ITESCS comemora dez anos de existência

 
Em 2017, o ITESCS completa dez anos de atividades em prol do empreendedorismo (Renan Torres )
Em 2017, o ITESCS completa dez anos de atividades em prol do empreendedorismo
(Renan Torres )

O atual presidente do ITESCS, Benicio José de Oliveira Filho (Divulgação )
O atual presidente do ITESCS, Benicio José de Oliveira Filho
(Divulgação )
 Ao longo deste período, o Instituto tornou-se um verdadeiro hub de tecnologia  (Divulgação )
Ao longo deste período, o Instituto tornou-se um verdadeiro hub de tecnologia
(Divulgação )
Ao longo de sua existência, o ITESCS desempenhou centenas de ações com objetivo de criar um ecossistema empreendedor. Só para startups foram arrecadados R$ 1 milhão em investimentos-anjo no último ano na região do ABC
Em 2017 o ITESCS - Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul -, completa dez anos de atividades e dedicação ao setor de tecnologia do ABC. Quando nasceu, a instituição vinha com o propósito de criar oportunidades de negócios e desenvolvimento para as empresas de São Caetano do Sul, e de tão bem sucedidas que foram as ações realizadas ao longo deste período, que o ITESCS tornou-se um verdadeiro hub de tecnologia, estando a frente de importantes iniciativas que fomentam o mercado, incentivam empresários da região e outros municípios, abrem caminhos e auxilia na criação de projetos a serem explorados por aqueles que acreditam no potencial do Grande ABC.

Ao conquistar a confiança e congregar empresários dentro do ITESCS (os associados), todos juntos são capazes de crescer e trazer ideias para o setor. Através de cursos, palestras, missões empresariais, networking, entre outras ações, o Instituto encoraja e traz conhecimento que vão desde treinamentos de funcionários a capacitação de líderes; atrai empreendedores e investidores; auxilia na construção de startups por meio de mentoria e colabora para o crescimento dela com processos de aceleração e incubadora. Só neste quesito, em 2017, foram captados em torno de R$ 1 milhão em investimentos-anjo, direcionados à startups que precisam ser alavancadas, a fim de buscar o mercado promissor.

"No ano passado, nosso foco foi consolidar a posição do ITESCS como um instituto que acredita no empreendedorismo com base tecnológica e inovação. Nós discutimos as possibilidades de potencializar a nossa região, trazendo luzes às startups de tecnologia", explicou o atual presidente do ITESCS, Benicio José de Oliveira Filho, que acrescentou. "Formamos mais de 100 investidores Anjos do Brasil no núcleo ABC, analisamos mais de 40 projetos de startups e temos como exemplo de projeto bem sucedido, a startup Filho sem Fila, que além de atender a todo o mercado nacional, já trabalha na expansão da marca na América do Norte. Tão logo, a grandeza de nosso movimento será percebida", .

Hoje, o ITESCS trabalha para empoderar empreendedores e desenvolver soluções tecnológicas estimulando ainda mais o fomento de startups, com o propósito de incentivar novos modelos de negócios e o desenvolvimento econômico do Grande ABC, auxiliando os empresários e universidades a perceberem os benefícios que as startups de tecnologia podem gerar. "Temos como meta para 2017, formar 300 investidores anjos, investir em cinco startups regionais e consolidar a Incubadora Tecnológica da Metodista", salientou Benicio.

Para celebrar esta incrível história, o mês de abril dará início a uma série de comemorações do ITESCS, entre elas, o lançamento da Incubadora Tecnologia da Universidade Metodista. "É um ano especial para nós. Fomos um dos idealizadores da incubadora e estaremos na presidência, além de possuirmos cadeiras no conselho; já temos dois associados do ITESCS envolvidos com as reuniões de trabalho. Eu, particularmente, estou envolvido neste projeto há seis meses. Teremos um espaço com mais de 1 mil metros quadrados para mentorizar, acelerar e escalar pelo menos dez startups do ABC. Será uma nova fase de desenvolvimento empreendedor na região", apontou Benicio.

Diversos eventos serão realizados ao longo de 2017, como o Startaup Day ABC organizado pelo SEBRAE em maio e o primeiro Demoday do ABC, em parceria com a Universidade Mauá, em junho.

Para mais informações e ficar por dentro dos eventos do ITESCS, acesse: http://www.itescs.com.br/.

Comentários