A Mente e a Crise

Flávio Rodrigo Masson Carvalho Professor do UNIBAVE – Orleans - SC
equilibriumtc@hotmail.com



O Poder da Mente como Sócio em seu Sucesso visa proporcionar ferramental para, não somente, enfrentar a crise financeira que nos assola, mas visa também, proporcionar meios para lidarmos com todos os tipos de crise: a financeira, a emocional, a saúde física e mental, a de idade, a familiar e a espiritual.

As crises podem suscitar em nós questionamentos profundos sobre o sentido da vida. Porém, quando as respostas e soluções já não nos satisfazem, estamos sujeitos a viver uma crise incomum, que nos conduz ao caminho da real transformação.

Uma antiga crença popular acaba de ganhar comprovação científica. Publicado recentemente na revista Science Translational Medicine, um estudo liderado pela Universidade de Oxford, da Grã-Bretanha, com a participação de outras três instituições europeias, mostrou que o pensamento negativo pode, sim, ter consequências nocivas. Pelo menos quando o assunto é saúde.

Por isso a importância de se pensar positivo, ser otimista, mesmo nessa crise sem precedentes. Usar o Poder da Mente para controlar os pensamentos, e pensar no bem, pensar positivamente, é a única maneira de evitarmos adoecer.

Um levantamento desenvolvido em 2010 pela International Stress Management Association (ISMA) revelou que, entre pessimistas inveterados, as chances de desenvolver moléstias como problemas gástricos, dores musculares, arritmia e taquicardia são maiores.

Na ciência, classificamos os pessimistas como pessoas que interpretam as dificuldades como fracassos e sempre esperam o pior. Eles sofrem muito. Acham que o mundo é injusto, são inflexíveis e obsessivos. Não raro, quanto mais pensamentos negativos nutrem, mais pessimistas ficam. Mas o que está por trás disso? O neurologista Pedro Schestatsky diz que a explicação passa por um conjunto de fatores. Em geral, sempre que uma pessoa crê que algo vai dar errado e vive uma situação de estresse, um gatilho hormonal é disparado no cérebro, e substâncias como cortisol e adrenalina são liberados. É como se o órgão percebesse que há algo ruim por vir e preparasse o corpo para a guerra — mantendo-o em estado de vigilância.

Parar de reclamar da crise e agir. Começando pelo pensamento, organizar os pensamentos, educar a mente para sempre pensar positivamente.

Estamos passando por uma grave Crise, mas já passamos por algumas crises, e vamos passar por outras no futuro.

O ser humano é que causou, e causará todas as crises. E como o ser humano não está bem, está maltratando o outro, e se maltratando demais, viveremos muitas outras crises ainda, até entendermos que estamos aqui para nos amarmos, e que somos todos iguais.

A grande crise que vivemos é interior, individual, espiritual, e a mesma só será vencida com muito amor, ou seja, quando nos amarmos.
 

Comentários