LIDE Rio Preto registra aumento demais de 400% em empresas filiadas

Grupo se consolidou em 2017 com grandes eventos e a presença de renomados nomes do empreendedorismo nacional
O LIDE Rio Preto, Grupo de Líderes Empresariais de São José do Rio Preto, registrou um aumento de cerca de 450% no número de filiados durante 2017. Em 12 meses, o Grupo foi de 19 para 93 empresas filiadas. Atualmente, são 190 empresários do noroeste paulista que, juntos, faturam mais de R$17bi por ano.

O principal fator desse crescimento são as possibilidades de novos negócios e conhecimentos adquiridos durante os mais de 30 encontros que o grupo promoveu durante esse ano. Foram 11 pelo LIDE Rio Preto e 22 eventos pelo LIDE Futuro Rio Preto – a vertente jovem do Grupo, que também surgiu em 2017 e já reúne 105 jovens empresários de até 40 anos de idade, sob a presidência de Rafael Chiqueto.

"Reunimos periodicamente empresários de toda região, dos mais diferentes ramos – alimentação, serviços, educação, entre outros – em mentorias e palestras. São oportunidades únicas de aprender com as experiências de grandes empresários e receber dicas de empreendedorismo e inovação", afirma Marcos Scaldelai, presidente do LIDE Rio Preto. "Além disso, o networking gerado nessas ocasiões é muito eficiente. As parcerias acontecem de maneira muito rápida e os resultados logo são percebidos pelos empresários".

Entre os nomes que passaram por aqui estavam: o fundador da JR Diesel, Geraldo Rufino; o fundador do Partido NOVO, João Dionísio Amoedo; o jurista Luiz Flávio Gomes; o fundador da Sevna Startups, João Paulo Geroldo; o CEO da TOTVS Laércio Cosentino; o prefeito de São Paulo João Doria; o diretor executivo do Grupo Doria, João Doria Neto; a empresária Luiza Helena Trajano, que comanda a rede de varejo Magazine Luiza; a ex-atleta e ícone do basquete Hortência Marcari, entre outros.

"Durante 2017, esses eventos também movimentaram a economia de nossa região; algo em torno de R$500 mil", afirma o presidente.

Outra grande oportunidade gerada pelo LIDE Rio Preto foi a aproximação entre prefeitos de importantes cidades da região e empresários locais, por meio do "Café da Manhã com o LIDE".

Foram dois encontros realizados. Um em Fernandópolis, com o prefeito André Pessuto., e outro em Votuporanga, com o prefeito João Dado, com o objetivo de estimular e fortalecer a relação entre os setores público e privado, movimentando ainda mais a economia regional. Os próximos encontros já estão programados para 2018, em Rio Preto e Catanduva.

Responsabilidade social e empreendedorismo juntos
Outra grande realização em 2017 foi o projeto "Adote um Estudante", uma iniciativa do LIDE Futuro Rio Preto que selecionou nove jovens de São José do Rio Preto em situação de vulnerabilidade social para iniciarem os estudos no Ensino Superior, a partir do ano que vem.

Os cursos, que são todos voltados para as áreas de administração e empreendedorismo, serão custeados por empresários filiados ao Grupo de Líderes Empresariais.

Todos os jovens foram selecionados em escolas municipais e estaduais através de critérios como frequência, desempenho escolar e situação econômica da família, com a coordenação da empreendedora social Amanda Oliveira, integrante do Comitê Gestor do LIDE Futuro Rio Preto, e sob a orientação do juiz da Infância e Juventude de São José do Rio Preto, Evandro Pelarin.

O que vem por aí...
E antes mesmo de chegar em 2018, o LIDE Rio Preto já anuncia novidades. Um aplicativo, em fase de finalização, será utilizado entre os filiados com a finalidade de aumentar a interatividade. "É a tecnologia a favor de nossa comunicação e parcerias", afirma Scaldelai.

Além disso, no dia 23 de janeiro o LIDE Rio Preto recebe em um jantar-debate com o Ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite. Com o tema "As Vantagens do Paraguai", o ministro vai abordar o cenário econômico do país e as possibilidades de comércio e investimentos por lá.

Comentários