Páginas

sábado, 30 de julho de 2016

PPS de Urânia vai oficializar o nome de Fião como candidato a prefeito

David da Federal, do PMDB, será indicado
como candidato a vice
 

 Na sexta-feira, 5 de agosto, último prazo de acordo com a legislação eleitoral, os partidos da base aliada ao governo municipal em Urânia (SP) vão realizar convenções partidárias que irão decidir sobre as candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador às eleições municipais.
O Partido Popular Socialista (PPS) , sigla do pré-candidato a prefeito Odair Bezerra Dias (foto direita), o popular Fião, vereador e presidente da Câmara Municipal de Urânia, realiza sua convenção na sexta-feira, no horário das 19h às 20,30h, no Plenário do Poder Legislativo uraniense.
No evento, segundo o presidente do PPS de Urânia, Marcos Rogério Gavioli (Pike), o partido vai homologar a candidatura de Fião ao cargo de prefeito ao município de Urânia, além de candidaturas proporcionais e coligações.
O pré-candidato a prefeito Fião, terá como companheiro de chapa, o peemedebista David Rodrigues Menezes (David da Federal), (foto esquerda) cujo nome será indicado na convenção de sexta-feira (05/08) do PMDB que também confirmará coligação de apoio ao pepesista.
Os partidos Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido Progressista (PP), Partido Social Cristão (PSC), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Solidariedade (SD), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e Partido Socialista Brasileiro (PSB), também vão realizar suas convenções na sexta-feira, dia 5 de agosto, no plenário do legislativo uraniense a partir das 8h30m.
Segundo Marcos Gaviolli, outros dois partidos estudam a possibilidade de também fechar coligação em apoio ao pré-candidato Fião.
Durante as convenções, os partidos vão deliberar sobre as coligações majoritária e proporcional, quando também serão definidos números dos candidatos e os nomes a serem utilizados na urna eletrônica.
Os partidos deverão formalizar coligação em torno do nome do pré-candidato Fião (PPS), que conta com o apoio político do atual prefeito Airton Saracuza (PP).
 

O belo enlace de Isabelle e Higor












A Igreja de São José Operário, no bairro São Judas Tadeu, em Jales, no dia 16 de julho, foi palco do enlace matrimonial da nutricionista Isabelle Iglesias e o bancário Higor Bellão. Tudo foi perfeito nos mínimos detalhes: cerimônia religiosa pelo padre Trindade,, decoração de total bom gosto (Lú Fiscarelli) , presenças elegantes e conhecidas em sociedade, cerimonial e assessoria (Jocelia Cabrini), seleção musical e recepção no Chácara Recanto do Valle (buffet Terezinha Gazola). A noiva Isabelle, é filha João Julio Iglesias Siqueira e Sueli de Fátima da Silva Iglésias e o noivo Higor, filho de Jayme Bellão e Fátima Joana Padula Bellão.

Prefeito Saracuza, de Urânia, participa da reunião do Conesan

Na manhã de quarta-feira, dia 27 de julho, na capital paulista, aconteceu no Salão dos Pratos do Palácio dos Bandeirantes, reunião do Conselho Estadual de Saneamento – Conesan.

O prefeito Francisco Airton Saracuza, de Urânia, esteve presente à reunião do Conesan como delegado representante da Bacia Hidrográfica Turvo/Grande – UGRHI 15, participando das deliberações administrativas do órgão.

O Conselho Estadual de Saneamento – Conesan é um órgão de caráter consultivo e deliberativo, de nível estratégico para a definição e implementação da política de saneamento básico do Estado, com a organização, a composição e o funcionamento estabelecido pelos artigos 39 e 40, da Lei Complementar nº 1.025, de 7 de dezembro de 2007 e Decreto estadual nº 54.644 de 05 de agosto de 2009.

O Conesan é composto por 33 membros, com direito a voto e são representados por Secretários de Estado e dirigentes de órgãos e entidades da administração direta e indireta, por Prefeitos e membros da Sociedade Civil.

Aniversário do Balim

 
Neste domingo, 31 de julho, o agropecuarista Durval Rossafa Rodrigues, o estimado Balim, na foto com a esposa Cidinha, recebe os parabéns de familiares e amigos pelo aniversário. Longa vida pra você Balim

Urânia conquista Medalha de Ouro na modalidade Bocha nos Jogos Regionais

De 20 a 30 de julho o Município de Urânia (na fotos integrantes da equipe) esteve participando da 60ª edição dos Jogos Regionais na cidade de Araçatuba. A delegação uraniense esteve composta por 100 pessoas entre atletas, comissão técnica e equipe de apoio participou com 10 equipes nas modalidades Atletismo masculino e feminino, Bocha, Malha, Handebol, Voleibol feminino, Futebol, Futsal e Tênis de Mesa.

Após 10 dias de competição Urânia obteve os seguintes resultados:-

Bocha: Ouro,  Karatê individual: Bronze; Malha: 4° lugar; Tênis de Mesa: 4° lugar; Voleibol feminino : 5° lugar

A participação da delegação uraniense teve o total apoio da atual administração através do prefeito Francisco Airton Saracuza e do vice-prefeito Vicente e da Câmara Municipal de Urânia, que parabenizam a todos atletas participantes, Comissão Técnica, Domingo Junior (Quati) , Jair Zarpelão, Antonio (Tonho Barriga) , e ao grupo de apoio Verinha e Fatima , Carlinhos da Prefeitura, Boca , Manezinho eletricista, Italiano e a todos que de uma forma ou outra colaboraram.

Tânia Oliveira vai se tornar musa fitness

 
A apresentadora e educadora fisica, Tânia Oliveira, vai virar musa Fitness. A ex panicat - que também já teve um programa no youtube voltado ao mercado fitness, dando dicas de alimentos saudáveis, acabou de fechar parceria o consultor fitness Waltão Abreu, para se preparar à nova fase de sua carreira.

Dona de um corpo escultural, Tânia é Madrinha da Escola de Samba Dragões da Real, de São Paulo e, diariamente, recebe mensagens em suas redes sociais, site e e-mail, de pessoas que pedindo dicas de como cuidar do corpo e ter uma alimentação saudável. Foi pensando nisso que a apresentadora procurou a consultoria de Waltão para poder dar andamento ao projeto.

A vantagem de Tânia é que ela é formada em Educação Fisica e, através do auxilio da equipe de Waltão Abreu - que conta com o preparador fisico, além de uma equipe médica com endocrinologista, nutricionista, entre outros - ela vai melhorar ainda mais se físico para o ingresso ao mercado.

"Embora eu seja formada na área, ainda tenho muito o que aprender, sem contar que preciso de motivação e dicas para tornar meus treinos e dietas mais eficientes. O Waltão atua com uma equipe multiprofissional que está dando todo o suporte que preciso, com muita competência, responsabilidade e eficiência. Isso vai ser muito bom para meu ingresso ao mercado fitness e também para melhorar minha saúde para a maratona de ensaios e desfile de Carnaval".

Saudades do Nakasato, meu ídolo

Junji Abe



Na segunda-feira (25) o guerreiro de tantas cruzadas, líder inconteste e meu amigão do peito, Masaro Nakasato, foi chamado por Deus e viajou para o paraíso celestial. Uns dez dias antes, visitei-o. Foi um encontro providencial! Não sabia que seria o último neste plano físico. Filho de imigrantes japoneses, ele nasceu na cidade paulista de Promissão, em 8 de novembro de 1931. Deus escreveu o seu destino de servir à sociedade. E ele cumpriu sua nobre missão, com devoção e paixão.

Era 1961, quando ele se instalou no Bairro do Pindorama. Sorte de Mogi das Cruzes. E sorte minha. Naquele ano, o presidente Jânio Quadros renunciou. O interino João Goulart acabou deposto na Revolução de 1964. Foi nesse difícil período que conheci o Nakasato. Eu tinha 21 anos e fazia parte da Associação Rural de Mogi das Cruzes.

Nove anos mais velho, ele foi um irmão, amigo em todos os momentos. Como agricultores, lutamos o bom combate em prol dos míni, pequenos e médios produtores de verduras, legumes, tubérculos e bulbos. São produtos de alto risco para quem cultiva. Acima de tudo, pela insensibilidade governamental na adoção de políticas públicas específicas. A teia de obstáculos nos uniu na batalha de despertar, nos ouvidos moucos da sociedade, a riqueza da policultura de hortifrútis para a saúde e para a economia.

Fomos para as mesmas trincheiras. Entre outras incontáveis ações, aponto a atuação fundamental em entidades ligadas ao agronegócio, assim como nas Cooperativas de Eletrificação Rural e de Telecomunicação Rural de Mogi e Região. Ambas eram administradas pelos agricultores, de forma gratuita, para beneficiar o campo com luz elétrica e telefone. Tudo foi feito de modo inédito e pioneiro.

Nakasato era o insubstituível companheiro, devotado em desfraldar nossas bandeiras cada vez que participávamos de campanhas eleitorais. Graças ao fecundo trabalho de samurais como ele, tive a honra de edificar minha história de cooperativista, sindicalista, vereador, deputado estadual, prefeito e deputado federal.

Mesmo com a profunda dor da ausência física, agradeço a Deus pela dádiva de tê-lo como grande amigo, confidente, meu ídolo. Encontro consolo na certeza de que, da Morada do Senhor, ele zela por nós. Suas lições, sua alegria de menino, sua energia revigorante, sua devoção ao bem, todo seu legado permanecem em nossas almas. Quando o filho primogênito Yutaka Nakasato me chamou para deixar uma mensagem ao seu pai, disse: "Amigo, até logo! Muito obrigado, obrigado e obrigado! Parafraseando Berthold Brecht, ‘há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.’ Você, guerreiro, é imprescindível!"

Junji Abe é líder rural, foi deputado federal pelo PSD-SP (fev/2011-jan/2015) e prefeito de Mogi das Cruzes (2001-2008)

Unidade III Jales do HCB participa da Campanha “Julho Verde”

Para comemorar o "Julho Verde", que é o período de mobilização nacional sobre a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, os profissionais envolvidos no tratamento desta especialidade, na Unidade III Jales do Hospital de Câncer de Barretos, realizaram uma ação de conscientização na quarta-feira, 27 de julho. A data marca o "Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço".

Este é 2º ano da "Campanha Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço", que foi criada para informar as pessoas sobre a importância de se fazer a prevenção e de estar atento aos sinais de alerta da doença, os principais fatores de risco e como preveni-los.

Toda a equipe da especialidade se vestiu de verde com o intuito de alertar a população sobre doença, que é o 2 º câncer mais comum entre homens e mulheres no mundo.

A imagem de São Judas Tadeu - localizada nas dependências do Hospital - e a caixa d’agua da cidade também receberam uma iluminação especial na cor verde em comemoração à iniciativa.

Mais de 50% dos atendimentos na Santa Casa de Jales são de outros municípios

O fato da instituição estar localizada em Jales não justifica a restrição de atendimentos. Junto ao Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto - DRS XV a Santa Casa atende mais 15 municípios referenciados, sendo eles: Aparecida D’ Oeste, Aspásia, Dirce Reis, Dolcinópolis, Marinópolis, Mesópolis, Palmeira D’ Oeste, Paranapuã, Pontalinda, Santa Albertina, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, Urânia e Vitória Brasil, e ainda outras cidades e estados.

De janeiro a junho deste ano a Santa Casa atendeu 13.786 pessoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e deste montante cerca de 48,80% são dos 15 municípios, 1,36% de outras cidades e 49,84% de Jales, isso significa que o hospital atende mais pacientes de fora do que da própria cidade.

Para o provedor em exercício, Junior Ferreira, isso representa o quanto a população em torno das cidades vizinhas do hospital está presente nos atendimentos. "Perante tal descrição ainda necessitamos de uma atenção especial de outros municípios, muitos são parceiros, porém precisamos ser mais lembrados".

A Santa Casa de Jales é uma instituição sem fins lucrativos que dependente exclusivamente dos repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) que não são suficientes, por isso também se faz necessário os recursos federais e estaduais, pois as despesas ultrapassam os R$ 2 milhões por mês, daí ser necessário que o setor de Captação de Recursos recorra à organização de eventos e campanhas junto à comunidade.

AME de Jales recebe certificação de Selo de Qualidade


 
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Jales, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, gerenciada em parceria com a Santa Casa de Votuporanga, recebeu na manhã de terça-feira, 26 de julho, a "Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade em ISO 9001:2008 pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas".

Esta certificação comprova as melhorias que a implantação do sistema de gestão da qualidade trouxe para o ambulatório.

Estiveram presentes no evento, a Diretoria da Santa Casa de Votuporanga, o prefeito municipal Pedro Callado, a secretaria municipal de Saúde de Jales Patrícia Albarelo, o administrador dos AMEs Angelo Jabur Bimbato, a gerente do Ambulatório Fátima Aparecida Modulo Claudio e colaboradores.

"Essa conquista é resultado de um planejamento estratégico realizado há alguns anos, pois o Ambulatório buscava ser referência em qualidade em assistência especializada ainda neste ano de 2016, com o objetivo de conseguir esse selo de qualidade", conta Fátima Aparecida Modulo Claudio, a Gerente do Ambulatório.

Para Fátima, com as mudanças nos processos de atendimento, consultas, exames e pequenos procedimentos cirúrgicos, o setor de qualidade do Ambulatório conseguiu levantar informações que auxiliaram a direção e as gerências na tomada de decisões administrativas.

A implantação do Sistema de Gestação da Qualidade foi conduzida pela equipe composta por Edilene Regina Simioli, Supervisora de Qualidade dos Ambulatórios, Aline Marques Neves, Coordenadora de Qualidade do AME de Jales, Roberta Patricia Jeuken, Analista de Qualidade, Eiko W. Endo, Auxiliar da Qualidade do AME de Votuporanga e Taise Jordão Zanzarini, Enfermeira da Qualidade e Edi Carla Pereira de Souza Lima, Auxiliar da Qualidade do AME de Santa Fé do Sul.

Essa implantação e padronização dos processos nos Ambulatórios de Jales, Santa Fé do Sul e Votuporanga, aconteceu simultaneamente e para testar a implantação do sistema, foi realizada uma auditoria por cinco dias nos três Ambulatórios, conduzida por Valéria Aparecida Ramos Silva, Auditor-Líder, Wildo José de Farias Alves, Auditor e Regiane Sampaio, Especialista.

"O resultado positivo da avaliação da auditoria comprova a qualidade dos profissionais que atuam no serviço. Parabéns à administração, aos médicos e os funcionários dos AME´s, da qual a Santa Casa é gestora, que com muito empenho, conquistaram essa certificação", declara o provedor da Santa Casa de Votuporanga, Luiz Fernando Góes Liévana.

"O comprometimento dos colaboradores do AME foi essencial para atingir os objetivos e, em consequência, oferecer um serviço humanizado para nossos usuários", finaliza Liévana.

Banda Ira! fala do retorno da bandano Metrópolis deste domingo, 31/7

 
A banda Ira! é a convidada desta edição inédita do Metrópolis, apresentada por Adriana Couto e Cunha Jr. Detalhes da nova turnê programada pelos músicos estão presentes na atração, que vai ao ar neste domingo, 31 de julho, às 20h, na TV Cultura.

Formada em 1981, a banda brasileira de rock Ira! anunciou seu término em setembro de 2007. Sete anos após o recesso, em 2014, o vocalista Nasi e o guitarrista Edgard Scandurra deixaram as desavenças de lado e declararam sua volta. A ideia seria retornar aos palcos tocando clássicos e compondo novas canções. Também integram o conjunto Daniel Rocha (baixo), Evaristo Pádua (bateria) e Johnny Boy (teclados).

Na edição, os artistas relembram o processo de reencontro e comentam a retomada dos ensaios e shows que prometem ser inesquecíveis na história do grupo, que percorre seus 34 anos de estrada.

O Metrópolis, há 28 anos no ar, é o único programa diário de cultura da TV aberta. Vai ao ar de segunda a sexta-feira e aos domingos.

Paula Fernandes e Lucas Lucco entram na programação musical da 61ª Festa do Peão de Barretos

 
A 61ª Festa do Peão de Barretos anunciou mais duas grandes atrações musicais: Paula Fernandes (foto) e Lucas Lucco se juntam a mais de 120 shows que acontecem nos 11 dias do maior rodeio da América Latina: 18 a 28 de agosto.

Paula Fernandes entra no evento por uma causa solidária. Ao lado de Fernando & Sorocaba e da atração internacional Chris Weaver Band a cantora se apresenta em prol do Hospital de Câncer de Barretos, que atende, gratuitamente, milhares de pacientes de todo o país. O show será no domingo, dia 21 de agosto, no palco do Estádio de Rodeios. O cantor Loubet e a dupla João Marcelo & Juliano se apresentam no palco Festeja, também em solidariedade à instituição de saúde.

Já Lucas Lucco entra na grade da programação na sexta-feira, dia 26 de agosto, com show no palco Festeja. Na mesma noite o palco recebe Thaeme & Thiago, João Bosco & Vinicius, João Neto & Frederico, Léo & Rafael, Marquinhos Guerra e Juliano Cézar. O palco do Estádio recebe neste dia Jorge & Mateus e Mateus & Kauan.

A programação completa da Festa do Peão de Barretos está disponível no site www.independentes.com.br onde acontecem as vendas online de ingressos.

Sobre a Festa do Peão de Barretos – A 61ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos contará com mais de 100 shows durante seus 11 dias de evento. Este ano a mais tradicional festa do gênero recebe nomes como Zezé Di Camargo & Luciano (embaixadores), Jorge & Mateus, Gusttavo Lima, Henrique & Juliano, Wesley Safadão, entre outros, além de dos principais nomes do mundo do rodeio. Nos destaques das competições estão a realização da final da PBR (Professional Bull Riders), que acontece entre os dias 18 e 21 de agosto, a final da Liga Nacional de Rodeio e o 24º Barretos International Rodeo.

Os visitantes da 61ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos também podem realizar uma verdadeira imersão no universo sertanejo por meio das atrações culturais como a Queima do Alho, Concurso de Berrante, apresentação de Catira e conhecendo o Rancho do Peãozinho, espaço dedicado exclusivamente para o público infantil.

Venda de Ingressos – Os ingressos para diferentes setores da Festa do Peão podem ser adquiridos nos sites www.independentes.com.br , onde também está disponível a programação completa do evento, ou www.totalacesso.com

Educando o Educador

Flávio Rodrigo Masson Carvalho

Muito se tem discutido sobre a formação do educador, e muitos são os trabalhos apresentados sobre tal temática. Muitos são os cursos, seminários que discutem o tema. O que mais se tem tentado demonstrar e discutido, é a capacidade que possui o educador de pensar sobre seu papel, e não apenas executá-lo, automatamente.

Os estatutos, regimentos atuais possuem leis, regras a serem seguidas pelos educadores, onde apresentam as devidas competências que devem ser cumpridas. Como se isso bastasse para transformar o indivíduo num excelente educador. Mister se faz que as políticas educacionais sejam mudadas sobremaneira. O educador deve ter mais liberdade, e mais, muito mais deve ser investido na sua formação, principalmente no que tange ao suporte psicológico, um acompanhamento de seus problemas pessoais, feito por profissional dentro de um ambiente clínico individual.

Vários são os projetos e políticas apresentadas pelo governo para a formação do educador, mas nada melhor que treiná-lo a pensar por si só, ou seja, o próprio educador tem que ganhar a consciência de sua situação, e assim podendo melhor investir na sua formação. Este é outro aspecto que a contribuição da psicanálise poderá ser enorme, ou seja, ajudando o educador a tomar consciência de sua atual situação, e este trabalho é feito através de sessões de análises individuais ou em grupo.

Percebemos que a cada nova política educacional, a cada projeto apresentado, se instala o caos, não somente na classe, mas em toda sociedade, pois todos defendem que a solução de todos os problemas está na educação, o que potencializa ainda mais a problemática.

Mas ainda podemos constatar que o educador se encontra muito distante no que tange a sua atuação na contribuição para solucionar os problemas educacionais. Mister se faz que os educadores sejam mais agressivos, e que sejam mais ouvidos, pois são o que possuem melhores condições para contribuir na solução de problemas educacionais, e são os mesmos os envolvidos diretamente na temática.

O professor é um dos sujeitos do processo ensino-aprendizagem e, nesta relação, discute seu saber. E não é um projeto, programa ou política educacional que vai resolver definitivamente os problemas de aprendizagem, ou de ensino. A classe dos professores necessita ser mais unida e organizada. Se constata um enorme interesse da classe no que tange a política salarial, mas o mesmo não acontece quando se vai discutir possíveis soluções para a melhora da educação e de sua formação quanto docente.

O educador brasileiro precisa romper com alguns paradigmas, se libertar das amarras que ainda o prende a um passado, mister se faz que haja um resgate de sua autoestima, que ele compreenda e acredite na importância de seu papel perante a sociedade. Mister se faz que ele acredite que exerce o mais importante e fundamental papel dentro de uma sociedade, que é o de educar o indivíduo, e ainda se não bastasse ele tem que lidar com indivíduos com dificuldades de aprendizagem, inclusão etc.

Sou professor, mas sou também formador de opinião, detentor de conhecimento e ferramentas úteis e importantes no processo ensino-aprendizagem, mas devo respeitar também o ponto de vista do sujeito que aprende, e sou um deles também, mas quando ensino devo ter a consciência desta minha tarefa, e tenho que estar atento as minhas responsabilidades como educador, psicanalista e psicopedagogo. Se o educador tiver tal consciênciasua contribuição será enorme e linda, não somente no que tange a educação, mas para toda a sociedade em que vivemos.

"Educa-se hoje a razão sem educar o coração, originando pessoas intelectualmente adultas e sentimentalmente infantis, falsas e até agressivas" (Frei Betto) *Flávio Rodrigo Masson Carvalho


equilibriumtc@hotmail.com


Editais de Proclamas

Rosimeire Ensides Tomazeli, Oficial Interina do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.

MAYKON FELIPE BRITO DE OLIVEIRA e BEATRIZ NERIS DOS SANTOS. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 06 de dezembro de 1.993, coletor, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Marcos Lopes de Oliveira e de Lucineide da Costa Brito. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 23 de fevereiro de 1.999, do lar, solteira, residente e domiciliada em Jales, deste Estado, filha de Edimar dos Santos e de Luciana Barbosa Neris.

PAULO CESAR DE FREITAS e LUCIMARA MATIAS DA SILVA. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 14 de junho de 1.985, lavrador, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Sebastião Gracindo de Freitas e de Regina Aparecida da Silva. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 23 de julho de 1.982, lavrador, solteira, residente e domiciliada em Jales, deste Estado, filha de José Matias da Silva e de Sebastiana Marques da Silva.

JOABE SILVA DE OLIVEIRA e GRACIANI APARECIDA MAZZINI. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 24 de fevereiro de 1.980, técnico em refrigeração, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Valdeir Gonçalves de Oliveira e de Ana da Silva de Oliveira. ELA, natural de São José do Rio Preto, deste Estado, nascida aos 28 de fevereiro de 1.983, do lar, solteira, residente e domiciliada em Jales, deste Estado, filha de Osmar Mazzini e de Fátima Aparecida Garcia Mazzini.

VLADIMIR DE JESUS ALVES e DELMIRA SILVA JANUÁRIO. ELE, natural de São Paulo, deste Estado, nascido aos 05 de novembro de 1.961, pedreiro, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de José Rosa de Jesus Alves e de Maria Margarida Alves. ELA, natural de Auriflama, deste Estado, nascida aos 05 de outubro de 1.968, cozinheira, divorciada, residente e domiciliada em Jales, deste Estado, filha de Izadi Fabricio da Silva e de Benedita Martins de Oliveira.

SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA- O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.

Rosimeire Ensides Tomazeli – Oficial Interina

FOLHAGERAL

da redação


A política


na terra de Euphly Jalles está derretendo como manteiga na chapa quente alimentada pelo calor de acontecimentos de arrepiar os cabelos. Na busca de apoio para suas candidaturas, há políticos jogando de forma torta, sem refletir na qualidade das suas ações.



Atitudes
inadequadas não são necessárias e não geram bons frutos. Basta lembrar os casos de mediocridade política da história de Jales. Se hoje o ambiente político está confuso e complicado, eis a boa oportunidade de se destacar por fazer o melhor para o coletivo.

No acender

das luzes da convenção do PP Jales, terça-feira (26 julho), uma surpresa aos presentes. Um ofício assinado pelo presidente regional do PP Guilherme Mussi e pelo deputado federal Fausto Pinato proibia a coligação do partido com o DEM e com o PT. Eles (do diretório regional), haviam sem uma justa causa, decretado a intervenção no PP de Jales Isso cheirou a golpe.


Só que,
na segunda-feira (27/07) a juiza Claudia Lúcia Fonseca Fanucchi deferiu liminar em Mandado de Segurança a favor do PP jalesense, determinando a imediata suspensão da intervenção do Diretório Regional no Diretório Municipal de Jales "e permitindo a realização da Convenção Partidária já designada". A convenção já estava marcada para a terça-feira (26 de julho 2016).


Como não
havia contestação à determinação da juíza Claudia Lúcia, o PP de Jales estava ordenado juridicamente para realizar sua convenção e livre para decidir sobre a pauta da reunião que seria a coligação com o DEM de Flá Prandi.


O PT
vai lançar sete candidatos a vereador (5 homens e 2 mulheres) r se coligar com os demais partidos que apoiam Flá e Garça para conquistar vaga no Legislativo.


Lá no botequim
da vila, os analistas políticos discutem se os pepistas jalesenses vão engolir o espinho ou ficar com ele atravessado na garganta com aqueles que aportaram na última hora na agremiação e não ajudaram o PP a sair do isolamento em que se encontrava


Nos bastidores
o assunto principal é como um político, no caso o prefeito Pedro Callado, consegue congregar a seu desfavor quase 100% dos partidos políticos constituídos no município e lideranças comunitárias. Com o prefeito, fora o PSDB, assina apoio o PV do pré-vice Bixiga. O PP mesmo se for derrotado pelos pseudos pepistas, seus membros vão apoiar Flá e Garça. Quer dizer, Callado fica com o sigla sem conteúdo.


Outra questão
partidária deve ser levada em conta. Ante os fatos que ocorrem, dentro do PSDB cresce a possibilidade do partido entrar na campanha, desgastado e enfraquecido com tantos erros políticos cometidos. Se o partido não reverter a situação, pode até sucumbir sem forças antes de chegar à praia.


É vergonhoso
onde chegam os atos intencionais dos políticos na luta por seus interesses, até pedindo intervenção em diretório para alcançarem seus objetivos. Isso é lastimável para um município com pouco fôlego para o desenvolvimento.


Sem dúvida,
um mote importante nesta campanha eleitoral será: casas populares. Os candidatos majoritários vão ter que explicar porque nestes últimos quatro anos não houve conquistas dessas moradias em Jales como em outras cidades da região. Santa Fé do Sul foi agraciada com 252 casas no valor de R$ 25 milhões.


Gestora na
área de saúde do Município de Mesópolis, Inês de Oliveira Paula vai ser homologada na convenção do seu partido (PSD), hoje (30 de julho), como candidata a prefeita. Ela terá como vice também uma mulher. Juntas, prometem não dar moleza aos adversários. 


Em Aspásia
o pleito começa a esquentar. Fora da disputa, o ex-prefeito Elias Roz Canos "Lia do Bar" (PSDB) tentou uma união com Vanderlei Conejo (PT) numa chapa majoritária. Quem ficou incomodado com essa quase decisão é o atual prefeito Josué Eduardo de Assunção "Calango" (DEM), que teve o apoio do seu criador político, Elias Roz Canos, no pleito passado. Quem padeceu politicamente na administração Lia opinou contra a união.


Um assunto
muito comentado que vem desde a última eleição municipal e sobre o qual sempre pairou dúvidas, é que, se os pré-candidatos Flá Prandi (DEM) e José Devanir Rodrigues "Garça" (PMDB) vencerem a eleição e assumirem o Executivo, o vice Garça não poderia assumir o cargo de prefeito quando Flá Prandi se afastasse do cargo por qualquer motivo.


Nesta
quinta-feira (28 de julho) Garça informou ao jornal que está afastado temporariamente, tanto do Cartório como da Santa Casa, em virtude de sua pré-candidatura a vice. Caso sua chapa vença a eleição, Garça explicou que – como Tabelião vitalício – se venha a assumir o cargo de prefeito terá que se licenciar do cargo. Explicado o caso, acabam-se as dúvidas em relação ao assunto.


Pessoas
ligadas diretamente a Marynilda Cavenaghi Nacca não afirmam se ela será candidata a vereadora nas eleições de outubro, mas acreditam que ela não resistirá um novo chamado do PMDB. A convenção peemedebista é neste domingo. Em 2012, Marynilda obteve 829 votos, mais do que receberam sete candidatos eleitos naquele pleito. Naquele ano o PMDB não se coligou. Achou que pelo menos um vereador faria. Ficou a lição.

A ex-prefeita
Nice Mistilides, presidente do PTB, ainda o maior partido político em Jales, confirmou a informação desta coluna de que seu partido lançaria candidatos a vereador. O PTB está negociando coligação com o DEM de Flá Prandi, e deve se concretizar na convenção de sexta-feira.

Neste domingo, sequência da Copa Jales de Futebol Amador 2016



 

1° de Maio da Perobinha, uma das melhores
 
equipes da Copa e do município
 
 
Tem sequência neste domingo, 31 de julho, a fase classificatória da Copa Jales de Futebol Amador 2016. Os jogos serão disputados no Estádio Municipal Dr. Roberto Valle Rollemberg a partir das 14 horas. A roda marca três jogos pela primeira divisão da Copa.
 
Abrindo a rodada, às 14 horas jogam pelo Grupo 1, Juventude E.C e 1° de Maio da Perobinha. Na sequência se enfrentam às 15 horas pelo Grupo 3, as equipes de Populina E.C e Santa Albertina E.C, jogo este válido pelo Grupo 3.
Encerrando a rodada, às 16 horas, pelo Grupo 4 jogas A.E Dolcinopolense e Palmeirinha de Estrela d´Oeste.

Para a primeira partida haverá uma tolerância de 30 minutos, devendo iniciar até as 14h30m. O uso de caneleira é obrigatório.
Todos os jogadores deverão apresentar um documento com foto para participar da partida.

A Copa Jales de Futebol Amador 2016 é realizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo - SMECT Jales e conta com o apoio do Ministério dos Esportes e Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor

Neste domingo, sequência da Copa Jales de Futebol Amador 2016



 
1° de Maio da Perobinha, uma das melhores
 
equipes da Copa e do município
 
 
Tem sequência neste domingo, 31 de julho, a fase classificatória da Copa Jales de Futebol Amador 2016. Os jogos serão disputados no Estádio Municipal Dr. Roberto Valle Rollemberg a partir das 14 horas. A roda marca três jogos pela primeira divisão da Copa.
 

Abrindo a rodada, às 14 horas jogam pelo Grupo 1, Juventude E.C e 1° de Maio da Perobinha. Na sequência se enfrentam às 15 horas pelo Grupo 3, as equipes de Populina E.C e Santa Albertina E.C, jogo este válido pelo Grupo 3.

Encerrando a rodada, às 16 horas, pelo Grupo 4 jogas A.E Dolcinopolense e Palmeirinha de Estrela d´Oeste.

Para a primeira partida haverá uma tolerância de 30 minutos, devendo iniciar até as 14h30m. O uso de caneleira é obrigatório.

Todos os jogadores deverão apresentar um documento com foto para participar da partida.

A Copa Jales de Futebol Amador 2016 é realizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo - SMECT Jales e conta com o apoio do Ministério dos Esportes e Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor

Neste domingo, sequência da Copa Jales de Futebol Amador 2016

 
1° de Maio da Perobinha, uma das melhores
 
equipes da Copa e do município
 
 
Tem sequência neste domingo, 31 de julho, a fase classificatória da Copa Jales de Futebol Amador 2016. Os jogos serão disputados no Estádio Municipal Dr. Roberto Valle Rollemberg a partir das 14 horas. A roda marca três jogos pela primeira divisão da Copa.
 

Abrindo a rodada, às 14 horas jogam pelo Grupo 1, Juventude E.C e 1° de Maio da Perobinha. Na sequência se enfrentam às 15 horas pelo Grupo 3, as equipes de Populina E.C e Santa Albertina E.C, jogo este válido pelo Grupo 3.

Encerrando a rodada, às 16 horas, pelo Grupo 4 jogas A.E Dolcinopolense e Palmeirinha de Estrela d´Oeste.

Para a primeira partida haverá uma tolerância de 30 minutos, devendo iniciar até as 14h30m. O uso de caneleira é obrigatório.

Todos os jogadores deverão apresentar um documento com foto para participar da partida.

A Copa Jales de Futebol Amador 2016 é realizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo - SMECT Jales e conta com o apoio do Ministério dos Esportes e Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor

Jovens de Urânia, Santa Salete e Aspásia participam de cerimônia de entrega de CDI

Na manhã desta sexta feira, 29 de julho, às 10 horas, no Centro Comunitário de Urânia aconteceu a cerimônia de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação - CDI, onde mais de 80 jovens dos municípios de Urânia, Santa Salete e Aspásia fizeram o Juramento a Bandeira e receberam seus CDI’s

Sob a coordenação do 1º Tenente Eder Ribeiro Borba, Delegado da 20ª Delegacia de Serviço Militar de Jales que conduziu a cerimônia. Auxiliaram o Tenente a Secretária Substituta da Junta Militar de Urânia, Kathleen Gonzalez Santana, auxiliada pelos secretários de Aspásia Vitor Sérgio Silveira Gonçalves e de Santa Salete Luis Fernando dos Santos.

Presidiu a cerimônia, o prefeito municipal de Urânia e Vice Prefeito de Santa Salete presidentes das respectivas Juntas de Serviço Militar, Francisco Airton Saracuza de Urânia, Fabrício Ferreira da Silva, de Santa Salete.

Estiveram presentes presidentes o 3º SGT/PM Itamar Cezar de Oliveira Comandante do GP/PM de Urânia e de Santa Salete, o 2º SGT/PM Antonio Carlos Lazarini comandante do GP/PM de Aspásia e Santa Salete., o Cb/PM Rafael Ap. Kosman da Cruz, que garbosamente conduziu a Bandeira Nacional, Pastor Eder Marcos de Oliveira, Pastor da Igreja Assembléia de Deus de Urânia.

Aridez cultural

Reginaldo Villazón
Na época do descobrimento do Brasil, os navegantes portugueses observaram que a nova terra era ocupada por muitos nativos (que eles denominaram "índios"), grande número de espécies animais e matas a perder de vista. O objetivo dos portugueses era claro: tomar posse, colonizar e explorar. Esse processo – que terminava em exploração – foi péssimo para os índios, os animais e as matas. A maior cobiça caiu sobre o pau-brasil, abundante na mata litorânea, de onde foi intensamente extraído e remetido à Europa.

A exploração do pau-brasil se estendeu pelos 300 anos do período colonial, constituindo o primeiro ciclo econômico brasileiro, o ciclo do pau-brasil. Isto quase levou a espécie vegetal à extinção. Nesse período, outras árvores – como jacarandá, vinhático e sapucaia – também foram abatidas e enviadas à Europa. Assim, o desmatamento das matas brasileiras começou junto com a história do Brasil. Naquele tempo, Portugal e Espanha competiam na expansão de suas colônias e na política econômica do mercantilismo.

Outros ciclos econômicos se seguiram. Da cana-de-açúcar, do couro, da mineração, do algodão, do café, da borracha. Sempre por motivação econômica, o desmatamento não respeitava limites e tinha significado de progresso. Com ele, obtinham-se madeiras e abriam-se novas áreas de terras para uso em agricultura e pecuária. Terras boas, mas ocupadas por matas e bichos, eram consideradas terras não beneficiadas. Os índios, únicos a enxergarem a insensatez, sofriam a destruição dos seus povos.

Hoje temos apenas 12,5% da Mata Atlântica, uma natureza das mais ricas do mundo em biodiversidade, que originalmente se estendia por 17 estados brasileiros. E sabemos que ainda existe gente disposta a prejudicá-la. A grande Floresta Amazônica, com 60% da sua área situada dentro do Brasil, sofre desmatamento ilegal sistemático sem esperança de solução. Passando o foco para as áreas urbanas, o IBGE levantou em 2010 que existe um déficit de 15 milhões de árvores nas cidades brasileiras.

As conseqüências do desmatamento no campo são bem conhecidas. Além da perda imediata dos recursos naturais renováveis e da biodiversidade, o impacto ambiental avaria as terras, as águas e o clima. Nas cidades, a redução do número de árvores motiva queda na qualidade de vida e na saúde da população, inclusive dos animais domésticos e da fauna urbana. No sentido contrário, aumenta o nível das aspirações populares em desfrutar a prosperidade de um país bem organizado e bem cuidado.

Mas é fácil ver que o povo brasileiro ainda tem a péssima herança cultural de não ter amor às árvores. Não adianta culpar apenas os governantes. Por qualquer motivo ou interesse imediato, o povo brasileiro sacrifica árvores. Não leva em conta que as árvores renovam o ar, retendo carbono e liberando oxigênio, refrescam o ar, atenuam os ruídos, oferecem sombra, alimentam e abrigam os pássaros, fornecem produtos necessários à vida e à saúde. Pouco importa ao povo brasileiro que as árvores sejam belas e puras.

PPS de Urânia vai oficializar o nome de Fião como candidato a prefeito

David da Federal, do PMDB, será indicado como candidato a vice
 
Pré-candidato a prefeito Fião

David da Federal
Pré-candidato a vice
Na sexta-feira, 5 de agosto, último prazo de acordo com a legislação eleitoral, os partidos da base aliada ao governo municipal em Urânia (SP) vão realizar convenções partidárias que irão decidir sobre as candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador às eleições municipais.
O Partido Popular Socialista (PPS) , sigla do pré-candidato a prefeito Odair Bezerra Dias, o popular Fião, vereador e presidente da Câmara Municipal de Urânia, realiza sua convenção na sexta-feira, no horário das 19h às 20,30h, no Plenário do Poder Legislativo uraniense.
No evento, segundo o presidente do PPS de Urânia, Marcos Rogério Gavioli (Pike), o partido vai homologar a candidatura de Fião ao cargo de prefeito ao município de Urânia, além de candidaturas proporcionais e coligações.
O pré-candidato a prefeito Fião, terá como companheiro de chapa, o peemedebista David Rodrigues Menezes (David da Federal), cujo nome será indicado na convenção de sexta-feira (05/08) do PMDB que também confirmará coligação de apoio ao pepesista.
Os partidos Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido Progressista (PP), Partido Social Cristão (PSC), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Solidariedade (SD), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e Partido Socialista Brasileiro (PSB), também vão realizar suas convenções na sexta-feira, dia 5 de agosto, no plenário do legislativo uraniense a partir das 8h30m.
Segundo Marcos Gaviolli, outros dois partidos estudam a possibilidade de também fechar coligação em apoio ao pré-candidato Fião.
Durante as convenções, os partidos vão deliberar sobre as coligações majoritária e proporcional, quando também serão definidos números dos candidatos e os nomes a serem utilizados na urna eletrônica.
Os partidos deverão formalizar coligação em torno do nome do pré-candidato Fião (PPS), que conta com o apoio político do atual prefeito Airton Saracuza (PP).
 

Juventude da “jornada” em missão

Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales

A Igreja Católica, ao contrário do que muitos pensam, mobiliza muitíssimos jovens. As Jornadas Mundiais da Juventude dão provas disso, chegando, em uma ou outra, a reunir 4 milhões. Dou aqui um testemunho sobre minha participação nessas Jornadas, partilhando questões para colaborar com o objetivo de João Paulo II, seu inspirador: "fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e inspiração".

Estive com muitos jovens na Jornada do Rio, em 2013. Vivi o que os meios de comunicação mostraram e o que não mostraram. A mídia centrou-se no Papa e nas grandes concentrações. Eu, particularmente, procurei observar a experiência vivida pela juventude. Tendo participado, também, em outras três Jornadas Mundiais e em muitos outros encontros de Igreja em âmbito internacional, eu já imaginava as belíssimas mensagens dirigidas aos jovens, através de catequeses, shows e celebrações "espetaculares".

Alegraram-me as palavras contundentes e desafiadoras do Papa Francisco. Vale a pena retomá-las e ver suas implicações práticas. Pergunto-me, no entanto, o que disseram os próprios jovens, além de alguns testemunhos? O que intercambiaram, além das expressões de afeto, bandeiras e lembrancinhas? O que conheceram uns dos outros? Quais problemas debateram? Quais desafios identificaram? Quais ações decidiram implementar juntos? Como muitos, aguardo respostas.

Os jovens necessitam sentir a força que emerge de grandes concentrações em torno de ícones do catolicismo, como o Papa. Porém, necessitam reconhecer a força que também pode emergir da partilha de suas experiências de vida, do debate sobre a realidade que os envolve, de sua própria interpretação da realidade à luz da Palavra de Deus, e de um programa de ações comuns que, além de impactar suas vidas pessoais, visem transformar estruturas globais da sociedade.

Muitos jovens terminaram aquela Jornada do Rio visualizando participarem na destes dias, em Cracóvia, Polônia. Muitos regressarão desta, pensando, também, na seguinte. As companhias aéreas agradecem. Como fica, no entanto, o compromisso desses jovens em suas Dioceses e comunidades? Compete-lhes partilhar o que viram, debater o que ouviram, avaliar o que viveram e, sobretudo, colocar em prática o que aprenderam. O que farão de significativo neste sentido?

Na dúvida, teço elogios aos que, participando ou não de Jornadas, desenvolvem seus engajamentos missionários. Para manter aceso este espírito missionário, foi inclusive criado, logo após a Jornada do Rio, o projeto "Rota 300", em relação com os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que será comemorado em 2017. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil está dando um caráter juvenil a este projeto, como forma de impulsionar o espírito missionário da juventude.

Teço também elogios aos jovens que avançam em suas ações desde seus ambientes de vida, sendo participantes ou não de Jornadas Mundiais, mas sempre comprometidos com seu objetivo fundamental. Afinal, a vida da juventude não se transforma para melhor, somente por encontros, mesmo que sejam grandes e belos, senão por ações em suas mais variadas realidades quotidianas. Que os participantes de Jornadas Mundiais da Juventude reflitam sobre esse desafio!

Que todos, finalmente, façamos confiança nos jovens. "Cristo bota fé nos jovens". Essas palavras do Papa Francisco na Jornada do Rio, ecoam na Jornada de Cracóvia, desafiando os jovens a serem verdadeiramente missionários desde suas realidades, transformando-as. Que os mesmos tenham bem presentes em suas mentes, orações e ações, sobretudo os jovens, onde quer que estejam, vivendo experiências de exclusão! Que "saiam", então, em missão!