Quatro alunos do Ensino Médio da E.E. Gentila Guizzi Pinatti, de Sebastianópolis do Sul, na região de Votuporanga, foram destaques na redação do Enem. Ana Paula Boraschi e Gabriela Macedo tiraram notas acima de 840. Já Agnaldo Oliveira e Amanda D’Auricio foram além e conquistaram 940. Em 2016, o tema da prova era "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". De acordo com o Ministério da Educação, apenas 77 estudantes em todo o País atingiram a pontuação máxima, que é mil.
Para chegar tão perto do topo, foi preciso dedicação e muita prática. Além de conhecer diferentes estruturas de texto, as turmas da 3ª série eram incentivadas a entregar pelo menos uma redação por semana.
"Eu entendi que não precisamos escrever de forma engessada. Cada um aprende qual é o seu jeito de produzir", conta Amanda. No exame, a aluna defendeu a importância de grandes líderes religiosos não utilizarem a influência para manipular negativamente as pessoas.
Outra estratégia adotada pela unidade foi a apresentação de seminários. Há 12 anos na diretoria da escola, Isabel Cristina percebeu que apenas o domínio da escrita não é fundamental. Por isso, a escola investe em encontros e debates. Assim, os alunos podem conhecer mais a fundo os temas e elaborar argumentos.
"Focando no vestibular, eu pedi que os professores exigissem redação dos alunos todas as semanas. A sala de leitura, com certeza, é outra grande aliada, já que o hábito da leitura ajuda bastante na hora de escrever", afirma.
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