AME Jales faz 90 cirurgias de catarata por mês

 
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Jales participa de um grande mutirão proposto pelo Ministério da Saúde. A unidade oferece 90 cirurgias de catarata mensalmente, atendendo 540 pacientes até dezembro e promovendo qualidade de vida."Trinta e cinco procedimentos eram feitos no Ambulatório. Expandimos, com mutirão, para mais de 55 cirurgias por mês, desde julho, priorizando a demanda que consta na fila de espera e a nova, que será identificada através da Linha de Cuidado de cataratas", explicou a gerente administrativa, Fátima Aparecida Cláudio.

Os pacientes passam por triagem até a terceira semana de cada mês. "As intervenções ocorrem na última semana, de acordo com a disponibilidade do médico. São realizadas no ambulatório e podem levar apenas alguns minutos. Geralmente, os pacientes recebem alta e vão para casa, retornando ao AME entre 24 e 48 horas para consulta e acompanhamento pós-cirúrgico", complementou.

Serão beneficiados com mutirão usuários de 17 municípios de abrangência do AME Jales, incluindo região de Santa Fé do Sul e Fernandópolis. "A iniciativa proporciona uma maior facilidade para nossos usuários, com maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes, em um mesmo local onde realizam suas consultas e exames", destacou.

AME Mais - Desde março, a unidade de Jales é denominada como AME Mais, por realizar, além de consultas e exames, os procedimentos de cirurgias de cataratas.

O Ambulatório Médico de Especialidades de Jales iniciou suas atividades em 1º de outubro de 2009, porém, foi inaugurado oficialmente no dia 11 de dezembro de 2009, com o objetivo de oferecer tratamento ambulatorial especializado para uma região de 17 municípios, o que corresponde a aproximadamente 103 mil habitantes.

O AME é um projeto do Governo do Estado de São Paulo com a Secretaria Estadual de Saúde e está sob a gestão da Organização Social de Saúde – Santa Casa de Votuporanga. Os atendimentos prestados pelo Ambulatório são exclusivamente Sistema Único de Saúde (SUS).

Os principais serviços prestados são: consultas médicas e não-médicas especializadas; exames ambulatoriais e pequenas cirurgias.

Comentários