Paciente de 91 anos recebe festa de aniversário da família e do HC

   
 
Os 91 anos de Maria de Jesus Gomes Vieira Borrachini foi comemorado com muita alegria em uma confraternização realizada pela família em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos – Unidades Jales e os Doutores da alegria de Fernandópolis, na manhã dasegunda-feira, 8 de maio.

 
A pequena confraternização foi realizada em sua própria casa em Fernandópolis. Dona Maria que é paciente do hospital passou pelo tratamento de câncer de mama curativo e posteriormente descobriu um novo caso de câncer de intestino com evolução para metástases pulmonar. Há cerca de 3 anos ela segue em acompanhamento domiciliar para controle de sintomas que promove uma melhor qualidade de vida.

Apesar de tudo, ela carrega um sorriso fácil, é guerreira e cheia de vida. Durante um período da vida trabalhou como cozinheira. Recentemente Dona Maria encontrou mais uma dificuldade. Ela desenvolveu uma doença que a tornou deficiente visual, mas isso não a impede de "enxergar" as coisas boas da vida.

Durante toda a ocasião, Dona Maria deixou transparecer no semblante e nas palavras a emoção que sentia. "Eu nunca vou ter como pagar o que vocês estão fazendo por mim. Eu me emociono em dizer que vocês são minha segunda família. Desejo a vocês em dobro todo esse amor que estou recebendo. ",comentou.

Para a equipe de multiprofissional de cuidados paliativos, representada pelo enfermeiro Antônio Carlos Gonçalves, comemorar os 91 anos de Dona Maria nos mostra que é possível ter qualidade de vida mesmo estando em tratamento paliativo.

"Ficamos felizes em poder dividir esse momento com a dona Maria, que demonstra muito carinho por nós. As atividades do GTH tem o objetivo de propiciar momentos de integração entre os pacientes, a família e os profissionais envolvidos no cuidado", ressaltou a enfermeira do Grupo de Trabalho de Humanização - GTH, Priscila Miranda de Paula.

Comentários