SSP cria página de consulta sobre bicicletas furtadas e roubadas

 
Proprietário e comprador podem verificar a procedência de bikes e as vítimas de crimes vão conseguir localizar rapidamente os equipamentos apreendidos pela polícia
A Secretaria da Segurança Pública lança nesta terça-feira (24) uma página para consulta do número de série de bicicletas em seu portal. Com isso, o cidadão pode verificar a procedência das bikes que tem ou que pretende comprar.
A medida, criada a partir de resolução assinada pelo secretário Mágino Alves Barbosa Filho em 6 de setembro de 2016 também permite que os proprietários de bicicletas furtadas ou roubadas consigam localizá-las, caso tenham sido apreendidas pelas polícias Civil ou Militar.
"Isso é fruto daquele grupo de trabalho, que criamos há alguns meses, envolvendo ciclistas e autoridades de segurança pública", comentou o secretário. "Agora, a partir de hoje, estará disponível essa consulta sobre bicicletas furtadas e roubadas [no site da SSP]", explicou.
Desde o ano passado, o sistema de Registro Digital de Ocorrências (RDO) já conta com um campo específico para o registro do chassi das bikes. O banco de dados da nova página será alimentado por essas informações, coletadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da SSP.
No site, será necessário digitar o número de série da bicicleta. No equipamento, essa informação fica no quadro próximo ao guidão. Caso haja boletim com esse número, a página dará uma das situações: "impedida", para bicicletas cadastradas como furtadas, roubadas ou extraviadas; ou "apreendida", para os casos em que a polícia tenha localizado a bike.
Para que o sistema funcione da melhor maneira possível, é importante que as vítimas de crimes registrem boletins de ocorrências, sempre informando o chassi, assim como já ocorre com os números de identificação de celulares.

Comentários