Reforma Política é o tema do Roda Viva desta segunda-feira

Na edição temática do Roda Viva transmitida ao vivo nesta segunda-feira (14/8), especialistas debatem as mudanças planejadas no relatório da comissão especial da Câmara sobre a Reforma Política. Com apresentação de Augusto Nunes, o programa vai ao ar às 22h15, na TV Cultura, na página oficial da atração no Facebook e no canal do YouTube.

Participam da bancada José Aníbal, presidente do Instituto Teotônio Vilela; Vicente Cândido, deputado federal do PT de São Paulo e relator da Comissão Especial de Reforma Política na Câmara; Daniela Lima, editora da coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo; Oscar Vilhena, professor de direito constitucional da Fundação Getúlio Vargas; e Josias de Souza, colunista do UOL.

Na atração, os especialistas convidados falam sobre as principais mudanças que a Reforma Política em trâmite na Câmara dos Deputados propõe. São exemplos a criação de um fundo público de R$ 3,6 bilhões para financiar campanhas; a entrada em vigor do modelo conhecido como "distritão" para a eleição de deputados e vereadores, em que são eleitos somente os candidatos mais votados, sem garantir um número maior de vagas para partidos e coligações com melhor desempenho; e a permanência máxima de dez anos no cargo para os ministros dos tribunais superiores, como o STF e o STJ.

O Roda Viva também conta com a participação fixa do cartunista Paulo Caruso.

Comentários