Fiéis testemunham sua fé rumo a Romaria Diocesana de Jales

 
No próximo domingo, dia 20 de agosto, a Diocese de Jales realizará a 33º Romaria Diocesana de Jales, comemorando seus 57 anos de caminhada, completados no último dia 15 de agosto, e também fazendo parte da solenidade da Padroeira, Nossa Senhora da Assunção. Com início previsto para às 14h em frente ao Lar Transitório São Francisco de Assis, próximo a Facip.

São 33 anos de história, com muitas graças e benção recebidas por muitos fiéis que deixam seu testemunho expressando a sua fé.

A 13 anos atrás, na 20ª Romaria Diocesana, no ano de 2004, o senhor Osmar Tozarini, hoje com 55 anos, manifestou sua fé de uma forma grandiosa, de forma espontânea, e com suas intenções pessoais, iniciando uma peregrinação, saindo de sua cidade, Urânia, caminhando descalço, apenas com seu rosário, uma garrafinha de água e em jejum, até a cidade de Jales, pelas estradas de terra, rumo a Romaria Diocesana.

"No seu segundo ano de minha caminhada, ainda peregrinei sozinho, e em um determinado momento enquanto caminhava, percebi que não conseguia mais continuar com minhas orações, e chegando próximo a uma encruzilhada me deparei com um montante de lixo depositado no meio da estrada, com revistas e livros, e em minha curiosidade humana resolvi dar uma olhada no que tinha ali, e entre a muitos livros encontrei um livro de terços, com cânticos e orações, que me deu força e esperança para continuar a caminhada", recordou o senhor Osmar.

O seu livro de orações encontrado na estrada é seu companheiro até hoje, e em todas as peregrinações, relata seu testemunho aos peregrinos que passam por ali. Sua força e coragem, entusiasmou outros fiéis que permaneceram com o ato de fé até hoje, com um número crescente a cada ano.

Com o testemunho de muitos que começaram a participar da peregrinação, o fiel Marcos Soratto, de Santana da Ponte Pensa, resolveu ir mais além, iniciar uma peregrinação de três dias começando na sexta-feira, saindo a pé de Santa Fé do Sul, passando por Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa, Santa Salete e Urânia, até a cidade de Jales.

 
"Conhecendo a Estrada Boiadeira que era o único caminho que existia na época dos antigos povoados, sabendo da sua existência e que ela cortava todos os municípios de nossa região, partilhei a ideia com o Padre Mário Roberto Faria para iniciarmos nossa caminhada aqui na Diocese, que nos incentivou a iniciar no ano passado, por ocasião da Romaria Diocesana, partindo de Santa Fé do Sul, da Vila Mariana, Capela de Nossa Senhora Aparecida", disse Marcos.

Neste ano de 2017, a peregrinação até a cidade de Jales, terá início na sexta-feira, dia 18, às oito horas da manhã saindo da Capela Nossa Senhora Aparecida, chegando em Urânia no Sábado para pernoitar. No Domingo os peregrinos sairão rumo a Romaria Diocesana, às seis horas da manhã, do Campo Municipal. (por Edivaldo Mella Janasco).

Comentários