Luiz Felipe Pondé discute os conceitos de liberal e conservador no Café Filosófico deste domingo

Neste domingo (6/8), o Café Filosófico apresenta o terceiro episódio da série Visões de Justiça, Liberal e conservador para além do senso comum, com Luiz Felipe Pondé (foto). Vai ao ar às 21h, na TV Cultura e no canal do programa no YouTube.

A série Visões da Justiça, com curadoria de Fernando Schüler, apresenta mais um episódio inédito. Agora, três filósofos revisitam grandes pensadores políticos e refletem sobre os conceitos de justiça, igualdade, liberdade, sociedade e estado.

Em Liberal e conservador para além do senso comum, Luiz Felipe Pondé reflete sobre como as redes sociais introduziram de vez a política no dia a dia das pessoas. No entanto, se por um lado o interesse é positivo, por outro a polarização evidencia também ausência de argumentação consistente e a falta de repertório de parte da população.

Velhos conceitos da política, como esquerda e direita, ainda fazem sentido? Há quem afirme que vivemos o fim do chamado "ciclo populista" e a ascensão de ideias liberais. Mas que tipo de liberalismo é esse? Da mesma forma, fala-se em um renascimento de ideias conservadoras, confundidas com um certo moralismo de costumes ou mesmo com velhas posturas autoritárias. Esses são alguns dos argumentos que o filósofo põe em questão ao longo da palestra.

Comentários