Hospital de Câncer de Barretos lança "Atlas do Tabaco" em parceria com a American Cancer Society

Objetivo é conscientizar a população a respeito dos perigos do consumo de cigarro e alertar sobre as armadilhas da indústria tabagista
São Paulo, agosto de 2017 - Em parceria com a Sociedade Americana de Câncer (American Cancer Society) e com a Fundação Mundial do Pulmão (World Lung Foundation), o Hospital de Câncer de Barretos (HCB) lança hoje, 16 de agosto, o primeiro Atlas do Tabaco em língua portuguesa. Disponível gratuitamente para download no site “www.atlasdotabaco.com.br”, o Atlas foi criado com o objetivo de conscientizar a população, sobretudo os mais jovens, a respeito dos perigos do consumo de tabaco, as doenças associadas e as armadilhas da indústria do tabaco.
"O HCB foi convidado para traduzir o Atlas do Tabaco. Espera-se que a publicação seja divulgada amplamente no Brasil e utilizada como material de apoio nas escolas, levando informação às crianças e aos adolescentes. Se quisermos um dia ter o mundo livre do tabaco, não bastará implantar políticas governamentais austeras. É preciso também conscientizar o maior número de pessoas sobre o assunto. O aforismo ‘educar é prevenir’ nunca foi tão exato em sua essência, descrevendo com sabedoria o caminho que devemos seguir para controlar, combater e erradicar o tabagismo no mundo", afirma Dr. José Humberto Tavares Guerreiro Fregnani, diretor executivo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital.
Junto do lançamento do Atlas do Tabaco, ocorre a divulgação dos finalistas do 5º Concurso de Redação do Hospital de Câncer de Barretos, apoiado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O concurso teve como tema: “Tabagismo: qual é a verdade sobre o câncer por trás da fumaça?”. “Foi o momento ideal para propormos aos jovens uma dupla reflexão – pensar no problema para participar do concurso e ponderar as informações do Atlas”, relata o diretor.
Dividido em quatro tópicos (“Danos causados pelo tabaco”, “Produtos e usos”, “Indústria” e “Soluções”), o Atlas traz 86 páginas bem ilustradas que mostram claramente os malefícios do tabaco, as estratégias da indústria para superar as barreiras impostas pela legislação e os caminhos para o mundo livre do tabagismo.
Alguns destaques importantes da publicação:
  • O tabaco matou 100 milhões de pessoas no século XX, número muito superior ao número de mortes provocado pelas primeira e segunda guerras mundiais juntas. Se os padrões atuais continuarem, ocorrerão 1 bilhão de mortes no século XXI. 
  • O hábito de fumar é responsável por graves crises de saúde pública. China e Índia, por exemplo, que possuem altas taxas de tabagismo, registram 40% dos casos de tuberculose no mundo. 
  • A fumaça do cigarro tem mais de 7.000 produtos químicos, dos quais, centenas são tóxicos e afetam negativamente quase todos os órgãos do corpo humano. 
  • O aumento de preços e impostos sobre o cigarro é uma das medidas mais eficazes de controle do tabaco. O impacto positivo desse aumento de impostos se multiplica quando as receitas geradas são investidas em programas de saúde. 
  • As doenças e as mortes relacionadas ao tabagismo criam custos econômicos de US$ 2 trilhões, o equivale a 1,8% do PIB mundial. 
  • Os lucros de 2013 das seis principais empresas de tabaco são equivalentes à soma dos lucros da Coca-Cola, Walt Disney, General Mills, FedEx, AT & T, Google, McDonald's e Starbucks. 
  • Em todo o mundo, 78% dos jovens com idade entre 13 e 15 anos estão expostos ao marketing do tabaco. 
  • A prevalência de tabagismo foi reduzida 5% em 3 anos em países com proibição de propaganda de cigarro. 
Sobre o Hospital de Câncer de Barretos 
Excelência em oncologia, o Hospital de Câncer de Barretos registra 6.000 atendimentos/dia, 100% gratuitos. Acolhe pacientes de todo o Brasil, com profissionalismo e humanização. Com 55 anos de história, o Hospital possui diversas unidades de tratamento e prevenção. Nas cidades de Barretos (SP), Jales (SP) e Porto Velho encontram-se os hospitais que oferecem tratamento para as pessoas que já possuem câncer. 
Já os Institutos de Prevenção, que realizam exames de diagnóstico precoce, estão presentes nas seguintes cidades: Barretos (SP), Fernandópolis (SP), Porto Velho (RO), Ji-Paraná (RO), Campo Grande (MS), Nova Andradina (MS), Juazeiro (BA) e Lagarto (SE) e Campinas (recém-inaugurado). Há projetos em andamento em Macapá (AP) e novas parcerias estão sendo fechadas em Rio Branco (AC) e com o estado de Mato Grosso para a construção de Centros de Prevenção. Já em Palmas (TO), o Hospital de Câncer de Barretos dará início à construção de um hospital para o tratamento da doença. 
Sobre a American Cancer Society
 A American Cancer Society (ACS) é uma organização não governamental presente em mais de 20 países. Atua para prevenir o câncer e ajudar vítimas da doença, realizando pesquisas para encontrar curas e apoiando leis que combatem o câncer, além de convocar pessoas do mundo todo para se unirem por essa luta. 
Sobre a World Lung Foundation 
A World Lung Foundation (WLF) foi criada em 2004 em resposta à epidemia global de doenças pulmonares. Atua para melhorar a saúde em todo o mundo, apoiando pesquisas e desenvolvendo políticas públicas, fornecendo educação para comunidades. 

Comentários