Alckmin participa da formatura de 2.477 novos soldados para reforçar efetivo da PM

Os policiais militares recém-formados vão intensificar o patrulhamento preventivo e ostensivo nas ruas do Estado de São Paulo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quinta-feira, 25, da formatura de 2.477 novos soldados de 2ª classe para reforçar o efetivo da corporação da Polícia Militar em diversas regiões do Estado de São Paulo. O secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, foi o paraninfo da turma.

"São Paulo tem a melhor polícia do Brasil. E esses policiais representam um importante reforço para a segurança pública do Estado", declarou o governador.

Do total de PMs, 400 são mulheres. Os formandos foram selecionados em um concurso público que teve 59.904 inscritos disputando 2 mil lugares – uma média de 29,9 candidatos por vaga. 

Os novos policiais militares passaram por um ano de curso na Escola Superior de Soldados (ESSd). Foram 1.516 horas de aulas, que contaram com 49 disciplinas, como Direitos Humanos, Criminalística, Tiro Defensivo pela Preservação da Vida – Método Giraldi, Defesa Pessoal, Inteligência Policial, entre outras.

A turma de formandos leva o nome do cabo Henrique Strada Januário, que morreu em julho do ano passado após ser baleado durante atendimento de uma ocorrência.

Distribuição do efetivo

Do total de soldados formados, 1.336 serão destinados a unidades da Polícia Militar da Capital, 277 para municípios da Grande São Paulo e 460 a regiões do Interior do Estado.

Os Comandos de Policiamento de Trânsito (CPTran) e Rodoviário (CPRv) também terão a tropa reforçada. Além disso, o Corpo de Bombeiros receberá 404 PMs, que irão completar a formação na Escola Superior de Bombeiros e depois irão às unidades regionais.

Investimento

O Governo investe no reforço dos recursos materiais e humanos da Polícia Militar. Desde 2011, a corporação recebeu 10.355 viaturas, que custaram R$ 522 milhões.

No mesmo período, o efetivo da PM foi reforçado por 22.238 soldados e 1.541 bombeiros. Ainda estão em formação, nas academias, 875 futuros policiais militares.

Estão em andamento concursos para o preenchimento de 2.293 vagas para soldado, 131 para aluno-oficial e 74 para tenente-médico.

Comentários