralf

O tradicional show em prol da Santa Casa de Jales nesse ano receberá a dupla Chrystian e Ralf no Villa Rocca, a novidade é que será realizado em uma sexta-feira, 20 de outubro.

O setor de Captação de Recursos reuniu-se recentemente com a imprensa para debater alguns nomes de artistas e por questões de agenda e valores foi fechado contrato com a dupla que irá consagrar mais um evento da instituição.

A gerente de Captação, Luciana Vicente, destacou que o formato do show será realizado como nos anos anteriores. "Serão vendidas mesas com 10 lugares, incluso bebida e comida. O valor ainda está sendo definido juntamente com a provedoria, porém a proposta é mantermos o padrão e parcelamento no cartão", ressaltou.

O provedor, Junior Ferreira, acredita que a dupla irá arrastar um público fiel do sertanejo. "Chrystian e Ralf dispensam comentários, afinal há muitos anos são consagrados no cenário da música popular brasileira. Conhecidos pela afinação vocal, essa dupla irá realizar um belíssimo show em prol do nosso hospital".

As vendas terão início a partir de maio e em breve mais informações serão divulgadas.

Campanha Alimento Solidário - O setor de Captação de Recursos da Santa Casa permanece com a campanha Alimento Solidário desde 2015 e tem como objetivo arrecadar alimentos nos 16 municípios referenciados a instituição.

Nos supermercados de maior fluxo é deixado um cartaz contendo alguns alimentos específicos para doação. De acordo com a gerente de Captação de Recursos, Luciana Vicente, a ideia dessa campanha é minimizar custos e aproximar as pessoas do hospital.

"Não podemos esquecer que 50% dos atendimentos no hospital correspondem aos 15 municípios e a outra parte a nossa cidade de Jales. Precisamos desse apoio e agradecemos a todos que contribuem com a doação de alimentos", ressaltou Luciana.

De acordo com levantamento da administração o setor de Nutrição do hospital tem um custo mensal R$ 35 mil apenas na compra de alimentos e recebe cerca de R$ 10 mil em doações, ou seja, boa parte de toda a despesa é bancada pela instituição, afinal são realizadas em média 550 refeições diárias.

O provedor, Junior Ferreira, ressaltou que é mais uma maneira da população contribuir com o hospital. "Muitas pessoas de outros municípios podem comprar os itens no supermercado participante da campanha e realizar a doação, não é preciso estar em Jales, é um incentivo para aqueles que ainda não sabem como ajudar".

Os itens solicitados na campanha Alimento Solidário são: leite, açúcar, gelatina, café, feijão, chá mate, macarrão para sopa e extrato de tomate. Os interessados em contribuir é só entrar em contato no setor de Captação de Recursos pelo telefone (17) 3622-5003.

Municípios da região recebem recursos via PDRS

O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) agradece ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, pela liberação de recursos e obras para vários municípios da região Noroeste Paulista, do Programa Microbacias II. A publicação consta no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (18/04).

Pelo Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS), foram beneficiados os municípios de Paranapuã – R$ 694 mil; Jales – R$ 699 mil; Santa Salete – R$ 407 mil; Mesópolis – R$ 690 mil

O PDRS – Microbacias II – Acesso ao Mercado é uma iniciativa realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da CATI, e pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA), com financiamento do Banco Mundial e do Governo do Estado.

O objetivo é aumentar a competitividade da agricultura familiar, melhorando simultaneamente sua sustentabilidade ambiental. Cada município contemplado pelo Microbacias II receberá até R$ 700 mil para melhorar as condições de trafegabilidade das estradas rurais.

Perante Deus

Adelvair David
 
 
É curiosa a relação do homem com Deus.
Estamos falando aqui apenas dos que admitem a existência do criador e da forma como se comportam diante deste fato.
Cultivou-se ao longo dos séculos uma relação bajulatória, cerimonial e ainda de troca com o então Senhor da vida.
Não sendo possível ao homem fazer uma ideia material de Deus foi construído pela inteligência humana uma figura que se lhe assemelha, quando em verdade, o homem é que foi criado espiritualmente semelhante ao criador, ou seja, com os seus atributos a serem desenvolvidos ao longo do infinito tempo que tem de percorrer até chegar à sua presença com toda pureza e inteligência, sem claro, jamais se tornarem iguais a Deus.
Em nome de um Deus criado pelo homem muitos absurdos comportamentais tem sido e foram exercidos. A atitude comum para com Deus é a da conveniência, desde que as coisas caminhem tudo bem na vida a crença nele está presente, porém, quando as provações chegam ou as dificuldades se apresentam muitos caem no desânimo, na rebeldia e na revolta, acusando esse Deus que dizem amar de todos os percalços enfrentados. Outros ainda em seu nome tomam as mais cruéis decisões em relação ao seu semelhante, impondo dores, constrangimentos e sofrimentos de toda ordem, dizendo agradar ao criador com atos sem qualquer significação.
Os espíritos venerandos asseveraram que Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas, segundo Jesus, Deus é um pai zeloso e amoroso, justo e bom que ama a sua criatura e que é incapaz de infligir-lhe sofrimentos. Se permitiu que Jesus viesse a terra ensinar a lei de amor, sofrer para nos apresentar até onde pode o homem ir para amar, sem revidar, odiar, fazer qualquer mal ao seu ofensor, ainda disse que devemos amar até o inimigo, jamais autorizaria qualquer crueldade em seu nome.
Deus é ainda incompreendido pelo homem, porque este o busca somente com a razão, é preciso buscar-lhe no coração, no sentimento, onde ele se manifesta com toda a sua majestade. Todos os homens de todos os tempos que amaram tiveram uma experiência com Deus.
É PRECISO AMAR PARA SENTIR DEUS, SE NÃO O SENTIMOS É PORQUE NOSSO AMOR AINDA NÃO É SUFICIENTE.
 

Próxima safra de cana-de-açúcar está estimada em 647 milhões de toneladas

O fechamento da safra 2016/2017 de cana-de-açúcar foi de 657,18 milhões de toneladas, de acordo com o 4º Levantamento divulgado nesta terça-feira (18) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Já a estimativa para a próxima safra é de 647,63 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 1,5% em relação à anterior. O fator predominante para a diferença nos números de produção é a diminuição de área colhida, que passou de 9,05 milhões de hectares na safra 2016/17 para 8,84 milhões de hectares na safra 2017/18.

O 4º levantamento mostra que o mercado esteve bastante favorável para a produção de açúcar, que atingiu um patamar que não alcançava há pelo menos três safras, devido à redução da safra na Índia e à abertura de novos mercados na União Europeia. Isso fez com que os produtores brasileiros aumentassem a área colhida no ciclo passado, com maior destinação à produção de açúcar em detrimento ao etanol.

Já o 1º levantamento da safra 2017/18 aponta que, apesar da diminuição de área, a queda na produção deve ser pouco relevante e o volume total deve seguir em bons patamares. Isso em decorrência da alta de 0,9% na produtividade, que passou de 72,62 para 73,27 toneladas por hectare. Como os preços continuam favoráveis, segue a tendência de priorização da cana para o açúcar, cuja produção deve atingir 38,70 milhões de toneladas – semelhante ao produzido na safra anterior, que fechou em 38,69 milhões de toneladas.

A preferência pelo açúcar deve resultar numa redução de 4,9% na produção de etanol, passando de 27,81 para 26,45 milhões de toneladas na safra 2017/18. No entanto, a diferença ocorre apenas no etanol hidratado, que vai direto para as bombas de combustível, pois o etanol anidro (que é misturado com a gasolina) tem público cativo e não apresenta variações na produção.

Dia de conscientização sobre Autismo mobiliza centenas de alunos da Unijales

 
O mês de abril foi mais azul na Unijales. Alunos dos cursos de Administração, Artes Visuais, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Letras, Pedagogia e Serviço Social, professores e funcionários, destacaram em suas agendas, no mês de abril, a conscientização sobre o Autismo.

Na última terça-feira, dia 18 de abril, os participantes, todos vestidos com roupas na cor azul, fizeram uma caminhada pelas ruas de Jales para conscientizar outras pessoas sobre o assunto. A data serviu para marcar os esforços na luta pela inclusão e atenção aos pacientes diagnosticados com TEA- Transtornos do Espectro Autista. A iniciativa foi do professor Washington Pissuto.

Os alunos confeccionaram cartazes e faixas sobre o tema. Frases como, "Autismo não se cura, se compreende", "Autismo é apenas uma maneira diferente de ver o mundo, com jeito único de ser" puderam ser vistas por quem passou na avenida Francisco Jalles, por volta das 19h30 da terça-feira.

Agropecuária e exportações estão tirando o país da recessão, diz Serasa Experian

O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) exibiu alta de 0,2% em fevereiro/17, descontado os devidos ajustes sazonais. Já em comparação com o mesmo mês do ano passado (fevereiro/16), a atividade econômica no primeiro mês deste ano ficou praticamente estável (recuo de apenas 0,1%).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, os bons resultados dos setores agropecuário e exportador estão, neste inicio de ano, conseguindo tirar a economia brasileira do quadro recessivo que predominou desde a segunda metade de 2014.Pelo lado da oferta agregada, a agropecuária foi o grande destaque positivo da atividade econômica em fevereiro/17, crescendo 4,8% em relação a janeiro/17.

 
O setor industrial também teve desempenho positivo em fevereiro/17, com alta de 0,9% perante janeiro/17. Já o setor de serviços ficou próximo da estabilidade em fevereiro/17, crescendo apenas 0,1% em relação a janeiro/17.Do ponto de vista da demanda agregada, as exportações avançaram 2,2% em fevereiro/17, depois de terem já crescido 6,4% no primeiro mês deste ano.

Os investimentos também exibiram alta em fevereiro/17: 1,5% contra janeiro/17. Os gastos de consumo, tanto das famílias quanto do governo recuaram, ainda que modestamente, em fevereiro/17: -0,1% e -0,2%, respectivamente. Por fim as importações também caíram 1,0% no segundo mês do ano.

No acumulado do primeiro bimestre, a atividade econômica exibiu pequeno avanço de 0,1% frente o primeiro bimestre do ano passado, com destaque para as altas de 12,2% da atividade agropecuária e de 1,7% das exportações. Todos os demais componentes da oferta e da demanda agregadas ainda exerceram contribuições negativas para a atividade econômica no acumulado do primeiro bimestre de 2017 frente ao mesmo período do ano passado: indústria (-3,3%); serviços (-0,6%); consumo das famílias (-2,0%), consumo do governo (-0,7%), investimentos (-3,0%) e importações (11,8%), que entram com sinal negativo no PIB.

Funcionários da Unijales doam alimentos ao HC de Jales

O setor de arrecadação de alimentos, do Hospital de Câncer de Jales, recebeu na última quarta-feira, dia 19 de abril, aproximadamente 300 quilos de alimentos.

 
Ação Solidária. Funcionários da Unijales doaram 
alimentos para o Hospital de Câncer de Jales


A arrecadação foi realizada pelos funcionários da Unijales, que doaram alimentos como, arroz, feijão, açúcar cristal, bolacha maizena, bolacha água e sal e chá mate. O curso de Estética e Cosmética da Unijales, coordenado pela professora Adriana Lorenção Valério, organizou um workshop da empresa Bioage Cosméticos e Equipamentos e os alunos participantes doaram pacotes de café, que também foram entregues ao Hospital de Câncer.


As funcionárias do Hospital de Câncer de Jales, Ariely Siqueira, do setor de captação de recursos e Amanda Cordeiro, nutricionista, receberam as doações.

"A Unijales sempre incentivou internamente o espirito solidário. Os funcionários desta instituição são engajados e trabalham fortemente em prol de causas nobres, principalmente quando envolve instituições filantrópicas", disse o assessor de imprensa, Daniel Zílio.

Agora é hora de qualidade

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH).



Há algumas décadas, em tempos menos tecnológicos, era comum os jovens gastarem o dia na rua. Chão de terra batida, cantigas de roda e o máximo de perigo era a fuga do irritadiço cachorro da vizinha ou alguma desavença com a turma da rua de baixo. Talvez o passado esteja idealizado pela nostalgia, mas didaticamente serve de ilustração para contrapor à situação atual, marcada pela insegurança e violência, pelo consumismo que define identidades – e frustrações, na impossibilidade de exercitá-lo em tempos de crise – e por amizades mais virtuais do que reais.

Diante desse quadro, é preocupante o levantamento realizado pela ONG Todos Pela Educação com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad): entre as crianças e jovens que estão fora da escola, 62% têm entre 15 e 17 anos. O agravante é que a situação não é causada somente por falta de vagas no sistema de ensino. Em faixas etárias menores, o País beira a universalização, como 90% das crianças entre 4 e 5 anos matriculadas em escolas em 2015 contra 72% em 2005 – um expressivo salto quantitativo em uma década. Segundo os pesquisadores, os adolescentes se afastam da escola pela reprovação e, especialmente, pela insatisfação com o conteúdo do ensino médio. A análise da ONG Todos pela Educação coincide com um alerta há tempos apresentado pelo CIEE: o ensino médio deveria passar por uma reforma que possibilitasse preparar o jovem para decidir seu futuro e enfrentar os desafios que encontrará após a conclusão desse ciclo, qualquer que seja sua opção: mercado de trabalho, ensino técnico ou universidade.

A complexidade da realidade atual força – e não é de hoje – a escola a se reinventar. A reforma proposta pelo governo federal pode ser um ponto de partida, mas não bastará, sem que seja completada por mudanças no papel da escola e do professor. O domínio de conhecimentos enciclopédicos será necessário hoje, quando uma pesquisa na internet fornece a informação desejada em segundos? Mais do que memorizar dados e fatos, deveria ser prioridade desenvolver nos jovens a capacidade crítico-analítica para filtrar e interpretar os terabytes de informações que estão ao alcance de um toque na tela do smartphone. Ou seja, vale insistir: como a quantidade já foi suprida, é a hora e a vez de investir na qualidade da educação que formará nossos jovens para o futuro que se desenha.

Rumo ao sonho


Reginaldo Villazón

O filósofo, sociólogo e revolucionário Karl Marx (1818 – 1883) conheceu de perto as agruras socioeconômicas causadas pela expansão do capitalismo. Ele concentrou suas preocupações nas desigualdades geradas pelo acesso de uns (os burgueses) e impedimento de outros (os proletários) aos recursos capitalistas (fábricas, redes comerciais, transportes, bancos). A posse dos bens de produção fez os burgueses (patrões) se tornarem opressores dos proletários (empregados).

O surgimento das duas classes sociais – burguesia e proletariado – numa época de grandes anseios capitalistas, muita oferta de mão de obra e escassa regulamentação trabalhista, posicionou a classe forte dos burgueses sobre a classe fraca dos proletários. Elas assumiram identidades específicas e passaram a se opor. O sonho de Karl Marx foi desejar uma sociedade futura sem classes sociais, onde todas as pessoas pudessem produzir e consumir em completa harmonia.

O jurista, sociólogo e economista Max Weber (1864 – 1920) ampliou os estudos sobre segmentação social. Para ele, a sociedade não se limitava em se dividir em classes sociais por motivos econômicos (como patrimônio e renda). Ela se estratificava em grupos sociais por motivos étnicos, religiosos, profissionais e outros. Esses grupos se definiam pela sua natureza, pelo seu status e pelo seu poder de influência na sociedade. A mobilidade social neles era uma questão relevante.

Diversos sociólogos tentaram atualizar os estudos de segmentação social, agora na chamada sociedade pós-industrial ou pós-moderna. Eles identificaram diferentes grupos sociais que ocupavam posições passíveis de serem localizadas. Por exemplos: capitalistas, profissionais de alto nível, especialistas, pequenos empregadores, trabalhadores qualificados, trabalhadores não qualificados. De modo geral, esses grupos foram estudados do ponto de vista de Max Weber.

Pode-se perceber que, organizar hoje um quadro de estratificação social sem imperfeições, é uma tarefa difícil. Pode-se com facilidade, por exemplo, montar diferentes estratificações sociais (por renda, por idade, por escolaridade) com a finalidade de estudar o consumo da população. As classes sociais nitidamente separadas (como antigamente), hoje não existem para isolar empregadores, autônomos e empregados. E as lutas de classes perderam a força que tinham antes.

Hoje nós agimos mais por conta das nossas próprias escolhas e menos por submissão ao grupo a que pertencemos. Nós é que fazemos o grupo agir de acordo com nossas escolhas. Nós sabemos que a sociedade globalizada nos oferece muitas oportunidades de realização. Nós temos mais consciência de que todos são responsáveis pelo bem estar de todos. O sonho do mundo sem divisões sociais não chegou. Mas nós já começamos a buscar o nosso sucesso integrado a todos na sociedade.

Circuito Sesc de Artes começa dia 28 de abril com intensa programação cultural

As cidades Jales, Fernandópolis, Mirassol, Santa Fé do Sul, Tanabi e Votuporanga serão palco de espetáculos e intervenções artísticas durante dois finais de semana, entre 5 e 14 de maio

O Circuito Sesc de Artes traz em sua programação diferentes ações de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura. Realizado pelo Sesc São Paulo, em 2017 o evento itinera por 118 cidades (quatro a mais que no ano passado) do interior, litoral e Grande São Paulo.

Entre os dias 12 e 14 de maio, as cidades de Tanabi, Jales e Votuporanga recebem o grupo Trovadores do Miocárdio, apresentando a performance literária conhecida como spoken poetry, onde declamam crônicas e poemas, promovendo um encontro entre poesia e música. Por lá, também irá passar o grupo sergipano de teatro Imbuaça, com o espetáculo A Peleja de Leandro na Trilha do Cordel, no qual conto, canto e dança se fundem ao narrar a vida e obra do autor paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918), um dos criadores da literatura de cordel. O público também vai dançar junto com a Batalha de MCS, que traz Bárbara Sweet, Stefanie MC, MC Kamau, MC Somba, e mediação do DJ Erick Jay, residente do programa Manos e Minas, da TV Cultura, que também promove um baile ao som de muito rap nas cidades.


Palavras de Allan Kardec

 
Allan Kardec- Qual o motivo da mudança que se opera no caráter da criança a uma certa idade, e particularmente ao sair da adolescência? É o Espírito que se modifica?


Os Espíritos - É o espírito que retoma a sua natureza e se mostra tal qual era.
Não conheceis o mistério que as crianças ocultam em sua inocência; não sabeis o que elas são, nem o que foram, nem o que serão; e no entanto as amais e acariciais como se fossem uma parte de vós mesmos, de tal maneira que o amor de uma mãe por seus filhos é reputado como o maior amor que um ser possa ter por outros seres.
As crianças são os seres que Deus envia a novas existências para se melhorarem, para se aperfeiçoarem; a debilidade dos primeiros anos os torna flexíveis, acessíveis aos conselhos da experiência e daqueles que devem fazê-los progredir. É então que se pode reformar o seu caráter e reprimir as suas más tendências. Esse é o dever que Deus confiou aos pais, missão sagrada pela qual terão de responder. Mas, quando as crianças não mais necessitam dessa proteção, dessa assistência que lhes foi dispensada durante quinze a vinte anos, seu caráter real e individual reaparece em toda a sua nudez: permanecem boas , se eram fundamentalmente boas, mas se irizam sempre de matizes que estavam ocultos na primeira infância. Livro dos Espíritos- pergunta nº 385


Sem estudar não vai dar

José Renato Nalini
secretário estadual de Educação


A "internet das coisas" foi expressão que surgiu em 1999, na empresa Procter Gambles e que rapidamente mudou o mundo. É a conectividade entre aparelhos, instrumentos, roupas e, num futuro muito breve, o próprio corpo humano. Milhões de conexões já existem e, em 2020, calcula-se que os negócios delas resultantes atinjam alguns trilhões de dólares.

O campo mais fértil foi o da segurança. No mundo inseguro e de incertezas em que se vive, há natural preocupação com a garantia da própria vida e da incolumidade física. O primeiro uso da inteligência artificial foi a porta de entrada das residências. Ela já reconhece o dono ou os outros moradores pela digital, pela íris, pela voz. Em seguida, os veículos foram a "bola da vez". Pensando na segurança das pessoas e no patrimônio em jogo, é possível acompanhar o trajeto de um carro com toda a segurança.

A entrega de produtos sensíveis também passou a merecer monitoramento contínuo. Medicamentos, valores, eletrônicos, tudo foi objeto de um aprimoramento dessa estratégia.

Mas as máquinas continuam a desenvolver sua inteligência artificial. Geladeiras já avisam o fornecedor de que falta um produto. Ele reabastece a casa automaticamente e debita a compra no cartão de crédito do adquirente.

Aos poucos, teremos de nos acostumar com isso e portar chips em nosso próprio corpo. Os equipamentos se tornam a cada dia mais espertos e haverá a necessidade de acompanharmos esse desenvolvimento. Por isso é que o conselho que se pode oferecer às crianças e aos jovens é o de um estudo cada vez mais profundo. De pouco valerá a tecnologia se não houver um ser humano também preparado e pronto a realizar novas conexões, a encontrar finalidades para uma ciência que acelera as descobertas e aperfeiçoa uma tecnologia já disponível e cada vez mais sofisticada.

Precisamos de cientistas, de inventores, de empreendedores, de pessoas criativas e aptas encontrar alternativas que facilitem a vida e ao mesmo tempo sejam acessíveis a todos, não apenas aos privilegiados. Esse o desafio lançado para as novas gerações, que enfrentarão mais uma enorme questão: a maior parte das profissões hoje existentes desaparecerá nos próximos vinte anos. E daí? Os que tiverem estudado bastante não encontrarão dificuldades para uma subsistência digna. E esperamos sejam a imensa maioria.

Em exame
à prestação de contas dos recursos de R$ 28.310,49 – repassado em 2010 pela Prefeitura de Jales à Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional José Antônio Caparroz Bogaz (JACB-I) –, a fiscalização do TCESP apontou diversas irregularidades.
A Associação
dos Moradores foi condenada a fazer a devolução dos valores recebidos aos cofres públicos e a não receber novos repasses. Foi determinado à Prefeitura que, caso a devolução não ocorra no prazo previsto, a Associação deve ser inscrita na dívida ativa. O ex-prefeito Humberto Parini foi multado no valor de 200 UFESP’s (R$ 5.014,00).
A principal
falha na concessão da subvenção, segundo a fiscalização do TCESP, consiste no fato de a entidade beneficiária não prestar serviços essenciais de saúde, educação ou assistência social, nos termos do exigido pelo Artigo 16, da Lei 4320/64. Publicação no D.O.E. em 13/04/2017.
Segundo o TCESP,
Decorrido o prazo, sem interposição de recurso, a autoridade deverá ser notificada, nos termos do Artigo 86, da Lei Complementar n° 709/93, para pagamento da multa imposta, implicando o não recolhimento, sua inscrição em dívida ativa.
Não é bem

verdade que temos uma democracia excelente e que estamos num estado de direito perfeito. Temos, sim, muito chão a percorrer para chegar até lá. Mas já é tempo de os administradores públicos agirem em conformidade com suas assessorias jurídicas. Não compensa ficar dando mole para o TCESP.
Para a maioria
da cúpula da Câmara e do Senado, os oito ministros que serão investigados com base nas delações da Odebrecht deveriam ser afastados do cargo, mostra o Painel do Poder. O Presidente Temer diz que só vai afastar quem for denunciado criminalmente. Por essa e outras, Michel Temer tem apenas 9% de aprovação do seu governo no jornal Estadão.
Na relação
divulgada pelo ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava ato no STF, dos políticos que serão investigados, consta o nome do jalesense Carlos Rayel como intermediário político do senador da República pelo Rio de Janeiro, Lindbegh Farias (PT), relatado pelos delatores como intermediário de recursos no valor de R$ 5.398.000,00 junto à empresa Odebrecht.
O governador
Geraldo Alckmin assinou, nesta terça-feira (18), a nomeação de 1.118 aprovados em concursos públicos para as polícias Civil e Técnico-Científica do Estado de São Paulo. São 1.040 cargos para policiais, 62 para oficiais administrativos e 16 para técnicos de laboratório.
Para a Polícia
Civil, serão nomeados 922 novos agentes: 74 delegados, 321 investigadores e 527 escrivães. Já a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) passará a contar com mais 118 agentes, sendo 57 médicos legistas e 61 peritos.
Será que
os nossos políticos, isto é, os tucanos, conseguiram a nomeação para Jales de um médico legista? Não haverá hora mais propícia do que esta.
No anoitecer
desta quarta-feira, 19 de abril, Dia de Santo Expedito, Padroeiro de Jales, representantes das emissoras de rádio, jornais, blogueiros e convidados, participaram de um comes e bebes com o prefeito Flá Prandi e o vice Garça. Assunto pautado: os 100 dias da administração municipal. Jales ainda tem muito a conquistar, mas com trabalho e vontade política, as melhorias vão chegar e como disse o prefeito Flá "muita coisa boa já está encaminhada".
Com o fim,
ou pelo menos grande redução na corrupção, o Brasil vai ter dinheiro suficiente para melhorar as estradas de rodagem e instalar novas ferrovias. Assim, vai poder exportar mais e obter maiores superávits na balança comercial. Vai ter mais recursos para investir em educação e saúde. Tudo isso poderá acontecer se a Operação Lava Jato não for boicotada.
Na Suécia,
um país muito rico, o salário dos deputados é de aproximadamente R$ 22 mil por mês. Eles moram em apartamentos funcionais de até 40 metros quadrados. E não reclamam; ao contrário, estão satisfeitos. Enquanto isso, aqui no Brasil os salários são de R$ 33 mil e os apartamentos de 225 metros quadrados. Não estão satisfeitos.
O povo
 
brasileiro já está dando mostra de que a paciência está ficando curta, de que deseja grandes mudanças no país. De verdade, isto não pode demorar muito a acontecer. Não se pode continuar negando um futuro próspero aos nossos jovens.

Deputado Davi Zaia demite funcionária fantasma após denúncia da Rádio Bandeirantes

Três dias após a denúncia da Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90.9, o pai da funcionária fantasma nomeado no lugar dela é demitido pelo deputado estadual de São Paulo Davi Zaia.

O anúncio foi feito pelo presidente nacional do PPS, o ministro da Cultura, Roberto Freire, que coordenou pessoalmente a decisão. Ele foi cobrado por eleitores pela internet e, depois de comunicar a exoneração, o ministro definiu as contratações feitas pelo deputado como "grave erro".

Entenda o caso - A reportagem da Rádio Bandeirantes acompanhou, durante um mês, a rotina de Michelle Menechini Camargo, até então assessora parlamentar do deputado estadual de São Paulo Davi Zaia (PPS).

Prestes a se formar em biomedicina, Michelle estudava de manhã e trabalhava à tarde em um laboratório de Alphaville, quase não tendo tempo para exercer seu cargo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

O próprio pai de Michelle, o coronel da Polícia Militar Rogério Cabral Camargo, confirmou os horários da filha incompatíveis com o trabalho dela como assessora parlamentar. Por telefone, a reportagem conseguiu localizar Michelle, que se recusou a falar sobre o assunto.

Irritado, o pai tentou explicar que a filha compensaria as faltas na Assembleia durante a semana, exercendo sua atividade durante os finais de semana e também nos feriados. Rogério ainda tentou intimidar a reportagem, lembrando que é oficial da Polícia Militar e que "possui contatos" dentro da emissora.

O deputado Davi Zaia conversou com a Rádio Bandeirantes e anunciou uma decisão no mínimo inusitada diante dos fatos: exonerou Michelle do cargo e colocou em seu lugar o pai, o coronel da PM. O parlamentar disse que foi uma "troca normal" e garantiu que "o pessoal trabalha".

Vereador Macetão esteve em São Paulo solicitando recursos para obra de viaduto

O vereador Luiz Henrique Viotto (Macetão), do PP, esteve semana passada na capital paulista em busca de recursos para o município. Macetão esteve no gabinete do deputado estadual Ricardo Madalena (PR) onde entregou um ofício solicitando que empenhe sua experiência, em conjunto com o deputado federal Milton Monti (PR), em favor da inclusão, no Orçamento da União 2018, de recursos necessários para a implantação de viadutos na cidade.




foto - Macetão, Ricardo Madalena, Pintinho Chico Cartorário (divulgação)

O projeto, que visa construir viadutos sobre a ferrovia que atravessa o perímetro urbano de Jales, foi aprovado há nove anos, no entanto, diversos problemas impossibilitaram a liberação dos recursos necessários.

Segundo o vereador, a ferrovia divide a cidade em duas e prejudica o deslocamento dos motoristas, pois há poucos pontos de passagem de um lado para outro. Ainda no gabinete do deputado Madalena, Macetão solicitou uma ambulância a sere destinada ao Hospital de Câncer de Barretos – Unidade de Jales.

A Unidade de Jales mantém os mesmos padrões do hospital de Barretos, realiza atendimentos, exames, internações e cirurgias, atende cerca de 1.000 pessoas por dia, oriundas de 92 municípios do estado, além de pacientes do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

O vereador explicou que, devido aos tratamentos, os pacientes precisam ser transportados entre as Unidades de Jales e Barretos e, por isso, há grande demanda por ambulâncias.

A Páscoa no contexto de Guerras

Pe. Edvagner Tomaz da Cruz
Estudante de Mestrado em Teologia, em Roma



Estamos vivendo um tempo forte de fé e espiritualidade, a Páscoa do Senhor. Cristo Jesus assumiu nossos pecados e aceitou ser pregado na cruz para Salvar o mundo. O Pai o ressuscitou. Páscoa é sinônimo de alegria, de vitória, de vida, de libertação, de ressurreição, de passagem. Contudo, é adequado que se pergunte: O mundo está vivendo o tempo pascal, porém, como não perceber os tantos sinais de tristeza, conflitos e mortes?

Neste segundo domingo da Páscoa contemplamos o Ressuscitado no meio da comunidade que acolhe e perdoa. Este é também chamado "Domingo da Misericórdia", instituído por São João Paulo II e nos ajuda a relacionar Páscoa e Misericórdia.

O Ano de Misericórdia possibilitou revalorizar um dom precioso e sem limites, que é o Amor e a Misericórdia de Deus. Contemplarmos o coração de Deus sempre de portas abertas para receber e perdoar todo aquele que se reconhece pecador e com humildade desejar prosseguir o seu caminho em paz e promovendo-a. Afirmou Santo Agostinho: "tudo quanto eu sou vem da sua misericórdia". Pela experiência da misericórdia se experimenta a alegria em Deus.

Interessante agora pensarmos na tensão especial que o mundo vive, a guerra. Papa Francisco disse tempos atrás que o mundo já iniciou a Terceira Guerra Mundial, aos poucos manifestada em crimes, massacres e destruições em diversas partes do mundo como Síria, Gaza, Ucrânia e partes da África.

A guerra na Síria dura mais de seis anos. O território é estratégico e muitos são os envolvidos, ou melhor, os interessados. Vemos que não há um empenho em benefício daquele povo, mas sim uma exploração do local. Segundo dados da ONU, essa guerra já matou mais de 400 mil pessoas, e o êxodo provocado é o maior da história com a saída de 5 milhões de pessoas.

Há alguns dias vimos ataques, bombas, mortes e grandes potências se preparando para a guerra. Percebe-se dificuldades que tocam relações como por exemplo entre os EUA e a Rússia, também se capta a prontidão da Coréia do Norte para a guerra, enquanto a pobre Síria continua sendo destruída.

Constata-se uma "ordem internacional" segundo a qual os que detêm o poder dão as cartas. A guerra na Síria se estende por conta de apoios regionais e internacionais. O Bispo de Aleppo e Presidente da Cáritas da Síria, D. Antonie Aldo, afirmou "que são muitos os interesses por traz dessa guerra, acima de tudo os interesses econômicos que sufocam o direito das pessoas".

A Igreja sustenta sua voz profética contra todo tipo de violência e guerra. O mundo precisa parar os homens da guerra, como bem disse Papa Francisco. Celebrar a Páscoa é também perceber que a humanidade precisa deixar de lado suas misérias, como o poder utilizado de forma absurda e desumana. Na carta, Misericórdia e miséria o Papa Francisco toma um comentário que Santo Agostinho fez da cena de Jesus com a adúltera e diz: "não existe uma imagem tão bela para fazer compreender o mistério do amor de Deus quando vem ao encontro do pecador: «Ficaram apenas eles dois: a mísera e a misericórdia»". Enquanto não nos deixarmos convencer pela força do amor, do perdão e do diálogo não conseguiremos viver os frutos do amor do Pai Misericordioso.
 

Folha Noroeste está circulando


sexta-feira, 21 de abril de 2017

Jamil Ono levanta bandeira para Campus da USP na região oeste do Estado

   
Divulgação Dia Dia

Em mais um projeto visionário o ex-prefeito de Andradina e atual assessor de assuntos de estratégicos da Prefeitura, Jamil Ono, iniciou a luta para que a região oeste do Estado de São Paulo receba Campus da USP (Universidade de São Paulo).
Jamil, que tem em sua história política a atuação pelas batalhas municipalistas, ocupa o cargo de conselheiro dentro da APM (Associação Paulista de Municípios). E foi dentro da entidade que ele ganhou o primeiro e grande apoio.
O presidente da APM, Carlos Cruz, demonstrou total interesse e prometeu encampar a batalha por entender que é justa para o desenvolvimento e formação universitária nesta região do Estado.
“É muito satisfatório quando recebemos missões como esta do nosso conselheiro Jamil Ono e assim podermos trabalhar em sonhos possíveis que buscam o interesse de toda uma região”, comentou Cruz. “A formação universitária representa um investimento em pessoas e traz frutos para que gerações futuras tenham maiores oportunidades”, completou.
O presidente da APM gostou tanto da ideia que abriu espaço para Jamil defender a tese e colocar o assunto em votação dentro do 61º Congresso Estadual de Municípios que acontece de 24 a 28 de abril em Campos do Jordão. Caso a proposta seja aprovada no congresso, a abertura do Campus da USP fará parte da carta da APM que será entregue oficialmente ao governador do Estado, secretário da Educação de São Paulo e à reitoria da universidade.

Entre as considerações para levantar esta bandeira, Jamil fez um mapeamento e constatou que em toda a região Oeste do Estado e até no extremo noroeste não existe nenhum campus da Universidade de São Paulo.
Conforme o levantamento, a unidade mais próxima fica na cidade de Bauru. Sendo assim corredores importantes da região oeste e noroeste do Estado não possuem unidades da USP como o de Araraquara passando por São José do Rio Preto até Santa Fé do Sul e Ilha Solteira; o de Lins à Andradina e Castilho; de Marília à Panorama e, o partindo de Ourinhos até Presidente Epitácio e Teodoro Sampaio.
“As características da nossa economia regional indicam que a instalação de um campus da USP viria colaborar para o desenvolvimento, pois com o estudo universitário vem à elaboração de projetos que possibilitam alavancar as necessidades com maior aproveitamento do território para um avanço regional”, ressaltou Jamil.
Entre as especificidades regionais elencadas para justificar a abertura de Campus da USP nestas regiões do Estado, Jamil ressalta também que os municípios precisam buscar alternativas por serem os mais impactados com a guerra fiscal nas divisas com os estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, mas que tem características ímpares de crescimento por possuírem uma longa área de agricultura familiar, três usinas hidrelétricas, rodovias, hidrovias e ferrovias, além ainda ter em seu traçado o gasoduto Brasil-Bolívia e de ficar próxima ao maior centro de celulose do País.
“O investimento em educação pode representar um desenvolvimento sustentável para estas regiões oeste e noroeste, que no mapa do Estado, estão entre as que mais precisam de políticas de crescimento”, finalizou Jamil Ono.  

Schwarzenegger está em São Paulo para a abertura do Arnold Classic South America

Astro desembarcou na manhã desta sexta-feira (21) e vai cumprir extensa agenda no evento que leva seu nome e deve atrair mais de 80 mil pessoas ao Transamérica Expor Center até domingo (23)

São Paulo (SP) - Arnold Schwarzenegger já está no Brasil. O Exterminador dos cinemas desembarcou em São Paulo (SP), na manhã desta sexta-feira (21), para ser a grande atração do Arnold Classic South America, que começa nesta sexta e vai até domingo (23), no Transamérica Expo Center, na Capital Paulista. O astro do cinema, lenda do bodybuilding e ex-governador da Califórnia, foi recebido por seus sócios no evento realizado no país: Ana Paula Leal Graziano, diretora da Savaget Promoções, e Luis Felipe Bonilha, diretor da Excalibur Congressos e Eventos.

Arnold vai cumprir uma agenda digna de atleta em São Paulo, com vários compromissos. Além de visitar a Expo, maior feira de nutrição esportiva da América Latina, e conferir de perto as 37 modalidades esportivas em disputa, o astro também atende à imprensa nacional. A entrevista coletiva será nesta sexta-feira, as 17h, no auditório do Hotel Transamérica. No sábado e domingo ele visita a Expo, passando pelos estandes dos expositores e pelas arenas esportivas.


Neste sábado (22), Schwarzenegger participará de um almoço com um seleto grupo de empresários e parceiros convidados. O Arnold Business Lunch será um encontro fechado, voltado para os negócios, em que o ex-governador da Califórnia falará um pouco de sua vida, carreira e experiência no mercado, em conversa mediada pelo medalhista olímpico Gustavo Borges.

Evento Global - O Arnold Classic é hoje um evento de alcance mundial. Além da América do Sul e América do Norte, Schwarzenegger ampliou sua área de atuação nos demais continentes. É realizado também na Europa, Ásia, Oceania e África.