Projeto ‘Cinema Itinerante’ têm agradadopacientes do alojamento do HC de Jales

O Instituto Sociocultural do Hospital de Câncer de Barretos, em parceria com o Ministério da Cultura, vem realizando diversas sessões do projeto "Cinema Itinerante", no alojamento Casa de Apoio "Padre André" da Unidade do Hospital de Câncer em Jales, onde ficam hospedados pacientes em tratamento na instituição.

O projeto que teve início no final do ano passado e faz parte de uma das diversas ações desenvolvidas pelo Instituto Sociocultural, que busca sempre despertar nas pessoas o lado artístico, cultural e a sensibilidade social.

Para a coordenadora do departamento, Marcella Marchioreto, o cinema, desde sua origem em 1895, vem contando os mais diversos tipos de histórias em formato de fácil assimilação, por isso, continua tendo tanto sucesso de público, mesmo com toda a evolução tecnológica.

"Drama, comédia, romance, desenho, aventura, ficção científica, terror, documentários, seja qual for à classificação, o indivíduo sempre vai se identificar com algum filme", disse.

O objetivo é fazer com que os pacientes e seus acompanhantes consigam ocupar o tempo ocioso com cultura de qualidade e entretenimento. O projeto também conta com uma estagiária que fica responsável por realizar a sessões e acompanhar todo o projeto.

"Nas telas do Cinema Itinerante estarão disponíveis os mais diversos gêneros de filmes, para proporcionar uma verdadeira sessão de terapia para aos telespectadores, tanto os mais novos, quanto os mais velhos", relatou.

Os longas são definidos por um comitê formado por enfermeiro, representante dos pacientes, psicólogos e setor administrativo. Tudo para que os pacientes consigam esquecer um pouco do tratamento e terem um momento de lazer.

Comentários