Karatecas de Jales e região conquistam medalhas nas Finais do Campeonato Paulista em São Bernardo do Campo/SP

 
Entre os dias 06 e 07 de maio atletas de Jales, Estrela D’Oeste, Urânia e Santa Fé do Sul, juntamente com o professor de karatê Edson de Freitas Resende participaram e conquistaram 3 medalhas nas finais do Campeonato Paulista de Karatê Kids, Sênior e Estilos de Katá realizadas na cidade de São Bernardo do Campo/SP.

 
As finais do Campeonato Paulista Kids, Sênior e Estilos de Katá, foram organizadas pela FPK (Federação Paulista de Karatê), única entidade de karatê oficial no estado de São Paulo filiada à CBK (Confederação Brasileira de Karatê) reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo COB/COI (Comitê Olímpico Brasileiro/Comitê Olímpico Internacional) e contaram com mais de 2000 atletas inscritos entre os melhores do estado, tendo sido realizadas no Ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib em São Bernardo do Campo/SP.

Na Federação Paulista de Karatê pela quantidade de atletas participantes, as finais são divididas em dois finais de semana, sendo que neste final de semana de 06 e 07 de maio foram realizadas as finais das categorias Kids (sub-10, sub12, sub-14 e cadetes), Sênior (16 anos e acima para katá e 18 anos e acima para kumitê) e Estilos de Kata. No próximo final de semana (dia 13 de maio) serão realizadas as finais das categorias Júnior (16 e 17 anos), Sub-21 e Máster (acima de 32 anos).

As três medalhas dos atletas da região deste primeiro final de semana foram conquistadas pela atleta Karleane Santos Pereira de Estrela D’Oeste que se sagrou Campeã Paulista, recebendo a medalha de ouro na categoria kumitê feminino, sub-14 (6º a 3ºkyu, +45kg); pelo atleta Bruno Nagata Rios, de Jales, que se sagrou Vice-Campeão Paulista na modalidade katá, recebendo a medalha de prata na categoria katá masculino, sub-10 (3º kyu e acima); e pelo atleta Miguel Vieira Paes, também de Estrela D’Oeste que conquistou o 3º lugar, recebendo a medalha de bronze na categoria katá masculino, sub-10 (6º a 4ºkyu).

Também foram para São Bernardo disputar as Finais do Campeonato Paulista Kids e tiveram uma ótima participação, porém sem a conquista de medalhas os atletas Ana Laura Lopes Souza, Bianca Maemori Mori, Bruno Takeda Morita, Caio Matsukawa Rugai e Edson Maemori de Jales e Fernando Reiman de Estrela D’Oeste. Disputaram as Finais do Campeonato Paulista Sênior, contudo sem conquistar medalhas os atletas Anderson Carlos Palasio de Urânia e Éder Yoshizaki Takeda de Jales. O Atleta Sandro Roberto Sebim, de Santa Fé do Sul participou do Campeonato Paulista Estilo de Katá, porém não conquistou medalha.

Os atletas da região classificaram-se para participar dessas Finais do Campeonato Paulista, após conquistarem medalhas na primeira fase do campeonato realizada no dia 04 de março na cidade de Presidente Prudente/SP.

Sensei Edson, que participou do evento como técnico oficial credenciado pela FPK, comentou a participação de seus alunos: "Esta foi a nossa estréia em finais no estado de São Paulo pela FPK e vamos continuar batalhando para que nos próximos anos, mais medalhas possam ser conquistadas e possamos consolidar a nossa região como uma grande força no karatê esportivo oficial no estado de São Paulo", observou o professor que até o ano passado tinha seus atletas filiados à FKMS (Federação de Karatê do Mato Grosso do Sul), por fazer parte da AZK (Associação Zanon de Karatê) com professores ministrando aulas em diversas cidades dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, observando também que se trata do karatê esportivo oficial, cujos melhores atletas poderão um dia representar o Brasil em uma Olímpíada.

O professor agradeceu à Prefeitura de Estrela D’Oeste que disponibilizou um ônibus para o transporte dos atletas e responsáveis até a cidade de São Bernardo do Campo/SP. "Esse apoio que temos conseguido das prefeituras da nossa região é fundamental para o desenvolvimento dos nossos atletas, pois a participação em competições é uma ótima maneira de colocar em prática os ensinamentos passados na academia e a descoberta de talentos neste esporte amador, que agora também é um esporte olímpico, depende bastante desse apoio do poder público, dos pais e de patrocinadores", finaliza Sensei Edson, lembrando também que a Prefeitura de Urânia já havia disponibilizado um ônibus para o transporte dos seus atletas à cidade de Presidente Prudente/SP para a fase classificatória do Campeonato Paulista.

No próximo final de semana, sábado 13 maio, Sensei Edson levará outros 6 atletas para participarem das Finais do Campeonato Paulista Júnior, Sub-21 e Máster que serão realizadas novamente em São Bernardo do Campo.

O professor sempre frisa que o karatê está de braços abertos também àqueles que desejam apenas praticar um esporte para melhorar o condicionamento físico, mental e espiritual, sem a participação em competições, além de aprimorar noções de caráter, esforço, disciplina e respeito. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (17)99774-9706.

Comentários