Alunos da Unijales participam do projeto “Africanidades: valorização da cultura afrobrasileira

1- Alunos de Letras, Artes Visuais e Matemática, da Unijales participaram do projeto "Africanidades" 2- Os objetos da exposição foram confeccionados pelos alunos da Unijales 3 - Uma palestra, ministrada pelo professor José Renato, sobre valorização da cultura afrobrasileira foi oferecida aos alunos




 
Entre os dias 5 e 7 de junho, os alunos dos cursos de Artes Visuais, Letras e Matemática, da Unijales e suas respectivas coordenadoras, organizaram encerramento do Projeto Africanidades: Valorização da cultura afro-brasileira. As atividades e apresentações aconteceram no hall de entrada e na sala 17 da Unijales.

Nos três dias festivos, foi montada uma exposição com fachadas de casas africanas, brinquedos e instrumentos musicais africanos e antigos, máscaras, vasos, flores, dentre outros, a fim de valorizar e reconhecer a cultura afro, presente na sociedade brasileira.

Além da bela exposição, os alunos executaram a música "Love me tender", de Elvis Presley, em flautas-doces e apresentaram a música "Mama África", do compositor e intérprete Chico César, em um coral de vozes, formado por alunos de Artes Visuais e Letras. Enriquecendo o evento, o aluno Marcos Gabriel, cantou a música "Amazing Grace"; a professora Tamar interpretou a música "Blowing in the Wind", do cantor Bob Dylan e o aluno André Gandolfo declamou o poema "Navio Negreiro", de Castro Alves.

E as apresentações não pararam por aí, os alunos de Letras organizaram um jogral com poemas de poetas negros, a fim de valorizar a literatura brasileira produzida por afrodescendentes que se encontram esquecidas, apesar das exigências da Lei 10.639, de 2003, que regulamenta o ensino da História e cultura da África nas escolas. Houve, também, apresentação de seminários, pelo aluno Lucas, de Letras, e Wender e Elizabete, de Matemática, sobre temas relevantes relacionados ao projeto: Representação do negro na Literatura Brasileira e Direitos humanos dos grupos vulneráveis, respectivamente.

O projeto contou ainda com a presença da supervisora de ensino, Maria Aparecida Alcântara e da Professora Coordenadora de História, Sandra Regina Sousa, responsáveis pelos estudos e formação de professores sobre diversidade étnico-racial na Diretoria de Ensino de Jales. Em seu depoimento, a supervisora Maria Aparecida afirmou: "Passamos a reconhecer nossa identidade, quando nos vemos representados na cultura veiculada na sala de aula e na sociedade em geral". Segundo a professora Sandra Sousa, "Na verdade, não somos todos iguais, somos diferentes, mas com direitos iguais perante a lei".

De acordo com a professora Tamar, organizadora do evento, "A reflexão sobre a diversidade e as leis que protegem os grupos vulneráveis, dentre eles, os afrodescendentes, deve fazer parte de nossas aulas, como ação afirmativa que contribuirá para barrar a reprodução de preconceitos na sociedade brasileira".

Para o encerramento do evento, os alunos do curso de Artes Visuais e Matemática apresentaram uma dança ao som da música "Waka waka", da cantora Shakira, concluindo o projeto com chave de ouro.

O projeto contou com o prestígio de alunos e professores de todos os cursos da Unijales, além do apoio e presença do vice-reitor, Sílvio Lofego, e da diretora acadêmica, Rosângela Bigulin. (por Daniel Zílio)

Comentários