São José do Rio Preto recebe workshop sobre acessibilidade promovido pelo Centro de Tecnologia e Inclusão

 
Iniciativa voltada para arquitetos e urbanistas tem o objetivo garantir a construções sustentáveis e inclusivas adequadas à diversidade humana
 
No dia 04 de julho, das 9h às 18h, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Centro de Tecnologia e Inclusão, promove em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) a capacitação Desenho Universal e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) com o workshop “Acessibilidade – Contexto urbano contemporâneo”. O curso será ministrado na Câmara Municipal de São José do Rio Preto, localizado na Rua Silva Jardim, 3351.
Os interessados podem se inscrever através do e-mail adm@causp.org.com e informar nome completo, telefone, número de registro no CAU e se há necessidade de algum suporte de acessibilidade. Todos os participantes recebem certificado do CAU/SP. 
Voltada para arquitetos e urbanistas, a iniciativa tem o objetivo de fomentar o conhecimento e o entendimento dos profissionais sobre os conceitos de acessibilidade e desenho universal para que todas as obras e projetos passem a contemplá-los. O workshop visa garantir que todas as construções sustentáveis e inclusivas sejam adequadas à diversidade humana.
Entre os assuntos abordados, estão: “Acessibilidade e a Prática Profissional”, “Conceito e Aplicação de Desenho Universal na Arquitetura”, “Legislação e Normas Técnicas”, “RRT e o Decreto Federal 5.296/04”, “A Urbe e a Lei Brasileira de Inclusão” e “Peculiaridades da região”. Ao final do curso, os participantes são submetidos à vivência com cadeira de rodas, bengala longa e vendas em locais públicos.
O workshop ocorrerá nas dez sedes regionais do CAU/SP responsáveis pelo atendimento aos profissionais da área de arquitetura e urbanismo dos 645 municípios paulistas. Além de São José do Rio Preto, participam da iniciativa: Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Bauru, ABC e São Paulo.
Em dezembro de 2013, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência, inaugurou o primeiro Centro de Tecnologia e Inclusão para pessoas com deficiência. Localizado na Rodovia dos Imigrantes km 11,5,  em São Paulo, o Centro é composto por quatro casas e um teatro com capacidade para 50 pessoas, conta com mil metros quadrados construídos e abriga 30 ambientes que oferecem orientação, aconselhamento profissional, atividades artísticas para estimular a relação interpessoal, laboratório de imagem e autocuidado, orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual com oficinas de libras, braile e comunicação alternativa.
Há atividades para formação de gestores de política e profissionais que trabalham com gestores de pessoas com deficiência e também para os profissionais, através de cursos de atualização para órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, manutenção e cuidado para cadeira de rodas e formação de cuidadores ou atendentes de pessoas com deficiência.

Comentários