UNIJALES: superando desafios

Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego
Vice-reitor acadêmico da UniJales



Transcorridos os dias iniciais do ano letivo de 2017, no Centro Universitário de Jales é notável o seu crescimento. Os corredores, antes um tanto apáticos e reveladores de uma crise que assolava o país, agora transborda vida. Nos intervalos desabrocham expectativas e sonhos de vida. As salas cada vez mais preenchidas por cabeças em busca de um novo tempo. Caminhar pela Unijales, hoje, nos dá a sensação que avançamos no front, que nossa luta, contra as intempéries dos anos anteriores estão pouco a pouco sendo vencidas. Claro que não se corre uma maratona com tempo de uma prova de 100 metros, mas esse notório avanço já nos deixa confiantes de uma chegada triunfante, depois da transposição de tantas barreiras.

E ao que se deve esse prenúncio de triunfo? Quem possibilitou esse raiar de um novo tempo para Unijales? A resposta não é difícil. Toda vez que os mantenedores e demais gestores colocavam na mesa as dificuldades e a necessidade de ajustes, a equipe se manteve unida e confiante. Dotados de uma rara competência, coordenadores e professores, dia após dia, alicerçaram com confiança um trabalho de excelência, estiveram sempre, tanto dentro quanto fora da sala de aula, lutando por cada aluno. Se não tínhamos capital monetário, nos sobrava capital humano. Foi, desse modo, que inovações na medida certa e trabalho compromissado produziram o elixir mais poderoso que uma escola pode produzir. Hoje, graças às novas tecnologias, além da presença física constante, nossos coordenadores acompanham, de onde estiverem, integralmente a situação de cada turma e pode instantaneamente buscar soluções para os desafios que se impõe.

Claro que os desafios foram imensos ao longo desses últimos anos e, ainda, temos muitos. Mas o importante é que, fundamentalmente, a sociedade de Jales e região está percebendo que na Unijales, a despeito de todas as dificuldades enfrentadas, tem prevalecido a vontade e a competência para proporcionar ao nosso aluno uma formação de excelência. E, evidentemente, esse caminhar tem também o mérito do nosso aluno. Durante esses anos quantas vezes não nos reunimos para refletir sobre a Unijales? Como tem sido encantador ver o brilho nos olhos de cada discente ao falar da instituição onde estuda. Foram eles que nos tempos mais difíceis nos fizeram acreditar e nos deram força para nossa luta.

Na condição de Reitor, pude ter, ao longo dos últimos anos, a oportunidade de conversar com todos os segmentos envolvidos, em especial, com os nossos estudantes e representantes de turma. Sempre atendiam ao meu chamado para reuniões que, não raras vezes, se estendiam em relatos emocionantes sobre o desejo de contribuir para melhoria da Unijales. São nossas verdadeiras joias, cujo nosso papel é apenas lapidá-las. São testemunhas do esforço de coordenadores e professores para transformar suas vidas.

A união de esforços de coordenadores e professores, que a qualquer hora estão à disposição para não deixar nosso aluno esmorecer, tornou-se a marca principal da Unijales nesses últimos tempos. E, assim, unidos vamos construindo uma Unijales cada vez mais forte. Por essa razão, meu agradecimento especial aos alunos, professores e coordenadores pelo carinho e atenção com o qual me atenderam, toda vez que os procurei. Esse compromisso com a nossa missão, tornaram minha passagem pela Reitoria extremamente gratificante. E, é com esse espírito de união e trabalho que esperamos atravessar mais ano. Muito obrigado.
 

Comentários