Reunião no Cade pede abertura dos frigoríficos

Após dias de luta na tentativa de reverter o fechamento da unidade do frigorífico JBS na Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP), o prefeito Ademir Maschio juntamente com o presidente da Câmara Municipal Marcelo Favaleça, o deputado estadual Itamar Borges e o deputado federal Fausto Pinato, que estiveram em Brasília, na quarta-feira (8) em reunião com diretores do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) anunciaram a disponibilidade do órgão em atender as necessidades do JBS.

Também esteve presente na reunião (foto) o senador Wilder Morais (PP), de Goiás, acompanhado do prefeito Kelson Vilarinho (Cachoeira Alta) e do deputado federal Heuler Cruvinel (GO) para solicitar a reabertura dos dois frigoríficos nos municípios de Santa Fé do Sul (SP) e Cachoeira Alta (GO). Também acompanharam a audiência o superintendente-adjunto do Cade, Kenys Menezes e o procurador-federal Rodrigo Belon.

O fechamento deixou desempregadas cerca de mil pessoas (600 em Santa Fé do Sul, e 400 em Cachoeira Alta), em razão da decisão do Cade. Os dois estabelecimentos pertencem ao grupo JBS Brasil (Friboi).

O senador Wilder Morais discutiu a situação com o conselheiro do Cade, Gilvandro Vasconcelos, que se comprometeu em convocar um representante da presidência e o responsável pela área jurídica da JBS para buscar um acordo para a empresa cumprir os requisitos propostos pelo órgão de defesa do consumidor.

O senador Wilder Morais demonstrou, durante a reunião, que não está nem um pouco satisfeito com essa situação e quer uma solução rápida, que contemple os dois municípios e, especialmente, provoque a retomada dos empregos dos trabalhadores.

Segundo o prefeito Ademir, a reabertura da unidade só dependerá da empresa, pois o Cade já abriu as portas e disse aguardar o posicionamento oficialmente do JBS até segunda-feira. "Tivemos mais uma vitória nesta luta. Com a força política que mostramos, estamos caminhando para uma possível solução sobre o fechamento do frigorífico em Santa Fé. Agora depende deles. Estamos muito esperançosos. Agradeço o Fausto que foi determinante na articulação dessas audiências, também agradeço a câmara de vereadores e os deputados estaduais Carlão Pignatari e Itamar Borges pelo empenho na causa".

O vereador Marcelo Favaleça disse que o deputado Fausto Pinato teve um papel essencial nessa decisão, juntamente com prefeito Ademir e Câmara Municipal. "Tudo que poderia ser feito, foi feito. O Cade aceitou flexibilizar e atender os pedidos para a reabertura do frigorífico, agora só depende do JBS", concluiu.

Cade - O fechamento dos frigoríficos aconteceu por decisão do próprio Cade. "O papel do conselho é fundamental para assegurar o justo e livre mercado no País, no entanto, a decisão do órgão foi na contramão do desenvolvimento econômico, deixando centenas de trabalhadores desempregados em um momento de instabilidade generalizada", lamentou o senador Wilder.

O representante do Cade argumentou que a JBS teria descumprido acordo feito anteriormente, que seria favorável ao mercado e aos consumidores. Wilder, no entanto, argumentou durante a reunião que é preciso resolver esse problema o mais rápido possível e que seja apresentada uma solução entre a empresa e o Cade. O senador Wilder sugeriu que a reunião fosse realizada nesta quinta-feira, 9. (fontes: Diário da Manhã (Go) e ASCOM PM de Santa Fé do Sul)
Foto/dm/divulgação

 
 
 


Comentários