Maria Pia Finocchio e José Possi Neto são alguns dos retratados na nova temporada de Figuras da Dança

 
Neste sábado, 11 de março, a TV Cultura dá início a uma nova temporada do programa Figuras da Dança, uma produção da São Paulo Companhia de Dança. A atração revisita a trajetória de artistas importantes, como Maria Pia Finocchio, José Possi Neto e Eliana Caminada, protagonista do primeiro episódio. Com trinta minutos de duração, o programa vai ao ar às 23h.
 
Criada há nove anos, a série Figuras da Dança já registrou a vida e carreira de grandes nomes da dança no Brasil, como Ana Botafogo, Ismael Guiser, Ivonice Satie, Penha de Souza e Luis Arrieta. Este ano, mais sete personalidades da dança terão suas trajetórias apresentadas pelo programa. São elas Eliana Caminada, Jair Moraes, José Possi Neto, Mara Borba, Maria Pia Finocchio, Nora Esteves e Paulo Pederneiras.

Com a intenção de levar as histórias para além dos palcos e colocá-las em contato com o público, o programa reúne um arsenal de depoimentos, documentários e recursos audiovisuais e iconográficos que remontam as histórias profissionais e de vida de cada um desses nomes.

Sob direção de Inês Bógea, doutora em Artes, bailarina, documentarista, escritora e diretora da São Paulo Companhia de Dança (SPCD), a atração revela a memória e o registro da dança no Brasil pela voz dos protagonistas desta história, apurando as dificuldades encontradas ao longo do percurso e as vitórias alcançadas.


Sobre o primeiro episódio
No primeiro episódio de Figuras da Dança, Eliana Caminada é a artista documentada. Filha de Augusto Eupídeo Boamorte e Myriam Vieira Boamorte, ela ingressou no balé muito cedo, aos cinco anos de idade. A iniciativa, que veio de seu pai, levou-a a uma carreira profissional na década de 60, quando entrou no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Desde então, desenvolveu trabalhos como coreógrafa, professora e pesquisadora. Também deu aulas de balé clássico no Parque de Recreação Darcy Vargas, Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, Centro de Dança Rio e, atuando como professora, ministrou disciplinas associadas à historicidade da dança na UniverCidade (Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro). Hoje é tida como referência na área.

Comentários