Futuro das escolas católicas é debatido em evento nacional

Projetos, desafios e conquistas das escolas católicas estarão em pauta de 4 a 6 de abril, na quinta edição do Encontro de Escolas Católicas, que traz o tema "Carisma e Negócios". O evento, promovido pela Editora Positivo e voltado para instituições conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino, pretende reunir, em Aparecida do Norte (SP), participantes de 130 escolas de 20 estados brasileiros. Essas organizações respondem por cerca de 58 mil alunos e representam uma fatia importante da área da educação no Brasil.

Isso porque, segundo a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) – que congrega instituições mantenedoras de estabelecimentos confessionais católicos de educação em todos os níveis, graus e modalidades -, atualmente existem no país cerca de 430 mantenedoras, 2 mil escolas, 130 instituições de ensino superior e 100 de obras sociais, totalizando 2,5 milhões de alunos atendidos e aproximadamente 100 mil professores e funcionários representados.

Além de apresentar painéis sobre os cenários e perspectivas da educação brasileira, o Encontro contempla uma série de debates e momentos de formação que envolvem temas como diversidade e formação religiosa, escola e família, trabalhos pastorais e campanha da Fraternidade. Uma mesa-redonda chamada "para além das fronteiras do ensino religioso na escola", mediada pelo Professor Sérgio Junqueira, Pós-Doutor em Ciência da Religião e líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião, também pretende promover o diálogo inter-religioso.

Participam desta mesa o Rabino Pablo Berman (da Sinagoga Beit Yacoov e líder espiritual do Centro Israelita do Paraná); o professor de Sociologia e Teologia da Faculdade Leocádio José Correia (Falec), Rui Simon Paz; o coordenador de Pastoral do Colégio e Faculdade Bagozzi, Pe. José Alves de Melo Neto; o doutorando em Geografia da Religião pela UFPR, Elói Correa; e o pastor Ênio Starosky, diretor dos Colégios Luteranos de São Paulo e doutorando em Ciências da Religião pela Umesp.

A diretora pedagógica da Editora Positivo, Acedriana Vicente Sandi, explica que o objetivo do evento é aprender com o passado, debater sobre o presente e refletir sobre o futuro da educação nessas instituições de ensino. "Por meio do encontro, buscamos promover a reflexão sobre o perfil e a função das escolas cristãs no cenário atual, fortalecendo-as tanto no aspecto do carisma, como no de negócio. "Sendo a escola um espaço privilegiado para a reflexão, e de diálogo com as pessoas que pensam e creem de forma diferente, entendemos que cabe à escola colaborar com uma cultura de paz", complementa o Padre José Alves de Melo Neto, um dos palestrantes convidados. O evento ocorre no Hotel Rainha do Brasil em Aparecida do Norte.

Comentários