Reflexões: A escolha das provas da vida

Adelvair David
 
 
Asseverou Jesus que: "a cada um segundo as suas obras".
 
Geralmente, o homem não está satisfeito com a forma como a sua vida vai transcorrendo, porém, o que muita gente não sabe é que escolheu a vida que está vivendo, entendeu ser benéfico para o seu adiantamento moral e espiritual aceitar a caminhada inevitável da sua existência, o que Deus permite.
 
Os espíritos venerandos disseram a Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, que o espírito escolhe o gênero de provas que quer suportar neste mundo, não as minúcias do que lhe acontecerá, correndo estas por sua conta. Sabia antecipadamente que passaria pelas dificuldades ou que teria as facilidades que compõem sua vida. O livre arbítrio vai traçando, dentro da prova escolhida os vários momentos que o homem suportará, conforme suas escolhas e decisões. Sabia ele que teria uma vida entre pessoas de má vida, mas pedira isto exatamente porque precisava testar sua resistência ao mal que carrega consigo a muito tempo, e dele deseja se livrar. Outros pedem a prova da miséria para aprender valorizar os recursos amoedados, mas se se revoltar ou fazer coisas ruins usando a pobreza como desculpa se comprometerá ainda mais; em sentido contrário aquele que escolheu a riqueza como forma de bem usar o dinheiro para promover e auxiliar os seus irmãos e ainda colaborar com o progresso da humanidade, caso se torne egoísta, vaidoso e use o dinheiro apenas para satisfazer a sua cupidez, certamente também se comprometerá ainda mais arrumando novas dívidas; terão todos de expiar, pagar depois o mau uso do seu livre arbítrio dentro das provas que escolherão.
Cada dia é uma oportunidade única de fazer bem feito, de amar, de oferecer algo a benefício do semelhante, de promover a vida de alguma forma. Quem desperdiçar esta oportunidade, dia virá que desejará e não terá méritos para recomeçar tão cedo, aguardando com lágrimas nos olhos e pesares no coração o tempo da volta bendita ao corpo de carne.
Deus em sua misericórdia ajuda os seus filhos em prova na terra, seja qual for a problemática humana a mão do criador através dos seus enviados – anjos da guarda, espíritos amigos, mentores espirituais e outros corações bondosos – abrandam, inspiram e socorrem a todos neste mundo, basta o simples desejo de seguir o bom caminho.
NINGUEM ESTÁ APRISIONADO A UM DESTINO FATAL, MAS SIM CONVIDADO A PROSSEGUIR, COMO ESCOLHEU, FAZENDO O MELHOR POR SI MESMO.
 

Comentários