Mochilão: Viaje Legal ajuda mochileiros a programarem passeios e hospedagem

 
Sair em um mochilão pelo País pode ficar muito mais simples e seguro quando o viajante está munido de informações sobre o destino. Pensando nisso, o Viaje Legal reúne dicas para facilitar a viagem de quem quer andar pelo Brasil só com uma mochila nas costas.

O site traz informações úteis desde a preparação para a viagem até a partida. Uma das orientações é quanto à documentação necessária para o embarque em aviões, ônibus e navios, além dos cuidados que o viajante deve ter na hora de comprar os bilhetes, e com a bagagem. Orientação básica é levar o documento de identidade e etiquetar bolsas e mochilas.

Os mochileiros ainda podem acessar dicas sobre a prevenção de doenças durante a viagem. Uma das principais preocupações é com a dengue, a zika e a chikungunya. A dica é se hospedar em locais que tenham tela de proteção e usar repelente para evitar picadas do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças.

Na página, os viajantes ainda encontram dicas práticas para evitar problemas, como a voltagem da corrente elétrica de cada estado do País e uma lista com telefones úteis para os turistas.

Hospedagem - Uma das opções de hospedagem mais procuradas pelos mochileiros são os albergues. Para obter descontos nesses locais, o turista pode tirar a Carteira de Viajante Alberguista (HI Pass). O documento tem validade internacional. A emissão é feita pela internet, ao custo de R$ 40. Mais de mil hostels estão espalhados pelo País.

Segundo a Federação Brasileira de Albergues de Juventude (FBAJ), os hóspedes de hostels têm perfil diferente dos que procuram meios de hospedagem tradicionais: são jovens entre 21 e 28 anos, universitários ou recém-formados, que buscam, sobretudo, intercâmbio cultural, troca de experiências e valores como liberdade, confraternização, paz e respeito.

Destinos - O Viaje Legal também traz dicas para escolha de destinos. As opções estão distribuídas em categorias como turismo de aventura, de esportes, variedades gastronômicas e culturais, além das melhores praias do litoral brasileiro. Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo

Comentários