Viola, Minha Viola Especial relembra Dominguinhos

Viola Minha Viola no dia 14/05/2008, Inezita Barroso e Dominguinhos - foto de Jair Bertolucci (CEDOC)
O sanfoneiro Dominguinhos é relembrado no Viola, Minha Viola - Especial que a TV Cultura leva ao ar neste domingo (17/9), às 9h, com Adriana Farias. O programa apresenta algumas passagens do instrumentista, cantor e compositor pelo tradicional programa de música da emissora, reunindo histórias e canções interpretadas por ele.

Em uma de suas participações no Viola, Dominguinhos conta que a música Lamento Sertanejo estava composta e guardada desde os anos 60. Com o estreitamento da amizade com Gilberto Gil, a composição ganhou letra e foi gravada anos depois, se tornando uma das grandes obras-primas da música brasileira.

Ainda criança, Dominguinhos tocava triângulo e pandeiro ao lado de seus irmãos, Moraes e Valdomiro, além de estudar horas a fio com sua sanfona de oito baixos, presente do pai. Conhecidos como "Os Três Pinguins", o trio se apresentava em feiras livres e portas de hotéis e, após alguns anos, a habilidade de Dominguinhos o transformou em sanfoneiro do trio. Seu talento era notório, então, os moradores de Garanhuns lhe deram o apelido de Neném do Acordeon.

Em uma das apresentações de Os Três Pinguins, em frente a um hotel, a história ganhou um rumo diferente. Eles foram vistos por Luiz Gonzaga, que estava hospedado no hotel e gostou tanto dos irmãos que lhes deu seu endereço no Rio de Janeiro com a promessa de ajudá-los no que fosse preciso. Anos depois, o pai de Dominguinhos aceitou o convite e viajou com o menino durante 11 dias para o Rio de Janeiro. Neném do Acordeon passou a se apresentar em programas de rádio e casas noturnas, além de integrar o grupo de Luiz Gonzaga, que o chamava de Dominguinhos. Assim, ele se tornou um dos artistas mais completos e respeitados da música brasileira. Por ter medo de avião, chegou a recusar diversos convites para tocar na Europa e nos Estados Unidos.

Esta edição do Viola, Minha Viola - Especial relembra algumas de suas músicas de sucesso, como De volta pro meu aconchego, As pedras que cantam e Só quero um xodó, com participação de Inezita Barroso, além de outras passagens do sanfoneiro no programa, como a em que interpreta Canta Luiz, em homenagem a Luiz Gonzaga.

Comentários