Câmara questiona sobre a implantação do projeto” Cidade Digital”

 
Na sessão ordinária de segunda-feira, 27 de março, foi aprovado o Requerimento nº 32/2017, solicitando da Prefeitura informações a respeito da implantação do projeto “Cidade Digital” no município de Jales.
“Cidade Digital” é um programa do Ministério das Comunicações, em parceria com Prefeituras locais para levar internet, incluindo rede WI-FI, a diversos pontos da cidade, além de entregar equipamentos para ampliar a infraestrutura de informática.
O requerimento, de autoria do vereador Tiago Abra (PP), questiona a Prefeitura se há interesse em aderir ao projeto e instalar pontos de acesso livre à internet em ambientes públicos no município.
O documento foi aprovado e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).
Noticia veiculada em  11 de fevereiro de 2015 com a visita de técnicos a Jales para implantação do sistema
A prefeita Eunice Mistilides Silva - Nice - recebeu na última semana a visita dos engenheiros da PETCOM – Eletrônica e Telecomunicações para acertar os últimos ajustes antes da implantação do “Cidades Digitais” em Jales.
A recepção no gabinete foi acompanhada pelo secretário de Comunicação, Bruno Guzzo.
 
A empresa foi vencedora da licitação promovida pelo Ministério das Comunicações e tem vasta experiência no mercado, sendo a responsável pela internet dos estádios da Copa no ano passado. O convênio assinado pela prefeita prevê investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão, que dentre outros itens, inclui a implantação de 20 km de fibra óptica na cidade. O Governo Federal escolheu 262 cidades em todo país num total de 1.900 mil inscritas.
Em 2015 técnicos PETCOM – Eletrônica e Telecomunicações visitaram os 42 prédios públicos que seriam interligados através da fibra óptica subterrânea e ficou definido que três pontos de acesso públicos disponibilizados pela população através da rede wi-fi nas praças João Mariano de Freitas e Euplhy Jalles e na Feira do Produtor Rural (Comboio).
“Ficamos muitos felizes com as visitas dos engenheiros que serão responsáveis pelo Projeto. O start inicial foi dado. Acreditamos agora que depois desses estudos e visitas nos pontos, o Ministério das Comunicações autorize o plano de trabalho para garantirmos esse projeto inédito na cidade e que tanto a população precisa”, afirmou a prefeita.
O projeto “Cidades Digitais” permitirá a interligação das redes de computador do município em melhor velocidade, a implantação de programas em benefício da população e a oferta de internet de banda larga gratuitamente à população. A previsão é que nos próximos meses as ações para implantar o projeto sejam efetivadas.
Via Prefeitura de Jales

Comentários