SAE/CTA de Jales realiza campanha contra Hepatites virais e HPV

Entre os dias 24 a 27 de julho, a SAE/CTA (Serviço de Assistência especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento) de Jales realizou encontros nas Estratégias de Saúde da Família no município.

 
De acordo com as idealizadoras do projeto Dieine M.M Garcia, fisioterapeuta e Aline R. Gouvêa, estagiária de Enfermagem, o mesmo foi planejado e executado por profissionais da equipe do SAE/CTA e aplicado por elas, juntamente com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Elas explicaram que o objetivo é promover a educação em saúde, com os profissionais da saúde que lidam diretamente com a população e desse modo ampliar e intensificar as informações e conhecimentos que são passados para toda a comunidade.

O tema trabalhado envolveu hepatites virais e HPV, em decorrência do mês de julho ser comemorado mundialmente o combate às hepatites virais, e com isso, foi distribuído um tabloide com o conteúdo de hepatites virais e HPV, panfletos informativos, kit de camisinha feminino-masculino e gel.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as hepatites virais são doenças silenciosas que provocam inflamação do fígado e nem sempre apresentam sintomas. No Brasil, são causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D.

Dieine Garcia explicou que existe ainda o vírus E, com predominância na África e na Ásia. Já o HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus.

O nome HPV é uma sigla inglesa para "Papiloma vírus humano" e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo.

A medida de prevenção para esses agravos é a vacinação, relatou Dieine Garcia.

Comentários