Mês da Enfermagem foi comemorado com atividades na Santa Casa de Fernandópolis

 
No último mês, duas datas comemorativas ganharam destaque para homenagear profissões que correspondem à maior parte dos profissionais que prestam a assistência à saúde: o Dia Internacional do Enfermeiro (dia 12), escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, e o Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem (dia 20), em referência a Ana Néri, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares. Na Santa Casa de Fernandópolis, as datas também marcaram a realização de debates sobre a profissão e suas práticas.

Com o envolvimento de funcionários do Hospital e alunos da Fundação Educacional de Fernandópolis que participam do campo de estágio na Santa Casa, a programação teve dez eventos e mais de 300 participações, dentre palestras e grupos de debate.

Nessas ações foram abordados os seguintes temas: a prática da Terapia Subcutânea Hipodermóclise, Atuação de enfermagem na captação e doação de órgãos, Síndrome de Bornout, Classificação Internacional das lesões por pressão – Consenso NPUAP/2016, Anotações em Enfermagem, a Prevenção do Câncer de Mama e a Enfermagem na Reabilitação Física.
 
Encerrando a programação, o Centro Ecumênico recebeu os profissionais de enfermagem, que sob a direção de diversos líderes religiosos, promoveram um Culto Ecumênico em alusão à profissão e a dedicação exigida desses profissionais no auxílio ao próximo, sendo, logo após, servido um café de confraternização.
 "Hoje a maior parte dos colaboradores da Santa Casa pertencem à área de Enfermagem, então procuramos desenvolver, nesse mês, atividades para ressaltar a importância dessa equipe na nossa instituição, além de propiciar a discussão sobre temas que envolvam a prática diária desses profissionais", ressalta a gerente de enfermagem, Adriana Carta.

Comentários