PF prende na Bahia ex-prefeito de Dolcinópolis/SP


Jales/SP – A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Estadual de Estrela d’Oeste/SP, deflagrou hoje (21/2) a Operação Catatau, para investigar suspeita de desvios de recursos públicos durante gestão do ex-prefeito do município de Dolcinópolis/SP. Milhões de reais em pagamentos suspeitos, realizados durante sua gestão estão sendo investigados. Na ação de hoje, o ex-prefeito foi preso  em Porto Seguro/BA
 
Legendas da fotos1 - chegada do ex-prefeito a Porto Seguro 2 - Lava-Jato e conveniência em Porto Seguro 3- Prisão do ex-prefeito em Porto Seguro 4 - Residência na Bahia 5 - Restaurante em Porto Seguro.



 Policiais federais dão cumprimento a 2 mandados de prisão temporária, 10 conduções coercitivas e 11 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Porto Seguro/BA, Dolcinópolis, Distrito de Fátima Paulista, Cardoso, Pontalinda e Jales/SP.

De acordo com as investigações, o ex-prefeito, após o fim do mandato em 2016, mudou-se com a família e uma empregada para Porto Seguro/BA. Ele abriu duas empresas naquela cidade, localidade onde foi realizada sua prisão.  A ex-tesoureira da prefeitura, além de conduzida é alvo de dois mandados de busca e apreensão em Fátima Paulista e Dolcinópolis/SP.

Um dos suspeitos de ser “laranja” do ex-prefeito figurou como sócio em construtoras e empresas de consultoria, com capital social acima de um milhão de reais, que prestavam serviços para o município de Dolcinópolis/SP. Ele foi preso em sua casa em Dolcinópolis.

Em Jales, a casa do cunhado e da irmã do ex-prefeito é alvo de mandado de busca e apreensão, para o recolhimento de provas de interesse das investigações. Eles também serão conduzidos coercitivamente para prestar esclarecimentos. Contadores, empresários e prestadores de serviços também estão entre os alvos da operação.

São investigados consultorias, compras, serviços, convênios e obras com pagamentos suspeitos. Pagamentos com recursos provenientes da repatriação, recebidos do governo federal e utilizados nos últimos dias do ano de 2016, também são suspeitos. Em Dolcinópolis estes valores foram pagos apenas a alguns servidores, ligados ao ex-prefeito, e fornecedores do município.

O ex-prefeito será conduzido por policiais federais em vôo de Porto Seguro/BA até São José do Rio Preto/SP, de onde será escoltado em viatura até Jales/SP. Posteriormente ele será conduzido a presídio da região de Jales, onde permanecerá à disposição da Justiça Estadual.

Os conduzidos serão levados até a sede da PF de Jales/SP para prestar esclarecimentos, com exceção da esposa do ex-prefeito e sua funcionária que serão ouvidas na PF em Porto Seguro/BA.

 Será concedida entrevista coletiva, às 15h, na sede da PF em Jales.

Comentários