Palavras de Allan Kardec

 
Allan Kardec- Qual o motivo da mudança que se opera no caráter da criança a uma certa idade, e particularmente ao sair da adolescência? É o Espírito que se modifica?


Os Espíritos - É o espírito que retoma a sua natureza e se mostra tal qual era.
Não conheceis o mistério que as crianças ocultam em sua inocência; não sabeis o que elas são, nem o que foram, nem o que serão; e no entanto as amais e acariciais como se fossem uma parte de vós mesmos, de tal maneira que o amor de uma mãe por seus filhos é reputado como o maior amor que um ser possa ter por outros seres.
As crianças são os seres que Deus envia a novas existências para se melhorarem, para se aperfeiçoarem; a debilidade dos primeiros anos os torna flexíveis, acessíveis aos conselhos da experiência e daqueles que devem fazê-los progredir. É então que se pode reformar o seu caráter e reprimir as suas más tendências. Esse é o dever que Deus confiou aos pais, missão sagrada pela qual terão de responder. Mas, quando as crianças não mais necessitam dessa proteção, dessa assistência que lhes foi dispensada durante quinze a vinte anos, seu caráter real e individual reaparece em toda a sua nudez: permanecem boas , se eram fundamentalmente boas, mas se irizam sempre de matizes que estavam ocultos na primeira infância. Livro dos Espíritos- pergunta nº 385


Comentários