Consultor educacional da Inglaterra ministrará minicurso no Congresso Internacional da Educação, em Votuporanga

 
Ao todo são 40 minicursos, que serão promovidos nos três dias do evento, na Cidade Universitária, com importantes nomes da educação, entre eles profissionais de outros países; são esperados mais de 1,2 professores da região Noroeste Paulista
 
Competências socioemocionais, metodologia por projetos, organização e implantação da Base Nacional Comum Curricular em sala de aula, o desenvolvimento da cultura da paz na escola e jogos matemáticos são alguns dos temas dos 40 minicursos que serão promovidos de 19 a 21 de julho, no 4º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista, em Votuporanga.
 
A programação de minicursos conta com nomes de profissionais reconhecidos na educação nacional e internacional. "Como transformar uma escola pública por meio da gestão focada no aprendizado" será o tema desenvolvido por Anthony McNamara, consultor educacional e que desenvolve diversos trabalhos com redes de escolas públicas na Inglaterra.
 
O conteúdo da atividade prevê temas como os elementos-chave de liderança escolar bem-sucedida baseada num forte propósito moral de melhorar o desempenho dos professores e de todos os alunos num clima acolhedor, inclusivo e ambicioso. O minicurso terá uma combinação de exposições e de trabalho em pares ou grupos.
 
"O objetivo é oferecer oportunidades para que os participantes possam explorar estratégias  para aprimorar as suas habilidades de gestão educacional", explicou Anthony McNamara. O público-alvo são gestores escolares ou professores que estão considerando a hipótese de se tornarem gestores no futuro.
 
O minicurso será promovido no dia 19, das 14h às 17h30. No dia 20, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. Já no dia 21, das 8h às 11h30.
 
Minicurrículo Anthony McNamara
 
Consultor educacional e atuante em redes de escolas públicas na Inglaterra, Anthony McNamara é licenciado pela universidade de Birmingham, Inglaterra, com pós-graduação em Kansas, como bolsista Fulbright, e em Liverpool. McNamara já atuou como perito em educação adulta pelas Naçōes Unidas em Angola e trabalhou por quase 30 anos em escolas secundárias públicas na Inglaterra, sendo que por 18 anos foi diretor de uma escola estadual com 1,100 alunos.
 
Minicursos também abordarão a implantação da Base Nacional Comum Curricular
 
Os mais de 1,2 mil profissionais da educação também poderão participar de outros minicursos, como o que falará sobre a organização e a implantação da Base Nacional Comum Curricular em sala de aula na Educação Fundamental, que será trabalhada pelo professor Francisco Aparecido Cordão. O educador, sociólogo e filósofo levará para a discussão assuntos como o desenvolvimento da capacidade de aprender para continuar aprendendo ao longo da vida e a compreensão dos Saberes e Valores nos quais se fundamenta a sociedade.

Já a implantação na Educação Infantil será abordada pela professora Maria Inez Cavalieri Cabral, formada em Letras (Português-Francês) pela Universidade de São Paulo-USP, com mestrado na USP que resultou no livro De Rousseau a Freinet ou da Teoria à Prática (Ed. Hemus). Maria Inez também conquistou uma bolsa de Estudo do Governo Francês para preparação de Doutorado na Universidade de Nice.
 
Programação
 
Confira a programação completa do Congresso Internacional de Educação, que inclui palestras, sorteio de prêmios, exposição de boas práticas e outras atividades acessando www.congressointereduca.com.br
 
O Congresso
 
"A construção do conhecimento" é o tema do 4º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista, que será promovido de 19 a 21 de julho, no Centro de Eventos Valério Giamatei, em Votuporanga.
 
Durante três dias, os participantes terão a possibilidade de refletirem sobre diversos assuntos voltados para as práticas pedagógicas. O Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista é uma iniciativa do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Noroeste Paulista e conta com a colaboração de entidades organizadoras como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Votuporanga, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV) e a Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA).

Comentários