Páginas

sábado, 14 de janeiro de 2017

Espírito-análise

Flávio Rodrigo Masson Carvalho Professor do UNIBAVE – Orleans - SC



"Os médicos fracassam na maior parte das doenças porque tratam o corpo sem a alma. O todo não estando em bom estado, é impossível que a parte esteja bem." (Sócrates 450 anos A.C.)
Análise da mais importante busca sobre o entendimento do que seja um SER ESPIRITUAL, com sua elaboração mental, suas diversas dificuldades ocasionadas pelos conflitos gerados por sentimentos mal compreendidos e mal trabalhados e como eles se desenrolam no dia-a-dia do SER, refletindo em sua saúde física e mental.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." E por isso deparamos com nossa consciência analisando-a.
Atitudes e atos realizados deixam sinais positivos e negativos e o pensamento sofre todas as alterações provocadas por uma mescla de diferentes frequências.
Então a consciência é o ponto de confluência entre o presente e o passado, pedindo sempre por "ANÁLISE" e por novas oportunidades, e através delas vivenciar novas experiências construtoras, entendendo determinados pontos que são de extrema importância para seu crescimento espiritual.
Por isso é que estamos sempre nos questionando:
Quem sou? Por que penso assim? O que faço aqui? Qual a finalidade da minha vida?
Questionar e analisar nossa vida, nossos atos, é buscar entendimento sobre as causas de nossas desventuras e tristezas, para que assim possamos entender os meios que educam os sentimentos e pensamentos.
Espírito-análise é uma técnica terapêutica com o objetivo claro: procurar atingir a consciência espiritual daquele que passa por uma série de dificuldades que perturbam o seu equilíbrio; trabalhando: corpo-mente-alma-espírito eterno.
É necessário reconhecer o Espírito, para poder auxiliá-lo.
A Espírito-análise, busca dar clareza sobre a vida espiritual, que se não bem compreendida gera grandes distúrbios psíquicos que refletem na ordem do equilíbrio do SER.
Quando falamos, modificamos a ação mental e o fluxo de energia que constrói e elabora o pensamento contínuo, atuando na consciência.
Nos ensinou Eurípedes Barsanulfo: "Não somos corpos a mover desejos e aspirações, somos espíritos que movimentam energias, vibrações, guardamos imagens, cenas e atitudes que precisam ser muito bem compreendidas para serem melhores trabalhadas"
Não se pode viver sem a compreensão de si mesmo. Sem essa compreensão, promove-se dor, sofrimento, revolta, indiferença, desânimo, desencorajando o Ser de lutar.
Segundo Barbara Ann Brennam: "Toda doença é uma mensagem direta dirigida à você, dizendo-lhe que não tem amado quem você é e nem se tratado com carinho, a fim de ser quem você é."
Você é um Espírito Eterno!
A Espírito-análise ocupa um lugar fundamental na área da saúde, por oferecer uma visão integrada do ser humano, incluindo as dimensões psíquica, orgânica, social e espiritual agindo conjuntamente na evolução da existência humana.
"Aquele que olha para fora sonha. Mas aquele que olha para dentro acorda." (C.G. Jung).
 

Aprovadas exigências para exercer a profissão de motorista de ambulância

A Comissão de Trabalho aprovou proposta que cria exigências para o motorista profissional trabalhar na condução de ambulâncias. Pela proposta (PL 3553/15), do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), será necessário ter mais de 21 anos, ter concluído o ensino médio, além de estar habilitado nas categorias D ou E.

Outra exigência é ter recebido o treinamento especializado, o que já está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CBT – Lei 9.503/1997). A proposta ainda obriga que, nos atendimentos, o condutor de ambulância acompanhe a equipe de saúde no atendimento básico de suporte à vítima.

O relator da proposta, o ex-deputado Luiz Carlos Busato, recomendou a aprovação do texto. "O condutor de ambulância, além da responsabilidade na condução de veículo que transporta pacientes, muitas vezes entre a vida e a morte, auxilia a equipe de saúde no atendimento. Não pode ser equiparado a um motorista comum que transporta pessoas ou objetos", afirma.

Tramitação - A proposta, que tramita em caráter conclusivo, precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Educação de SP define datas de atribuição de aulas para 2017

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo publicou nesta quarta-feira (11), no Diário Oficial, o cronograma de atribuição de aulas de professores para o ano letivo de 2017. O processo terá início no dia 23 de janeiro e segue até 31 deste mês. Os novos docentes concursados e que já tomaram posse também participam da escolha.

No dia 23 de janeiro, a atribuição acontece exclusivamente nas 5,1 mil unidades de ensino para os professores que são titulares de cargo. Na mesma data, os docentes optarão pela constituição, composição e ampliação da jornada de trabalho e ainda pela carga suplementar de trabalho docente.

Na terça-feira (24), a escolha é aberta ao mesmo grupo de professores na sede das diretorias regionais de ensino, no período da manhã. Mas é direcionada aos profissionais que não completaram a jornada em uma única escola. À tarde, os docentes titulares de cargo que atuam nos projetos da Secretaria como CEEJAs (Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos) e CELs (Centros de Estudo de Línguas).

Os educadores que serão reconduzidos para aulas no sistema prisional, Fundação Casa, Sala de Leitura e professores-mediadores terão atribuição também no dia 24 no período da tarde, na sede da diretoria de ensino. Nos dias seguintes, segue a atribuição de aulas para os docentes considerados estáveis e os com contrato temporário vigente.

Descartada homicídio como causa da morte do Jairão Cobrador

Foi descartada extra oficialmente pelo Delegado Operacional Sebastião Biazi, na manhã de hoje (ontem), em entrevista ao Jornal do Povo da Rádio Assunção, a hipótese de homicídio como causa da morte de Jairo de Freitas Lima de 54 anos, conhecido como Jairão Cobrador, desaparecido desde domingo e localizado no final da manhã de quinta-feira.

Devido ao histórico de trabalho realizado por Jairão como cobrador particular, que na maioria das vezes usava métodos não convencionais e até por meio de ameaças, houve uma grande especulação a respeito do motivo de seu desaparecimento, como por exemplo, de que ele tenha sido vítima de homicídio.

O corpo já em estado avançado de decomposição foi encontrado, aproximadamente 100 metros da residência. Já na quarta-feira vizinhos começaram a sentir um cheiro forte, vindo do pasto que fica em frente ao bairro.

A corrente de ouro usada por Jairo no momento de seu desaparecimento, ainda estava em seu pescoço, quando de imediato foi descartada a hipótese de latrocínio. Já no fim da noite de quinta feira o médico legista responsável pelo caso, telefonou ao delegado e descartou a hipótese de homicídio, foi constatado que no corpo não existe nenhum sinal de violência.

Com isso o material foi encaminhado para verificação toxicológica, segundo Biazi, nos autos do processo de desaparecimento, foram registrados pela família, que na segunda-feira ao chegarem à residência, vários aparelhos estavam ligados e havia resquícios de cocaína.

Para Biazi, o laudo emitido em São José do Rio Preto, terá como causa da morte indefinida, somente os exames toxicológicos poderão confirmar a possibilidade de overdose ou parada cardíaca. (fonte site da Assunção AM )

Editais de Proclamas

Rosimeire Ensides Tomazeli, Oficial Interina do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.

FABRICIO MENOSSE DA SILVA e ALESSANDRA VEDRONI. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 16 de março de 1.979, advogado, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Osmar Garcia da Silva e de Adelia Menosse da Silva. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 11 de junho de 1.985, enfermeira, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Francisco Vedroni e de Aparecida Dovidio Vedroni.

CLEITON DOS SANTOS MACHADO DA SILVA e GISELI CARDOSO. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 10 de junho de 1.983, vendedor, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Antônio Machado da Silva e de Maura dos Santos da Silva. ELA, natural de Tres Fronteiras, deste Estado, nascida aos 04 de abril de 1.982, vendedora, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Valdir Cardoso e de Eni Pereira Cardoso.

CARLOS ALEXANDRE DE SOUZA LIMEIRA e EWELLYN SAMIRA QUEIROZ GONÇALVES. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 01 de maio de 1.994, balconista, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Carlos Neris Limeira e de Guilhermina Venancio de Souza. ELA, natural de Auriflama, deste Estado, nascida aos 23 de abril de 1.998, do lar, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de José Antonio Gonçalves e de Vilma Cristina Rosa Queiroz.

ERASMO HENRIQUE MARTINELI BELLÃO e VALÉRIA MODESTO PINHEIRO. ELE, natural de Rondonópolis, Estado de Mato Grosso, nascido aos 14 de novembro de 1.986, farmacêutico, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Erasmo Bellão Júnior e de Sonia Maria Martineli Bellão. ELA, natural de Turmalina, deste Estado, nascida aos 19 de fevereiro de 1.985, funcionária pública municipal, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Jason Antonio Pinheiro e de Marlei Modesto Pinheiro.

SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.

Rosimeire Ensides Tomazeli – Oficial Interina


RENAVE vai dar mais segurança ao comércio de veículos novos e usados

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) aprovou, nesta terça-feira (10), a Resolução nº 655, que estrutura o Registro Nacional de Veículos em Estoque (RENAVE). A medida entrará em vigor em julho e foi publicada na edição desta quarta-feira (11), do Diário Oficial da União (DOU).

O RENAVE permitirá, por meio de sistema informatizado, o registro das entradas e saídas dos veículos novos e usados disponíveis nos estoques de concessionárias e revendedores. Tudo isso de forma simplificada e segura, proporcionando mais transparência às operações de compra e venda de automóveis no país.

O novo sistema prevê o registro das transações com veículos em tempo real, que serão validadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), junto aos Departamentos de Trânsito (DETRAN), Receita Federal e Secretarias de Fazenda (SEFAZ), disponibilizando informações que darão maior segurança às operações de compra e venda de automóveis.

"O fundamental é que os cidadãos estarão mais seguros na hora de efetivar essas transações. Todos serão beneficiados com esse instrumento de controle, a ser efetivamente implantado", afirma o diretor do DENATRAN, Elmer Vicenzi.

Outra questão relevante é que a ferramenta, em operação, contribuirá para fomentar a formalização de uma relação que atualmente ainda funciona, em grande parte, de modo informal e sem o devido registro, mapeando informações em todas as suas etapas.

A medida ajudará a eliminar inseguranças jurídicas e beneficiará os órgãos governamentais, que poderão ter acesso ao movimento real das revendas.

"Com o RENAVE, a população terá mais segurança nessa modalidade de relação comercial, além da garantia na legitimidade do emplacamento de veículos novos. Haverá também uma desburocratização na compra e venda de usados, uma vez que as transações eletrônicas simplificarão os procedimentos", reitera Vicenzi.

Legislação - Para os estabelecimentos que vendem veículos, o RENAVE está amparado no § 6º do Artigo 330 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), que permite a substituição dos livros de registro de movimento de entrada e saída de veículos novos e usados por sistema eletrônico, na forma regulamentada pelo CONTRAN.

O Sistema é dedicado aos estabelecimentos que comercializam automóveis novos e usados e não será utilizado, no primeiro momento, entre pessoas físicas.

Educação promove capacitação aos novos funcionários das EMEI’s

Viviane Codinhoto, ensinando aos funcionários das
EMEI’s os procedimentos de primeiros socorros
 
No intuito de oferecer treinamento aos servidores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’ s) admitidos por concurso em agosto de 2016, a Secretaria de Educação realizou atividades de capacitação na segunda-feira, 9, na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

 
Com palestras proferidas às 8h, 10h, 13h e 15h pela responsável pelo núcleo de ensino em emergência, Viviane Suzel Masson Codinhoto, as turmas puderam aprender e esclarecer dúvidas a respeito de reanimação cardiovascular e primeiros socorros em crianças.


Presente a secretária municipal de Educação, Lourdes  Marcondes Rezende, ressaltou a importância da qualificação para o aperfeiçoamento dos novos funcionários.

Nos dias 16 a 18 de janeiro estão previstas às 9h na EM Professora Elza Pirro Viana, discussões com a equipe da Secretaria de Saúde sobre doenças infectocontagiosas e higiene e às 13h nos dias 16 a 19 de janeiro, uma explanação acerca do estatuto do funcionário e a relevância da instrução para o desenvolvimento infantil, com o pessoal da Educação.

FOLHAGERAL

Encerrados

os encontros e festejos de passagem de ano, os "analistas" lá do botequim da vila retornam à atividade de observar e comentar os acontecimentos (especialmente políticos) em boas rodadas de conversas. Eles lembram que o novo prefeito Flá Prandi teve cinco meses (desde que foi escolhido como candidato único) para surpreender o eleitorado jalesense.

Além disso,

Flá Prandi contou (e ainda conta) com a força de um trator para realizar a campanha eleitoral e administrar o município, a coligação "União por Jales", composta por 13 (treze) partidos políticos. Essa forte coligação fez 80% do quadro de vereadores para 2017/2020.

Nessa condição

prá lá de boa, os eleitores (prós e contra), aguardavam de Flá uma pequena revolução modernizadora, começando pela escolha de assessores inovadores. "Mas ele surpreende todos com nomeações com o que os eleitores menos desejavam e desejam que é o continuísmo na política e na administração pública", dizem os "analistas" do botequim da vila

Falando

ainda sobre o prefeito Flá Prandi, parece que ele não sabia que as receitas municipais não seriam suficientes para cobrir as despesas normais neste início de ano. Ele, tal como outros novos prefeitos, vai ter que fazer uma boa faxina nas finanças para equilibrar receitas e despesas. Isso vai ser apenas aperitivo para aumentar a fome de trabalho.

Tiago Abra,

Macetão e Tiquinho se consideram veteranos perante os outros vereadores empossados em 01 de janeiro de 2017. Eles acreditam em condições de exercer maior liderança no Legislativo. Mas os três devem ir com calma. Os novatos de hoje são imprevisíveis.

Vejam bem

estes números. Macetão em 2008 teve 2.328 votos e em 2016 caiu para 664 votos. Tiquinho em 2012 teve 1.448 votos e em 2016 caiu para 865 votos. Sinais claros de que vão precisar mostrar bons serviços ao município, e não ao Executivo. Tiago Abra ficou melhor dos três, pois em 2012 teve 497 votos e em 2016 teve 647 votos. Não mostrou grande musculatura eleitoral, mas capacidade de reter eleitores.

O secretário

municipal de Esporte, Cultura e Turismo (SMECT) de Jales, Ademir Molina, fica no cargo até o vereador Nivaldo Batista de Oliveira (Tiquinho) indicar seu preferido. Na repartição do bolo político, a pasta do Esporte coube ao PSD. Pelo menos até o momento que rascunhávamos as últimas linhas desta coluna, tudo continuava tal qual começou o ano.

Entre os

13 (treze) partidos políticos da coligação "União por Jales", que apoiou a chapa única Flá Prandi (DEM) e Garça (PMDB) no pleito de 2016, alguns dirigentes se mostram insatisfeitos com alguma coisa. Se a coligação se desfizer, agora no começo dos trabalhos municipais, terá sido uma grande mentira ao povo do município.

Segundo

comentários, a demagogia já pode estar criando asas na administração municipal. O prefeito não precisa anunciar que o seu cafezinho no Paço Municipal é de sua expensas. Isso só será relevante se funcionalismo adotar ideias semelhantes de economia.

Foi publicada

no Diário Oficial do Estado, terça-feira (10), uma determinação do conselheiro Renato Martins Costa, do TCE-SP, da remessa de expediente à UR-11 Fernandópolis para subsidiar exame das contas de 2016 da Prefeitura de Jales, devendo abordar a inadimplência do Município de Jales com o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

O interessado

no assunto é o Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social (CEACS), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Fernandópolis

foi um dos 81 municípios do Estado que, na terça-feira (10), receberam novas ambulâncias para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Teve parte dos R$ 234,8 milhões liberados pelo Estado para serviços que estavam funcionando sem contrapartida federal e R$ 539,6 milhões referentes a emendas parlamentares.

Na Argentina

a maioridade penal é de 16 anos e se estuda a possibilidade reduzir para 14 anos. Pode até ser um erro. Mas por aqui os menores de18 anos continuam sob o domínio do Estatuto da Criança e do Adolescente. Eles assaltam e furtam, como acontece em nossa cidade, são detidos e levados a Delegacias, mas voltam às ruas sem providências necessárias.

Na Rua 24,

entre as ruas 17 e 15, em área do Estádio Municipal, foi inaugurada uma Academia ao Ar Livre no governo de Nice Mistilides. Custou boa grana do bolso dos contribuintes, teve festa e presença de um Secretário de Estado. Até recapearam a rua. Pouco tempo depois, Nice não era mais prefeita, a Academia foi desativada os aparelhos retirados.

Alterações

na legislação eleitoral devem virar lei antes de outubro de 2017 para terem validade no próximo pleito. Os parlamentares buscam alternativas para reverter o quadro de crise política e insatisfação do eleitorado. O desafio é alcançar consensos sobre temas polêmicos. A reforma deve estar aprovada pela Câmara e pelo Senado até setembro deste ano.

Financiamento


de campanhas e sistema de votação fazem parte dos 15 tópicos da reforma política. Há outras questões importantes para ser decididas, como o fim da reeleição e do voto obrigatório, a coincidência de eleições, a duração dos mandatos, o estímulo à participação das mulheres na política e os mecanismos de democracia direta.

A diferença entre estar só e estar sozinho

Christian Moreira é missionário da Comunidade Canção Nova em em Fortaleza (CE). Graduado em História, Mestre em Ciências da Educação e Especialista em Ensino Superior de História e Especialista em Gestão Escolar

 
Estar só é uma ação deliberada e consciente, porém sentir-se só é uma aflição para a alma. Em um mundo marcado por múltiplas possibilidades de encontros presenciais ou virtuais, e de incontáveis estímulos sensoriais, é cada vez mais difícil perceber-se sozinho. Graças aos avanços tecnológicos, a imensa maioria de nós tem "o mundo na palma da mão". Onde quer que estejamos, alcançamos e somos alcançados. Por isso, A solidão foi sendo paulatinamente descrita como algo negativo, prejudicial e evitável.

Convencionou-se que estar sozinho seria sinônimo de infelicidade, tristeza, não realização da plenitude de nosso ser. No entanto, nada poderia ser mais equivocado, pois como diziam os antigos: "deste mundo, chegamos sozinhos e partimos sozinhos." É claro que é inequívoca a nossa vocação comunitária. Platão já afirmava que "o homem é um ser social", exatamente na dimensão de que almejamos estar com nosso semelhante.

No entanto, a qualidade de meu encontro com os outros, deriva substancialmente da qualidade de encontro com si mesmo. Enquanto estou interagindo com outros, o meu ‘eu’ não se percebe, não se avalia nem se questiona. Se eu espontaneamente não silenciar os barulhos externos e internos, também não conseguirei ouvir o que Deus tem falado. Proponho aqui, então, uma diferenciação de significado. Estar sozinho não é o mesmo que se sentir só!

O sentimento de estar só deriva de uma solidão que se instala, ainda que você esteja acompanhado. Ela não encontra força no mundo exterior, mas na interioridade do ser. E aí está o seu traço mais severo. Aqueles que a vivenciam, por não saber exatamente como surge, não dispõem dos meios para mandá-la embora. Seu fruto quase sempre é um vazio, um isolamento que tolhe a criatividade, o ânimo e o significado existencial.

Em algumas pessoas, esse sentimento está oculto por uma postura expansiva, sempre sorridente, de uma fala prolixa e de alto tom. Um esforço descomunal em ocultar dos outros e de si mesmo que, embora entre muitos, essa alma não encontra similaridade entre os que a cercam. Nesse sentido, a solidão pode ganhar contornos patológicos que merecem o devido cuidado e atenção.

Já a condição de ficar sozinho derivada de intencionalidade é chamada de solitude. Ela é fruto de uma vontade do ser, que busca encontrar consigo, ouvir-se, contemplar-se. Apenas na solitude somos capazes de exercitar a individualidade que nos é própria, e esses momentos são oportunos e necessários. Externamente, o indivíduo parece estar solitário, mas ele tem a companhia de si mesmo e de Deus.

Somente na solitude, podemos experimentar também a possibilidade de um encontro com Deus, pois, em Sua pedagogia, trata-nos em nossa individualidade. O Senhor sempre falou aos que se "retiravam". Assim foi com Abraão, Moisés, Elias. Até mesmo Jesus, podemos constatar nos Evangelhos, afastava-se para estar com Deus. Sendo assim, solitude não é um simples estar só, mas um momento de encontro com a minha alma e o encontro desta com Deus. Pode parecer uma experiência assustadora se você, há muito tempo, não busca a solidão.

Se quando você acorda até o ocaso do dia, você verifica, a cada cinco minutos, seu WhatsApp, Facebook ou outras mídias sociais; se ao chegar em casa a primeira coisa que faz é ligar a TV, e no carro ligar o rádio ou aquele pendrive com 16 gigas de músicas; se você não consegue se lembrar da última vez que contemplou o céu e viu que a lua continua lá, está na hora de buscar, no silêncio intencional, ficar um pouco com você mesmo e com Deus.

Convido também você que se sente só a buscar a solitude. A solidão é destrutiva, mas a solitude é edificante. Mesmo sem ninguém por perto, o interior dos que a exercitam encontram na plenitude a presença de Deus. Não há receita nessa experiência. Cada um de nós trilhará uma estrada própria e única. Mas aí está a beleza: o caminho. Deus o abençoe em sua jornada!

Consumidor de Jales ganha carro da promoção da ACIJ no dia do casamento

José Marino Lopes, residente na rua Augusto Lopes, 1655, no jardim Municipal, em Jales, estava casando em Marinópolis (SP) quando foi informado que ganhou o carro zero quilômetro da promoção Feliz Natal e Próspero Ano Novo, da Associação Comercial e Industrial. O sorteio foi realizado nosábado, 7 de janeiro, às 10 horas, na praça João Mariano de Freitas. A promoção do comércio jalesense aconteceu de 1º de novembro de 2016 a 7 de janeiro de 2017. O vendedor do cupom sorteado ganhou um vale compras de R$ 150,00.

A grande participação das empresas na promoção de fim de ano da ACIJ foi destacada pelo seu presidente, Carlos Roberto Altimari, lembrando que esse envolvimento, junto com o apoio do consumidor de toda a região, prestigiando o comércio de Jales é fundamental para o sucesso de eventos como este. Com o fortalecimento do comércio, quem ganha é a população, com mais variedade de produtos e o município, com mais recursos, através do ICMS, como afirmou Carlinhos.

O presidente da ACIJ lembrou que o sucesso da promoção de Natal, mantém o otimismo do comércio local e foi muito importante para se pensar no próximo grande evento, para comemorar o Dia das Mães. Ele informou que a associação já está trabalhando para definir como deverá ser a premiação que será anunciada nos próximos dias.

Carlinhos fez um balanço bastante positivo do ano, destacando a parceria com o poder público municipal que está contribuindo para fazer da sede da ACIJ um centro de atendimento ao empresário. Ele lembrou que na associação já funciona o Posto de Atendimento ao Empreendedor, do Sebrae, o Escritório Regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo e a agência do Banco do Povo Paulista, sendo que logo também deverá contar com o Via Rápida, para agilizar vários serviços para as empresas. Tudo isso, segundo Carlinhos é importante para fortalecer o empreendedorismo e oferecer condições para a expansão do comércio com abertura de novos negócios.

O sorteio contou com a presença do empresário e vereador Fábio Kazuto Matsumura (PSB), que se colocou à disposição da ACIJ para apoiar as iniciativas de interesse das empresas. Ele destacou a importância de eventos como este para fortalecer ainda mais o comércio jalesense que já é forte mas precisa de mais incentivo, a fim de promover o desenvolvimento da cidade. Também acompanhou o sorteio, Adler Fonseca da Costa, da ACIJ.

Empreender

Reginaldo Villazón

Os japoneses Akio Morita (aos 23 anos) e Masaru Ibuka (aos 36 anos) se conheceram em Tókio durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Akio Morita, formado em física, era tenente do Centro de Pesquisa Naval Japonês e Masaru Ibuka era engenheiro-chefe da Companhia de Instrumentos de Precisão do Japão. Após a guerra, eles abandonaram suas carreiras e abriram uma oficina de produtos eletrônicos num armazém bombardeado. Lá nasceu a empresa global Sony Corporation of America.

O paquistanês Shahid Khan nasceu filho de uma professora. Em 1968, aos 16 anos, mudou-se para os Estados Unidos com 500 dólares no bolso para estudar numa Universidade. Nos primeiros tempos, além de estudar, teve que lavar pratos e dormir num alojamento barato para se manter. Formou-se engenheiro mecânico. De operário passou a industrial no ramo de autopeças e dono de equipes de futebol nos Estados Unidos e na Inglaterra. Hoje seu patrimônio está entre os maiores do mundo.

A brasileira Zica de Assis, natural de um bairro humilde do Rio de Janeiro, começou a trabalhar aos 9 anos. Foi babá e faxineira. Aos 21 anos fez um curso de cabeleireira numa paróquia e criou cosméticos capilares para uso próprio. Seus cabelos crespos ficaram vistosos e maleáveis. Fizeram sucesso. Em 1993 – com R$ 4.200,00 em sociedade com o marido, um irmão e uma amiga – fundou o Instituto Beleza Natural. Em 2015, sua rede de salões de beleza e lojas faturou R$ 250 milhões.

Histórias de sucesso – de empreendedores que partiram do quase nada – existem em todo o mundo. Muitos, que não ficaram ricos, alcançaram a estabilidade desejada. No Brasil, as pesquisas revelam dados importantes. Antes, os brasileiros abriam negócios próprios por falta de emprego. Hoje, cerca de 70% o fazem motivados por oportunidade, não por necessidade. Antes, os empreendimentos tinham baixas taxas de sobrevivência. Hoje, mais de 50% deles superam as dificuldades e seguem em frente.

Não é honesto dizer que os empregos estão desaparecendo da economia e que os candidatos a eles devam se atirar no empreendedorismo para não morrer de fome. É verdade que atualmente não há vagas de trabalho para todos que precisam. Mas isto está ocorrendo pela incapacidade dos políticos medíocres e pela ganância dos capitalistas mesquinhos. A intensa concentração de renda inibe os fluxos de dinheiro, produtos e serviços, o que prejudica o desenvolvimento e gera exclusão sócio-econômica.

Ademais, há um fato relevante. Já não é tão diferente optar por emprego ou atividade própria. As duas opções exigem qualificação, dedicação, criatividade. Realizar uma boa carreira profissional – como contratado ou autônomo – torna-se muito parecido. Muitas pessoas fazem questão de ter um emprego e, ao mesmo tempo, um empreendimento próprio. Observando bem, por entre as dificuldades, não há motivos para grandes apreensões. É preciso avistar as oportunidades e se preparar para elas.

Estão abertas as inscrições doPrelúdio para a temporada 2017

O programa Prelúdio, da TV Cultura, único show de calouros de música clássica da televisão brasileira, está com inscrições abertas para sua temporada 2017. Para participar, o candidato deve entrar no site da TV Cultura, preencher a ficha de inscrição e enviar um material em vídeo com boa qualidade sonora. O prazo para se inscrever vai até 20 de março e o início das gravações está previsto para abril.

O concurso para novos talentos da música erudita tem direção artística do maestro Júlio Medaglia e selecionará 32 candidatos para a primeira fase. Podem participar da seletiva instrumentistas com até 25 anos e cantores de até 28 anos. Como prêmio, o vencedor desta edição ganhará uma bolsa de estudos de três anos na prestigiada Academia Franz Liszt, em Budapeste, oferecida pela Embaixada da Hungria.

Desde sua estreia, em 2005, o Prelúdio abre portas do mercado de trabalho e de conceituadas instituições educacionais no Brasil e no exterior para os jovens talentos do país. Além da experiência única de tocar como solistas de uma orquestra, os participantes ainda ganham grande exposição diante de um enorme público que faz parte da audiência do programa na televisão e nas redes sociais.


Ao longo de mais de dez anos, o Prelúdio premiou vários talentos que hoje fazem parte das maiores orquestras do Brasil, como a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Orquestra Filarmônica de Goiás. São nomes como Thiago Niguel, Rodrigo Nogueira, Ricardo Barbosa, Rafael Mendes, Isaac de Andrade, Samuel Junior e Lucas Farias. Além deles, o programa lançou jovens que se destacam como grandes solistas da música erudita. É o caso de Cristian Budu, pianista vencedor do prestigiado Concurso Clara Haskill, Leonardo Hillsdorff, Camila Titinger e Silvia Molan, todos já com comprovadas carreiras no Brasil e no exterior, além do mais novo vencedor do programa, o jovem violinista de 19 anos Jessé Reis na foto acima.
Foto/crédito Jair Magri/divulgação

Celular pedagógico

José Renato Nalini, Secretário estadual de Educação

 
O Governo do Estado de São Paulo propôs à Assembleia Legislativa flexibilizar a vedação do uso de celular em sala de aula. Não se trata de revogar a proibição. Abre-se uma ressalva: continua proibido, "ressalvada a finalidade pedagógica". O professor é que saberá se o uso do celular, ou do smartphone, do tablet, notebook ou computador trará vantagens e qual o momento de sua utilização.

A percepção é a de que o aluno gosta da ideia. Quem é que não tem celular em nossos dias? Se há o exagero de verdadeira dependência, com jovens totalmente desligados da realidade porque mergulhados nas redes sociais, há um campo imenso de possibilidades de alavancar o aprendizado mediante adequado emprego da tecnologia disponível.

Isso não é novidade na escola particular. Muitos aplicativos de comunicação e relacionamento escolar já conectam os estabelecimentos com os pais e alunos. É uma forma pouco dispendiosa, singela e muito eficiente. Garante-se rapidez no envio de informações, a privacidade, a segurança, pois é uma ferramenta validada pelos peritos em direito digital e ajustado à disciplina do Marco Civil da Internet.

Comunicar-se pelas redes é valer-se de sistema proativo, que identifica o recebimento e a leitura das mensagens em tempo real. É sustentável, porque dispensa a agenda e o desperdício a agenda e o desperdício de papel, com as árvores e o verde agradecendo.

A Rede Pública da Educação Estadual já dispõe de Secretaria Digital para as diretorias e mestres e o projeto piloto foi aprovado por quem o experimentou. Também está a planejar a planejar a paulatina substituição dos livros em papel por livro eletrônico. Este, além de poupar o aluno de carregar peso excessivo em sua mochila, é viável para interação e também representa economia no uso do papel.

É preciso avançar mais e, para isso, urgente a conectividade a cargo das concessionárias das Comunicações, que estão a ver isso para os milhões de alunos brasileiros das Escolas Públicas.

Hospital de Câncer alerta sobre tentativa de golpe contra familiares de pacientes

Familiares de um paciente internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital de Câncer de Barretos – Unidades Jales, denunciaram que receberam ligações de pessoas que se identificaram como funcionários e/ ou médicos exigiram pagamento por procedimentos. A unidade alerta que se trata de um golpe, já que não há cobranças por procedimentos feitos no HCB, porque são todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O caso foi registrado na semana passada, na quinta-feira (17). De acordo com o gerente administrativo da Unidade, os casos acontecem sempre da mesma forma. "Todas as abordagens tiveram o mesmo discurso. A pessoa apresenta um nome fictício, identifica-se como funcionário da instituição e exige o pagamento de um determinado valor, e informam também o número da conta para o depósito, ameaçando os familiares, caso não seja feito o depósito os novos procedimentos não serão realizados. Isso é um golpe. Somos um hospital SUS e não há cobranças por procedimentos", destacou.

Diante dos casos registrados, as famílias foram orientadas a formalizarem a queixa. Os parentes devem procurar o setor de Assistência Social e também registrar Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Militar e, as que preferirem entrar em contato com o Ministério Público (MP).

"A gente quer que seja divulgado para que todos saibam que se trata de um golpe e não façam o pagamento.", ressaltou a direção do hospital, e ainda afirma que está não é a primeira vez que golpistas abordam parentes de pacientes internados na unidade e as medidas preventivas e de orientação foram reforçadas.

O Hospital de Câncer de Barretos, só pede doação por meio o serviço de telemarketing ou por doações espontâneas. Em hipótese alguma será cobrado por qualquer procedimento.

Deputado Carlão Pignatari reitera pedido para contratação de mais agentes penitenciários

O deputado estadual Carlão Pignatari, líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, reiterou o pedido para a contratação dos remanescentes do concurso de Agentes de Segurança Penitenciário e Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária, em audiência com o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Lourival Gomes, nesta terça-feira (dia 10/01).

No total, são 29 agentes penitenciários e 1500 agentes de escolta e vigilância que foram aprovados no concurso de 2014 e ainda não foram convocados, além dos candidatos de 2015, que também estão aguardando a convocação.

O secretário Lourival Gomes explicou ao deputado Carlão que o Estado tem necessidade de mais agentes, mas diante da situação econômica por que passa o país, as contratações estão acontecendo em "conta-gotas".

Recentemente, Carlão esteve em audiência com o secretário solicitando a prorrogação dos dois concursos e, prontamente, foi atendido. O de agente penitenciário foi prorrogado no final do primeiro semestre de 2016 e de agente de escolta aconteceu no início de dezembro de 2016.

Cirurgias particulares tem redução de valores na Santa Casa de Jales

Diante da crise no cenário econômico a Santa Casa de Jales resolveu ajustar os valores das cirurgias particulares para melhor atender a população de Jales e região. Desse modo alguns procedimentos teve uma redução expressiva de até R$ 600,00, dentre eles parto cesariana.


foto- Rafael Carnaz Prado, disse que a redução também foi baseada em melhores negociações com fornecedores
foto/crédito -ascomsantacasajales/divulgação
 
De acordo com o administrador hospitalar, Rafael Carnaz Prado, a ideia da alteração nos preços surgiu depois de uma conversa com a provedoria e também com o corpo clínico. "A redução também foi baseada em melhores negociações com fornecedores e redução do custo operacional. Averiguamos que os preços das cirurgias particulares se encontravam desiguais com a situação que estamos passando. Assim, os valores foram redefinidos e com condições especiais para pagamento do usuário", destacou.

A proposta é facilitar e acomodar o paciente da região que precise de uma cirurgia, assim ficando mais próximo do familiar. A Santa Casa realiza cirurgias de baixa e média complexidade.

Palavras de Chico Xavier

A resultante física só vem quando o mal se cronifica. A cronicidade do mal faz com que o mal venha à tona em forma desta ou daquela doença...

A enfermidade do corpo é gritante, pede socorro imediato... e procuramos ambulâncias.

Quando em nós há indiferença espiritual diante da Verdade, crise de impaciência, de orgulho mesmo, de sede de destaque – estamos doentes do espírito, mas, como isso não dói, deixamos a situação correr.


Programa de Visita da Santa Casa recebe a participação de Cristiano Pádua

A enfermeira Marcela Selis explica atividades da Santa Casa aos visitantes
 
A primeira visita do ano na Santa Casa de Jales, foi realizada pelo Delegado de Polícia Federal Cristiano Pádua e o escrivão Leandro Nicolini na sexta-feira, 6 de janeiro, dentro do projeto Programa de Visita.

"Fiquei satisfeito em realizar a visita e tive a certeza que a administração e os funcionários estão empenhados em fazer com que a Santa Casa de Jales se aperfeiçoe permanentemente para oferecer o tratamento mais digno e eficiente aos pacientes e à comunidade", destacou o delegado Cristiano Pádua.

De acordo com o provedor Junior Ferreira, estreitar laços com autoridades e a população é de extrema importância para o desenvolvimento do hospital. "Honrosamente agradecemos a visita do Dr. Cristiano Pádua e pela parceria da Polícia Federal em diversas ações da Santa Casa. As portas estarão sempre abertas para todos aqueles que desejarem conhecer o serviço que prestamos aos nossos pacientes", destacou

O Programa de Visita é uma ação do Grupo de Trabalho de Humanização - GTH e vem para criar um círculo virtuoso entre as pessoas. Os interessados em participar deste projeto é necessário entrar em contato com o setor de comunicação pelo telefone (17) 3622-5007, que explicará detalhadamente os procedimentos a serem tomados antes da visita.
foto/ascomsantacasajales/divulgação

Deputado Carlão Pignatari se reúne com o prefeito de Santa Fé do Sul

O deputado estadual Carlão Pignatari, líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, esteve em Santa Fé do Sul, em visita de cortesia no gabinete do prefeito eleito, Ademir Maschio (DEM). O encontro aconteceu no último dia 5 (quinta-feira), e contou com a presença dos ex-prefeitos Toninho Favaleça e Armando Rossafa (Superintendente do SAAE) e do presidente da Câmara Municipal, Marcelo Favaleca.

Na visita o prefeito Ademir apresentou para o deputado sua equipe e também como pretende fazer gestão nos próximos quatro anos.

O deputado Carlão, representante da região Noroeste Paulista disse que continuará lutando para o melhor de Santa Fé e aproveitou para falar sobre suas conquistas junto ao Governo do Estado para o município. Além da nomeação de uma delegada para a Delegacia da Mulher e a assinatura do Governador Geraldo Alckmin no decreto para simplificar o licenciamento ambiental dos piscicultores, foram destinados aproximadamente R$ 2 milhões de emendas parlamentares para área de infraestrutura, meio ambiente e social; recursos para a realização de campeonato de jet ski e para a 41° Ficcap; construção de 252 casas da CDHU; repasse de recursos para a Santa Casa; aquisição de equipamentos para o cinema, e a grande e importante conquista dos recursos do FID (Fundo Estadual de Defesa de Interesses Difusos), no valor de R$ 3,3 milhões destinados na recuperação de área degradada do vazadouro municipal e para adequação do Parque Ecoturístico das Águas Claras. "Sempre fui parceiro e amigo de Santa Fé do Sul. Minha visita foi para fortalecer ainda mais essa união e reafirmar meu apoio e compromisso a essa querida cidade. Vou continuar lutando ainda mais ao lado do prefeito Ademir e o seu vice Alcir para uma Santa Fé cada vez melhor", concluiu o deputado Carlão.

Participaram também do encontro os vereadores Ronaldo, Magoga, José Emídio, Renato Ferraz e Tieto; os secretários municipais: Alexandre Zeli (Administração); Ana Paula Pelaio (Cultura); Carlos Rogério (Educação); Edmundo Martins (Finanças); Henrique Alssuf (Esporte); Marilza Fernandes (Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Aquicultura); Ruy Reis (Turismo); Tenente Soares (Obras); Tiago Machado (Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente); Heide Silveira (Comunicação); Taisa Rocha (Diretora de Recursos Humanos) e Paulo Colombo (Chefe de Gabinete); Everson Penha (Comandante da Guarda Municipal); Aderval Morreti (Presidente da Funec) Fábio dos Reis (Diretor Executivo da Funec); Ronaldo Salvini (Diretor do Santa Fé Prev); Silvana Fernandes, Flávia Sganzela e Franciele Santana( Atendentes do gabinete), e o Edson Carlos Zancanari, mais conhecido como Lela.

Dirigentes da Santa Casa são recebidos pelo prefeito Flá Prandi

O prefeito Flá conversa com o provedor Júnior Ferreira e o vice-provedor Carlos Toshiro

Destacando a importância da união de esforços entre a Prefeitura Municipal e a Santa Casa de Misericórdia com o objetivo de melhorar cada vez mais o atendimento hospitalar à população, membros da instituição foram recebidos pelo prefeito Flá Prandi em seu gabinete na, terça-feira, 10 de janeiro. O provedor Junior Ferreira, o 2º Tesoureiro da Mesa Administrativa, Amauri Cruz, o administrador Rafael Prado e o vice-provedor, Carlos Toshiro, desejaram boa sorte ao prefeito recém-empossado e reiteraram apoio a sua administração.

Sebrae-SP leva empresários de Jales e região para visitar Feira do Empreendedor

Os empresários de Jales, Votuporanga, Nhandeara, Fernandópolis, e Santa Fé do Sul terão a chance de participar da Feira do Empreendedor por meio das missões organizadas pelo Escritório Regional do Sebrae-SP. Três ônibus serão utilizados pelas caravanas para levar os visitantes das cidades para o maior evento de empreendedorismo do Brasil. A entrada é gratuita e são esperadas 150 mil pessoas nos quatro dias de evento, que será realizado de 18 a 21 de fevereiro, no Anhembi, em São Paulo.

O investimento é de R$ 30 por participante e a visita ocorrerá no dia 19 de fevereiro. O primeiro ônibus sairá da Associação Comercial e Industrial Nhandeara (Acin), às 3h, e passará por Votuporanga, no Escritório Regional do Sebrae-SP, às 3h40. O segundo ônibus partirá da Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis (Acif), às 3h30. Já o terceiro ônibus passará pela Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Santa Fé do Sul, às 3h, e também pela Associação Comercial e Industrial de Jales (Acij), às 3h30.

Pela primeira vez o evento será temático. A construção de uma "Cidade Empreendedora" foi definida com base no sucesso das lojas modelo, que atenderam em capacidade máxima durante todo o período da edição anterior. O visitante poderá conhecer de perto o funcionamento de um estabelecimento dentro dos mais altos padrões de qualidade, definidos pelos temas: oficina mecânica, salão de beleza, comércio eletrônico, restaurante, minimercado, papelaria e loja virtual da moda.

A estrutura e formatação dos espaços foram planejadas para lembrar a rotina de uma cidade. Haverá, por exemplo, um centro comercial, composto pelos 446 estandes de expositores e patrocinadores; o estande de atendimento será chamado de Escritório Sebrae-SP e a sinalização da Feira dará aspecto de placas de rua, postes e faixas.

Além das lojas modelo, a Feira terá espaços como a Vila de Crédito, o Cine Sebrae, a Clínica, entre outros. Os visitantes poderão participar de palestras e consultorias abrangendo temas como marketing, finanças, tendências, inovação, exportação, etc. A Feira é uma oportunidade de negócios, conhecimento e informação para os participantes.

Alckmin anuncia programa de crédito com juro zero a microempreendedor

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira, 13, por meio da Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista e o Sebrae-SP, a criação de um programa de crédito voltado ao crescimento e desenvolvimento dos microempreendedores individuais (MEI) paulistas. O Programa "Juro Zero Empreendedor" financiará o investimento na ampliação e modernização dos negócios de microempreendedores que realizam curso de capacitação no Super MEI, do Sebrae-SP. Os interessados já podem encaminhar seus projetos aos escritórios do Sebrae-SP para dar inicio ao processo.

O programa vai financiar o capital de giro e a compra de máquinas e equipamentos, materiais de construção, veículos utilitários, software e hardware, ferramentas, entre outros itens. Para quem pagar as prestações em dia, a taxa de juros será ZERO, equalizada pelo Governo do Estado. Para quem atrasar, será cobrada a taxa contratual de 7,5% ao ano, mais os encargos moratórios. O prazo será de até 36 meses, incluindo seis meses de carência. As garantias serão a contratação do Fundo de Aval (FDA), administrado pela Desenvolve SP, e o aval do próprio beneficiário.

Para participar do programa, o microempreendedor individual deverá estar enquadrado na política de concessão de crédito da Desenvolve SP, criada especificamente para o "Juro Zero Empreendedor"; ter sido aprovado em curso de capacitação do Programa Super MEI, do Sebrae-SP; e apresentar um plano de negócios a ser disponibilizado e aprovado pelo Sebrae-SP. O valor do financiamento será entre R$ 1 mil e R$ 20 mil por beneficiário. O Sebrae-SP vai aportar R$ 10 milhões nesta fase inicial do programa..

Alckmin anuncia programa de crédito com juro zero a microempreendedor

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira, 13, por meio da Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista e o Sebrae-SP, a criação de um programa de crédito voltado ao crescimento e desenvolvimento dos microempreendedores individuais (MEI) paulistas. O Programa "Juro Zero Empreendedor" financiará o investimento na ampliação e modernização dos negócios de microempreendedores que realizam curso de capacitação no Super MEI, do Sebrae-SP. Os interessados já podem encaminhar seus projetos aos escritórios do Sebrae-SP para dar inicio ao processo.

O programa vai financiar o capital de giro e a compra de máquinas e equipamentos, materiais de construção, veículos utilitários, software e hardware, ferramentas, entre outros itens. Para quem pagar as prestações em dia, a taxa de juros será ZERO, equalizada pelo Governo do Estado. Para quem atrasar, será cobrada a taxa contratual de 7,5% ao ano, mais os encargos moratórios. O prazo será de até 36 meses, incluindo seis meses de carência. As garantias serão a contratação do Fundo de Aval (FDA), administrado pela Desenvolve SP, e o aval do próprio beneficiário.

Para participar do programa, o microempreendedor individual deverá estar enquadrado na política de concessão de crédito da Desenvolve SP, criada especificamente para o "Juro Zero Empreendedor"; ter sido aprovado em curso de capacitação do Programa Super MEI, do Sebrae-SP; e apresentar um plano de negócios a ser disponibilizado e aprovado pelo Sebrae-SP. O valor do financiamento será entre R$ 1 mil e R$ 20 mil por beneficiário. O Sebrae-SP vai aportar R$ 10 milhões nesta fase inicial do programa..

Inscrição para concurso da Nasa continua aberta a estudantes da rede estadual de SP

A Nasa – Agência Espacial Americana – continua com as inscrições abertas para o concurso que selecionará projetos de estações espaciais futuristas e assentamentos orbitais. Podem participar da competição estudantes da rede estadual de São Paulo de até 18 anos de idade. O melhor trabalho na categoria geral receberá prêmio no valor de 3 mil dólares e a oportunidade de conhecer a Sociedade Espacial Americana.

De acordo com as regras, alunos do Ensino Fundamental I devem produzir um desenho. Os demais ciclos precisam criar projetos de construção detalhada em forma de pesquisa, ensaios literários e até mesmo maquetes. O intuito é incentivar a criatividade e interesse pela área de Ciência e Tecnologia. Os trabalhos devem ser enviados até 1º de março.

Ex-aluno de Marília na Nasa
Os estudantes de São Paulo têm mais um motivo extra para se candidatar. O hoje pesquisador da agência, Ivan Gláucio Paulino Lima é ex-aluno da E.E. Professor Amílcare Mattei, em Marília. Antes de entrar na universidade, Ivan estudou em outras duas unidades estaduais: na E.E. Carlota de Negreiros Rocha e na E.E. Olga Maria Gasparotto Simonaio (atual Ceeja Sebastiana Ulian Pessine).

Em setembro, o cientista participou de dois encontros na cidade com professores e jovens. A ideia foi reforçar a importância do ensino da ciência e tecnologia ainda na educação básica e contar um pouco da própria trajetória. Desde a primeira edição da competição, em 1994, nenhum jovem de escolas públicas participou da seleção.

Testemunhar a fé

Padre José Aparecido Ferro Martinez

Pároco de Santa Rita de Cássia, Fernandópolis



São Sebastião, comemorado no dia 20 de janeiro, assim como outros santos, é muito admirado, mas pouco conhecido. Celebremos o mistério de Cristo em sua vida, como muitas comunidades cristãs o fazem neste tempo, conhecendo seu testemunho de fé! Ele foi um mártir do terceiro século do cristianismo. Saibamos honrá-lo, glorificando a Cristo que ele soube testemunhar pelo dom, igualmente, total de sua vida. Preparando-nos para a grande festa em seu louvor, recordemos algumas de suas virtudes. Elas nos servem de exemplo e inspiram a vivência de nossa fé.

Sebastião viveu num tempo que era proibido confessar-se seguidor de Jesus. Os cristãos eram presos sem piedade. Ele, embora soldado romano, às escondidas, com a força do Espírito Santo, confortava e ajudava os demais cristãos perseguidos, levando-lhes palavras de fé e confiança em Deus. Muitos se convertiam diante da firmeza de seu testemunho e das denúncias que fazia das injustiças. Apaixonado por Deus, foi um grande defensor da verdade. Seu amor a Cristo e sua coragem levaram-no ao martírio.

Festejá-lo é mais do que suplicar graças e bênçãos, é louvar e agradecer a Deus pela herança da fé que ele nos deixou. Jesus Cristo está no centro dessa festa. Sebastião é o anfitrião que nos oferece a Palavra de Deus e o Pão Eucarístico, que ele mesmo recebeu no decurso de sua vida. Festejá-lo é rezar juntos, em comunidade, acolhendo e atendendo os necessitados, e promovendo a partilha de recursos que visam, na gratuidade, dar sustentabilidade à vida e à missão da Igreja.

Hoje, a exemplo de São Sebastião, muitas pessoas cristãs dão testemunho de santidade por meio de seus exemplos, ensinamentos e ações. São pessoas que convivem conosco sem serem muito percebidas. Elas doam suas vidas visitando, confortando e comunicando a Palavra de Deus aos enfermos, às pessoas idosas e aos presidiários. Elas acompanham e educam crianças e adolescentes em projetos comunitários. Elas lutam por meio de associações de moradores e sindicatos pelos direitos dos cidadãos e trabalhadores. Sendo pouco reconhecidas, são mártires do silêncio.

Hoje, a exemplo de São Sebastião, há tantos que trabalham na área social de nossas comunidades, não reconhecidos e até mesmo perseguidos porque vão contra o sistema injusto de nossa sociedade. Estes são os confessores da fé, que não foram mortos como os mártires canonizados, mas vão dando suas vidas todo dia, durante toda a vida, morrendo para si, vivendo para Deus e o próximo. Eles testemunham a fé, abraçando a cruz de Cristo no amor aos irmãos, conscientes de sua exortação: "aquele que não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim" (Mt 10,38).

Os seguidores de Cristo, em comunhão, constituem a Igreja santa e pecadora. Sendo imperfeitos, se reconhecem necessitados de se achegarem sempre mais à fonte de santidade que é Jesus. Cabe a nós, cristãos, a tarefa de fazer com que a Igreja na sua humanidade, traduza suas virtudes em ações concretas, por meio das quais, testemunhe, a exemplo de São Sebastião, a sua fé. Que São Sebastião nos inspire a viver cada dia mais essa vocação à santidade, aderindo sempre mais a Cristo e ao seu projeto de vida e salvação.



CPF poderá ser atualizado pela internet

A partir da próxima segunda-feira (16), a atualização de dados cadastrais no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) poderá ser feito no site da Receita Federal. O novo serviço é gratuito e ficará disponível 24h por dia, inclusive nos feriados e finais de semana. Além dessa mudança, a Receita disponibilizará novos modelos de comprovantes de inscrição e de situação cadastral no CPF com a utilização do chamado QR Code.

Para atualizar quaisquer dados cadastrais do CPF, tais como nome, endereço e telefone, o contribuinte deverá preencher formulário eletrônico, disponível no endereço receita.fazenda.gov.br.

O serviço poderá ser utilizado por brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, independentemente da idade. A Receita estima que cerca de 191 milhões de pessoas poderão ser beneficiadas com o serviço.

O atual serviço presencial de alteração de CPF continuará sendo disponibilizado em unidades de atendimento dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Nesse caso, há cobrança de tarifa de serviço no valor de até R$ 7,00.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Receita Federal
foto-Arquivo/Agência Brasil

Lucy Alves é a personalidade do O Milagre de Santa Luzia deste domingo

Cantora, compositora e multi-instrumentista Lucy Alves


A cada semana, O Milagre de Santa Luzia explora e se aprofunda na cultura popular brasileira por meio do universo da sanfona. Na edição deste domingo, 15 de janeiro, a atração se volta para um destaque feminino em ascensão e esmiúça a trajetória da cantora, compositora e multi-instrumentista Lucy Alves. A edição inédita vai ao ar às 13h, na TV Cultura.
Nascida em João Pessoa, Lucyane Pereira Alves deu início à vida musical aos quatro anos, participando de orquestras mirins. Mais conhecida pelo nome artístico, Lucy chamou a atenção ao se apresentar com uma sanfona no programa The Voice Brasil, em 2013. Colocando o instrumento em evidência, ganhou a simpatia do público e viu sua carreira solo deslanchar. O programa relembra passos desta trajetória e apresenta parcerias da cantora com grandes nomes da música popular, como Dominguinhos, Marinês, Quinteto Violado e Oswaldinho do Acordeon.
O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular é a segunda temporada da série que integra o projeto homônimo, consolidado como uma marca de pesquisa sobre o Brasil profundo e a cultura popular brasileira. Cada episódio tem como foco um artista: suas atividades, produções, referências, mestres, a especificidade de sua linguagem e as relações com os lugares onde vivem.

Foto/crédito:GutoCosta/divulgação