Jales: gestão democrática em alta

José Renato Nalini
secretário estadual de Educação



Na região de JALES, a Diretoria de Ensino fomenta a Gestão Democrática e alavanca os Grêmios Estudantis, como fórmula de aperfeiçoamento contínuo da educação pública. Com esse propósito, foram promovidos encontros entre os integrantes dos Grêmios Estudantis, importante instrumento de representação do alunado.

Houve apresentação de Plano de Ação e troca de experiências, com ampliação do rol de ações, motivado o espírito de interação dos adolescentes. Disseminaram-se boas práticas e todos os Grêmios se reuniram em dezembro de 2016, em Jales, com integração ao Programa Escola da Família.

"Educar nas atuais realidades sociais" foi o tema com abordagem no I Seminário de Proteção Escolar, que contou com a participação de autoridades locais, Conselhos Tutelares de vários municípios e apresentação de projetos desenvolvidos em várias unidades escolares.

Dentre as atrações que tiveram lugar nesse encontro, destacam-se o Projeto "Up de bem com a vida", da EE Professora Maria Pereira de Brito Benetoli, as apresentações teatrais "Meu Guri", da EE Carlos Celso Lenarduzzi e "O que é invisível para Você", da EE Dr.Euphly Jalles, as exposições orais "A Escola dos sonhos: igualdade que se une pelas diferenças", da EE Professor Itael de Mattos, "Trabalhando para uma cultura de paz", da EE João Rodrigues Fernandes, "Escola e Família em um diálogo reflexivo", da EE Professor Akio Satoru, "Passo a passo: construindo o futuro", da EE Dom Artur Horsthuis, "Grêmio Estudantil Rui Barbosa", da EE Juvenal Giraldelli e o diálogo com o teatro, da DE Prefeito José Ribeiro.

Foram desenvolvidas ações de formação para a educação das relações étnico-raciais junto às escolas, com análise da Lei 10.639/03 e considerado o currículo oficial, mas também o oculto e o real, intimamente ligado à prática de cada professor.

Cuidou-se do planejamento colaborativo do Projeto de Prevenção Escolar, com envolvimento de todas as escolas da Diretoria e concretização de diversos programas, como o "Prevenção Também se Ensina", a cargo da direção e corpo docente da EE Professora Sueli da Silveira Marin Batista, o "Cultura da Paz", inserido na proposta pedagógica escolar e do qual derivam projetos pontuais de prevenção tais como Fórum da Cidadania, Gentileza Gera Gentileza e outros. A EE Dom Artur Horsthuis trabalha temas transversais no desenvolvimento do currículo. Também se elaborou portfólio dos alunos, com olhar especial destinado àqueles com fragilidades, sem deixar de contemplar os estudantes com potencialidades diferenciados. A Diretoria de Ensino de JALES executa em 2017 com singular afinco o PROEMI e o Novo Mais Educação, com nova abordagem dos programas, como recuperação e reforço e implementação de um Ensino Médio de maior significado para o aluno.
 

Comentários