Remodelação

Reginaldo Villazón

No mundo, investidores imobiliários enfrentam o desafio de erguer novos edifícios – industriais, comerciais e residenciais – dentro de padrões elevados de sustentabilidade. Fugir deles, significa abrir mão de responsabilidades e vantagens, como economia de água, energia elétrica e custos de manutenção. E, mais, do conforto ambiental. O Brasil conta com mais de 1.000 edifícios com selo internacional de sustentabilidade e ocupa o quarto lugar numa lista de mais de 140 países.

Embora as discussões sobre a sustentabilidade tenham se concentrado nos modernos edifícios, a renovação sustentável foi experimentada com sucesso em antigos edifícios com a finalidade de melhorar o desempenho ambiental, o bem-estar das pessoas e a harmonia com o espaço urbano. Caso exemplar foi a renovação de um edifício residencial histórico em Felixdorf, na Áustria. A parte externa foi preservada (restaurada). O interior ficou moderno, impecável em todos os aspectos.

Nesta época – marcada por transformações sociais, econômicas e tecnológicas –, a necessidade de atualização dos edifícios se expande para todos os tipos de imóveis. Engenheiros, arquitetos e urbanistas passam a projetar idéias novas para atender proprietários de casas, lojas e prédios. Não importa o nível construtivo dos imóveis; não importa a região onde estão localizados: centro, periferia, condomínio ou favela. Toda remodelação – viável e recomendável – deve ser realizada.

Nos Estados Unidos, hoje a remodelação residencial é um segmento importante da construção civil. Na maioria dos casos, remodelação residencial não significa uma modificação total das residências. Ela pode ser aplicada numa parte da casa (escritório, cozinha ou banheiro) ou num sistema (elétrico, hidráulico ou de drenagem). Porém, em qualquer caso, ela não é apenas uma reforma, mas uma renovação que segue os novos padrões de técnica, segurança e sustentabilidade.

Quem está contente na sua casa e no seu bairro, deve pensar na remodelação residencial por etapas – de acordo com sua comodidade e finança –, visando desfrutar de segurança, conforto e economia numa casa atualizada. Ainda que cada etapa seja pequena, é imprescindível que seja bem orientada. Um sistema hidráulico bem planejado proporciona praticidade e economia. Os degraus necessários, bem instalados e providos de corrimão, afastam receios e acidentes.

As mudanças que impulsionam o desenvolvimento geral devem começar dentro de cada um de nós, ampliando nossa consciência, elevando nossas aspirações, fortalecendo nossas responsabilidades, aprimorando nossos sentimentos e relacionamentos com pessoas, bichos, plantas e coisas. Nós nos valorizamos e valorizamos que está em nossa volta. Ao observarmos o mundo, lamentamos os contratempos; mas temos a reconhecer que estão acontecendo muitas mudanças positivas.

Comentários