Livro histórico resgata administração de Edinho Araújo em Santa Fé do Sul

"Os caminhos do futuro" reconstitui com fotos e documentos a gestão 1977/1982
 
Será lançado no dia 29 de julho, às 10h30, no Complexo Turístico, Cultural e Histórico "Deputado Roberto Valle Rollemberg", em Santa Fé do Sul, o livro "Os caminhos do futuro", do escritor e jornalista Mário Soler, editado pela Midiacaipira.
O autor reconstitui com riqueza de detalhes, fotos e documentos um período de quase sete anos marcado pelo progresso e desenvolvimento de Santa Fé do Sul, na gestão do jovem prefeito Edinho Araújo (1977/82), filho dos pioneiros Emídio Araújo e Dona Bela e a segunda criança a nascer na cidade fundada em 1948, na barranca do Rio Paraná.
A ideia de escrever o livro surgiu quando Mário Soler e Zeca Moreira, da equipe que assessora Edinho Araújo, decidiram organizar o vasto acervo de fotos e documentos do político.
"Deparei-me com um material histórico que poderia se perder no tempo. Decidi aprofundar a pesquisa e escrevi o texto nas horas vagas e nas noites insones. O Zeca ajudou na escolha das fotos e indicou personagens para as entrevistas", explica o jornalista, que acompanha a vida pública de Edinho desde 1977.
"O pessoal jovem vai conhecer como eram as principais avenidas e ruas da cidade, tomadas pela erosão e sem infraestrutura. Os mais antigos por certo se lembrarão dos tempos em que a cidade virou referência nacional pela cultura, educação, lazer e qualidade de vida", acrescenta Mário Soler.
Entre as muitas realizações que marcaram aquele período histórico de Santa Fé o autor recupera um momento histórico: a parceria com o SESC que rendeu à cidade o título de 1ª Cidade Lazer da América Latina, com intensa programação educativa, de inclusão, lazer e esportes. Telefonia, distrito industrial, educação, saúde, abertura de novos acessos, decoração natalina, governo mirim, saneamento e implantação do maior conjunto habitacional da história do município foram outras marcas do governo.
Nas quase duzentas páginas do livro o leitor fará uma viagem ao passado, revendo paisagens e personagens que ajudaram a mudar radicalmente o visual e o perfil da cidade que era vista como ponto de passagem, no fim da linha da antiga EFA (Estrada de Ferro Araraquarense).
 * Retirada gratuita do livro mediante apresentação de convite.

Comentários