Deputado Carlão Pignatari pede programas da Secretaria de Emprego e Trabalho para Meridiano e Vitória Brasil

O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) acompanhou os prefeitos Val Rizzato, de Meridiano, e Ana Lúcia Olhier Módulo, de Vitória Brasil, a audiência com o secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, nesta terça-feira (28). Eles foram solicitar a liberação de recursos para implantação do Programa Estadual de Qualificação Profissional, Frente de Trabalho, além do Time do Emprego.

Os prefeitos Val e Ana Lúcia, de acordo com o deputado Carlão, desejam implantar programas da SERT que estimulem a qualificação da população desempregada, direcionando-a ao mercado de trabalho com maiores chances.

Carlão explicou que o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) beneficia tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que procuram emprego. Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos com maior demanda e atendem cidadãos que estão no auge da capacidade produtiva, têm grandes responsabilidades familiares e menos chance de voltarem para a escola.

É voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental. "Essa é a faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego", destaca o deputado.

A SERT também tem intenção de reativar os PATs, para que os trabalhadores possam ter uma melhor assistência e orientação. Além disso, o secretário José Luiz comentou sobre a intenção de retomar o programa economia solidária.

"Nossa intenção é oferecer ao trabalhador novas oportunidades, fomentando a geração de trabalho e renda. Por isso, temos que estimular os programas e serviços de intermediação de mão-de-obra, de qualificação e requalificação profissional e atendimento ao trabalhador", comentou o deputado Carlão Pignatari.

Comentários