FOLHAGERAL

Em Araraquara,
houve consenso entre os vereadores sobre a necessidade de atualização da Planta Genérica de Valores do município, implicando no aumento do IPTU, mas não nos índices apresentados pela Prefeitura.
Dessa forma,
o prefeito Edinho Silva (PT) teve seu primeiro projeto rejeitado, que previa um aumento de 64%. Então enviou outro projeto de 26,6% para a Casa de Leis, que também foi rejeitado. Nesta terça-feira (05 dezembro), numa segunda votação, foi aprovado o índice de 10% de atualização da Planta Genérica de Valores. Era o que os vereadores desejavam.
Se em Jales
os vereadores tivessem resistido à proposta de reajuste da PGV pleiteada pelo prefeito Flá Prandi (DEM), se esforçando por um índice menor, estariam mais alinhados com o povo. Mas o comprometimento político, em função da união eleitoral de 2016, falou alto.
E mais agora,
com o drone "dedo duro" sobrevoando os imóveis, entregando quem fez suas reformas com ampliações, os contribuintes podem esperar novos acordos unânimes entre os políticos jalesenses, pois a situação política continua a mesma.
A Folha Noroeste
postou, em sua página no Facebook, uma foto da iluminação natalina na Avenida Francisco Jalles. Dezenas de pessoas aprovaram o trabalho e o aspecto da iluminação.
Na verdade,
ainda está faltando mais união (e menos choradeira) entre os empresários, lojistas, comerciantes e o Poder Público Municipal. Outras ruas do centro urbano poderiam ter a iluminação natalina, por exemplo, o quadrilátero da avenida João Amadeu até a rua 13 entrando na rua 8 até a rua 9 e fechando até a avenida de novo. Entradas da cidade bem decoradas agradam os visitantes.
O planejamento
(produção do evento, produtos e custo) da decoração da cidade deve ser feito até março de cada ano e o valor regateado entre os que serão beneficiados. Está na hora de Jales, ao final do ano, competir com as vizinhas que estão avançando neste item. Uma cidade bonita para atrair visitantes precisa ter participação geral. Fazer pouco e reclamar depois é se excluir.
Os "analistas"
políticos lá do botequim da vila estiveram colocando a conversa em dia. Comentaram que, entre os atuais vereadores, alguns poderão ficar no futuro somente com a experiência de um único mandato, por decisão popular. Tem vereador reclamando do desgaste político. E só se passaram 343 dias da atual legislatura.
Hoje, dia 09
de dezembro, é o "Dia Internacional de Combate à Corrupção". A data foi instituída pela ONU com a assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.
A placa (foto)

está instalada no semáforo da Rua 4 com a Avenida Francisco Jalles. Motoristas de ônibus e caminhões seguem em frente, sem perceber a placa de sinalização, tão espremidinha.
 
 
 
 
 
 
 
Líderes partidários
começam a se movimentar com vistas aos próximos pleitos. Para 2018, o objetivo é a busca de alianças para seus candidatos. Para 2020, o objetivo é o fortalecimento partidário e o lançamento de candidatos à altura dos anseios da população. Não aceitam inexistência de oposição. Um líder partidário disse: "Os partidos formalizaram um pacto em prol de Jales, mas politicamente as siglas se enfraqueceram".
O título de
Município de Interesse Turístico (MIT) foi o tema principal abordado pelo secretário de Turismo, Fabrício Cobra Arbex, na reunião da última quarta-feira (06 dezembro) da Comissão de Atividades Econômicas da ALESP. Os MITs recebem recursos anuais do governo do Estado para investimentos na infraestrutura turística.
Arbex explicou
que a prioridade da Secretaria é acelerar as análises com o fim de aumentar o lote de pareceres positivos da ALESP para que municípios se tornem MITs. Ele disse: "Os que não forem possíveis para esse ano, serão priorizados a partir de janeiro, quando as análises dos materiais enviados deverão ser concluídas".
Segundo o
o presidente da Comissão de Atividades Econômicas, deputado Itamar Borges (PMDB), é importante que se tenha critério para o procedimento. Ele disse: "A Secretaria tem se organizado nessa questão em relação ao tempo de análise, estabelecendo um cronograma de trabalho e recebendo a demanda da ALESP". Para o deputado Sebastião Santos (PRB) os MITs oferecem uma nova vida para as cidades.
Segunda-feira
(04/12), foi protocolado junto ao Gabinete do Governador do Estado de São Paulo, atendendo ao determinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp, ofício acompanhado de cópia do Projeto de lei 687 de 15/05/22017, de autoria do deputado Itamar Borges (PMDB), visando a manifestação da Secretaria de Estado de Turismo acerca da classificação da de Jales como Município de Interesse Turístico (MIT).
A Comissão
de Constituição, Justiça e Redação solicita ainda que seja remetida a ALESP a referida análise e indicação, de forma conclusiva, se o município de Jales cumpre todos os requisitos legais necessários para que possa ser classificado como município de interesse turístico, nos termos da Lei Complementar nº 1.261, de 2015.
Vamos ver se,
depois do pequeno entrevero acontecido em novembro passado, que fez o projeto de lei retornar à ALESP para algumas justificativas, agora o bonde ande sem problemas.

Comentários