Nova equipe do Fundecitrus irá atuar em áreas sem controle do greening

O Fundo de Defesa da Citricultura - Fundecitrus está com uma nova equipe que irá desenvolver ações de controle do greening (huanglongbing/HLB) onde não é feito o combate à doença, em áreas urbanas e rurais, em todas as regiões do parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais.

Os novos funcionários atuarão em parceria com prefeituras e empresas para a troca de murtas e pés de laranja, limão e tangerina contaminados pelo greening, que não recebem o controle químico recomendado, por outras árvores frutíferas e ornamentais. Esse trabalho será realizado nas áreas residenciais das cidades e também em chácaras e sítios localizados em zonas rurais.

O psilídeo, inseto transmissor do greening, ao se alimentar em pés de laranja, limão e tangerina infectados pela doença, adquire a bactéria e passa a disseminá-la. O inseto percorre longas distâncias, sai da área urbana e chega à área rural, contaminando os pomares.

"Plantas de citros e murtas nas cidades dificultam o combate do greening nas propriedades comerciais. Desenvolver esse trabalho nas áreas sem controle é de extrema importância devido ao potencial destrutivo da doença", diz o engenheiro agrônomo do Fundecitrus Ivaldo Sala, coordenador do trabalho.

As ações para troca das plantas são realizadas por meio de visitas em domicílios e contam com o apoio de palestras para alunos e professores de escolas dos municípios, produção de materiais impressos e carros de som para levar informações à comunidade.

O trabalho vem sendo desenvolvido pelo Fundecitrus há alguns meses e já foi realizado em áreas rurais de 36 municípios e áreas urbanas de nove cidades, com a troca de mais de 2 mil plantas.

Comentários