Representantes da saúde dos municípios referenciados a Santa Casa participam de reunião sobre Alta Responsável

Os 16 municípios referenciados a Santa Casa de Jales foram convidados para uma reunião na última sexta-feira, 27 de janeiro, no Centro de Estudos do hospital para discutirem sobre a Alta Responsável.

De acordo com a Portaria MS nº 3.390/Brasil, 2013, que institui a Política Nacional de Atenção Hospitalar, a Alta Responsável consiste no processo de planejamento e transferência do cuidado de uma unidade de saúde (hospitalar ou ambulatorial) para outra(s), de modo a propiciar a continuidade do cuidado por meio de orientação de usuários e familiares/cuidadores.
 
O intuito da reunião foi relatar como esse trabalho está sendo realizado após o paciente ter alta do hospital. Para a enfermeira responsável técnica da instituição, Ana Lúcia Silva (foto) e coordenadora da Alta Responsável na Santa Casa, foi essencial esse encontro.


"A primeira roda de conversa com os gestores das unidades de atenção básica dos municípios adjacentes foi de extrema importância para que seja melhor entendido as facilidades, dificuldades e realidades por eles enfrentados o que se refere à continuidade do processo alta responsável", destacou ela

Estiveram presentes (foto ao lado)  as articuladoras da DRS XV de São José do Rio Preto, Ana Virginia Bortoloto Sossai e Sandra Maria Silvana Mendes, os representantes da saúde do Hospital de Câncer e dos municípios de Aspásia, Dirce Reis, Jales, Paranapuã, Pontalinda, São Francisco, Urânia, Vitória Brasil, também Ouroeste que não é referenciado, mas veio conhecer sobre o processo de alta do paciente.

O projeto Alta Responsável implantado pelo Grupo de Trabalho de Humanização – GTH, conta com uma equipe de profissionais da Santa Casa que atuam diariamente para a realização do processo nos pacientes que precisam da continuidade do cuidado.

Comentários