O Estresse e o Estressado

Flávio Rodrigo Masson Carvalho
Professor do UNIBAVE  – Orleans - SC equilibriumtc@hotmail.com

Trabalho demais ou de menos, problemas financeiros ou familiares, má alimentação, correria… ufa! Poderia passar horas enumerando as causas que desenvolvem o STRESS, que é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância na vida de uma pessoa. Este evento pode ser positivo ou negativo. O ser humano, por natureza, sempre esteve exposto ao stress. Cada geração aprende a lidar com o seu respectivo ambiente social complexo e estressante. Stress é um mecanismo de defesa que prepara o organismo para lutar ou fugir, frente a um perigo, mas o stress pode tornar-se crônico e as modificações bioquímicas solicitadas pelo cérebro, numa situação de alta tensão, se torna contínuo, além de aumentar a incidência de hipertensão, distúrbios cardiovasculares, gastrite, úlcera, insônia, enxaqueca, também afeta a beleza e a postura.

O estresse tem afetado bastante a população brasileira. Prova disso é a pesquisa realizada pela Associação internacional do Controle do Estresse, que aponta que o brasileiro é o segundo mais estressado do mundo, perdendo apenas para o japonês. O estudo também mostra que 70% dos entrevistados culpam o trabalho pelo problema.

O desequilíbrio físico e emocional podem acarretar uma série de problemas, tais como: Apatia, isolamento introspeção. Fisicamente, pode provocar queda de cabelo, problemas de pelo, taquicardia, ansiedade e outros sintomas.

Muitos confundem o cansaço com estresse. O cansaço pode ser resolvido com uma boa noite de sono. Já o estresse provoca insônia.

Perfil do estressado
Ambicioso - Assume sempre papel de liderança - luta contra o tempo - desempenha múltiplas funções - é exigente e perfeccionista – é pontual (detesta perder tempo) - extremamente responsável - competitivo e adora desafio - têm dificuldade em relaxar.

Providências que auxiliam na prevenção e combate ao stress

- Faça pausas no trabalho a cada 60 ou, no máximo, 90 minutos para respirar fundo para relaxar. Pratique respiração profunda várias vezes por dia;

- Reserve algumas horas do dia para diversão, longe de preocupações;

- Diminua seu perfeccionismo;

- Evite tomar decisões nos momentos de tensões, se tiver que tomar decisões, aja rápido, não durma com a cabeça quente;

- Aprenda a avaliar situações, pergunte-se sempre se o problema é seu mesmo ou se está assumindo responsabilidades de outra pessoa;

- Ouça música, ouvir música ajuda a reduzir a tensão e ganhar energia;

- Gerencie melhor o tempo, não passe noites em claro;

- Não descuide da alimentação, não pule refeições, beba muita água e evite os excessos de gordura, sal, cafeína, açúcar refinado e chocolate, para não sobrecarregar o metabolismo e aumentar a sensação de cansaço;

- Inicie imediatamente uma atividade física que lhe dê prazer, quando fazemos exercícios físicos liberamos a beta-endorfina, substância que ajuda a controlar o stress;

- Mentalize positivo, pense sempre nas coisas que deram e darão certo;

- Faça relaxamento: deite-se no colchão, coloque uma música suave, apague as luzes, e concentre-se nos seus pés, mentalize uma onda de calor invadindo seus pés e proporcionando um relaxamento e bem estar aos seus pés. Repita o exercício com as pernas, o bumbum, o tronco e a cabeça.

Comentários