O dia dos pais

Flávio Rodrigo Masson Carvalho Professor do UNIBAVE
– Orleans - SC equilibriumtc@hotmail.com



A origem dos dias dos pais, se deu em 1909, na cidade de Washington, EUA, quando Sonora Louise Smart-Dodd, filha do veterano de guerra John Bruce Dodd, depois de ouvir na igreja um sermão sobre o dia das mães, decidiu homenagear seu pai, que havia perdido a esposa que morrera em 1898 durante o parto de seu sexto filho.

Sonora se impressionara como seu pai conduzia a sua vida, educando sozinho seis filhos, com muita dignidade e amor, sendo pai e mãe ao mesmo tempo.

E através de uma solicitação por escrito de Sonora o governador instituiu em Whashington no dia 19 de junho de 1910, aniversário de seu pai, o dia dos pais, tendo como símbolo a rosa, vermelha para os pais vivos, e a branca para os pais falecidos.

Por motivos comerciais, o dia dos pais é comemorado em datas diferentes no mundo inteiro. Mas isto não é importante, pois o dia dos pais deve ser comemorado todos os dias.

Ser pai é muito diferente do que ser mãe, não é padecer no paraíso, para ser pai mister se faz estar preparado para ser "o grande vilão", que de herói passa a bandido num instante.

A criança na primeira infância e até a pré-adolescência vê o pai como um herói, um super-homem, dotado de super-poderes, e que pode tudo, é admirado pelo filho, e é o espelho, a imagem que o filho projeta para o seu futuro.

Mas no final da pré-adolescência, entrando na adolescência, percebemos que nossos pais são apenas simples mortais, dotados de muitos defeitos e fraquezas. Mas continuam a ser o espelho, onde vemos refletida a nossa imagem, ou seja, o que seremos no futuro. E dói descobrir que seremos como nossos pais, mortais, fracos e com muitos defeitos. E muitos são os jovens que vêem seus pais como verdadeiros vilões.

Talvez, se tivéssemos "o dia dos filhos", a imagem dos pais seria um pouco melhor, ou menos distorcida, pois se este dia fosse instituído, os filhos estariam mais atentos as responsabilidades, talvez poderiam entender melhor seus pais.

Não está sendo fácil para o homem perder espaço para as mulheres no mundo de hoje. No que tange ao relacionamento com os filhos, o homem, o pai, sempre perdeu, pois a maternidade é muito forte, a relação da mãe com os filhos é mais intensa e dotada de diferente energia. A mãe abriga o filho por nove meses em seu ventre, o alimenta e é a primeira a ouvir o seu choro de lamento ao nascer, um choro de medo ao adentrar neste mundo caótico e inseguro. O pai aparece apenas em um segundo momento. E aparece bem, como herói, o provedor do lar, o super-homem, mas logo ele o impacto da verdade, ou seja, o véu é descoberto e aparece o que o pai verdadeiramente é, e sobre a sua imagem também é depositada todas as projeções dos filhos revoltados por descobrirem que seus pais não são heróis, não são dotados de super-poderes.

Ser pai é muito complicado, ainda mais hoje em dia, neste mundo caótico e violento. E cada vez menos o homem se interessa pela paternidade, cada vez menos o homem quer assumir esta responsabilidade, que no passado era sinônimo apenas do mais puro prazer.

Hoje em dia mais do que nunca, o pai precisa do amor e suporte dos filhos. Por isso aprenda a tratar melhor o seu pai. Como o natal deve ser comemorado todos os dias por Jesus, comemore todos os dias do ano o dia dos pais e das mães, ajude-os a serem pais com orgulho e dignidade, com coragem e muito amor, garanto que você será o maior beneficiado.

Jamais se esqueça de que não existe pai perfeito, e acredite, você tem o pai ideal para você, escolhido por Deus. Ame-o intensivamente. Seja um amigo, e tenha nele um amigo. Se você se encontra afastado de seu pai, por qualquer motivo, promova uma re-aproximação, abaixe a guarda, exerça o perdão, garanto que você será mais feliz.

O pai hoje foi o filho ontem, então você que é filho hoje, poderá vir a ser pai amanhã, e é quase certo que o seja, por isso abra seu coração, ame cada vez mais seu pai sua mãe, toda sua família. Não olhe o passado, ame no presente e seja feliz com o futuro promissor de todos que amam e sabem perdoar.

Se teu pai não é tão forte como você gostaria, fortaleça-o com seu amor, mas se teu pai é forte, absorva um pouco desta força.

Não existe uma cartilha que ensina como ser pai, não existe pai perfeito, como também não existe filho perfeito. O grande segredo é o amor.

Hoje é o dia mais importante de sua vida, e hoje é o dia ideal para você se re-aproximar de seu pai, ou se aproximar mais. Talvez amanhã seja tarde demais. E não se esqueça jamais que o amanhã está programado para ser o melhor dia de sua vida.
 


Comentários