BALANÇO DE OCORRÊNCIAS DO 16º BPM/I


O ano de 2016 foi marcado pela crise financeira e política que enfrentamos até os dias atuais. Entretanto, em que pese tantos desafios enfrentados no dia a dia. A polícia militar permanece firme no propósito de servir e proteger independentemente de quaisquer fatores a sociedade paulista, sendo o seu primeiro escudo contra a marginalidade.

O 16º Batalhão de Polícia Militar do Interior, durante o ano de 2016, destacou-se, através de ações de seus valorosos policiais militares em diversas ocorrências sendo alvo, inclusive, de homenagens do alto comando da Corporação em duas oportunidades. Na primeira delas, no mês de fevereiro, policiais militares de Votuporanga, prenderam cinco criminosos, bem como as armas utilizadas, em um roubo com retenção de reféns na área rural do município onde permaneceram a noite toda com as vítimas sob severas agressões, ameaças e torturas. Já a segunda ocorrência homenageada pelo Comando Geral da PM e teve grande destaque na mídias sociais, ocorrida em setembro, no centro de Fernandópolis, quando criminosos tentaram realizar um roubo a uma grande loja e sendo surpreendidos pelas equipes policiais tomaram como reféns os funcionários da loja. A intervenção rápida e técnica da PM resultou em criminoso preso, arma utilizada apreendida e todos os reféns liberados ilesos.

Não obstante, tais ocorrências de grande repercussão, outras diversas tiveram resultado positivo, sendo apenas algumas delas elencadas abaixo:

·         Em janeiro, a PM prendeu em flagrante dois criminosos que furtaram uma joalheria em Votuporanga, recuperando cerca de R$ 60.000,00 em joias furtadas. Neste mesmo mês, em Fernandópolis, dois indivíduos foram presos por roubo e tentativo de estupro, sendo ambos reconhecidos por mais três vítimas de estupro na cidade.

·         Em fevereiro, além da ocorrência já citada, policiais militares de Jales, recuperaram uma carreta que havia sido roubada em Frutal/MG, sendo que dois criminosos foram presos e o veículo de alto valor comercial foi devolvido ao legítimo proprietário.

·         Em março policiais militares prenderam o autor de um roubo a um taxista em Palmeira D’Oeste. Em outra ocorrência, no município de Cardoso, policiais militares prenderam um homem em posso de um tijolo de “Maconha” pesando mais de 0,500 Kg e diversas porções menores fracionadas para a venda.

·         Em abril, policiais militares de Jales prenderam três indivíduos por tráfico de drogas, sendo apreendido com eles porções de “Maconha” e “Crack” bem como grande quantidade de dinheiro e um revólver calibre .32. Em Cardoso, após notícia de uma tentativa de homicídio, os policiais militares socorreram a vítima, e após eficazes buscas, localizaram e prenderam os autores, encontrando ainda a arma utilizada no crime. E ainda, no município de Jales, durante a realização da “Facip” os policiais prenderam dois indivíduos que estavam praticando furto de celulares sendo encontrado com eles treze aparelhos que foram devolvidos aos legítimos donos.

·         Em maio, policiais militares de serviço pelo município de Votuporanga, foram acionados para atendimento de um recém-nascido que estava engasgado e com rapidez, através de técnicas adequadas, conseguiram desengasgar o bebê, salvando a vida do mesmo. Em Jales, após um roubo onde a vítima foi mantida presa no banheiro de sua residência, os policiais iniciaram diligências que culminaram na prisão de seis criminosos e sendo recuperado o veículo e os objetos roubados. Cabe salientar que esta ocorrência contou com o apoio de um policial militar em horário de folga, que ao tomar conhecimento dos fatos auxiliou os colegas na prisão dos envolvidos.

·         Em junho, policiais militares de Santa Fé do Sul juntamente com a Polícia Militar Rodoviária, realizaram a abordagem a um veículo Honda/Civic onde foi encontrado no seu interior 492 Kg de “Maconha” sendo seus ocupantes presos por Tráfico de Drogas.

·         Em Julho, durante patrulhamento no município de Santa Fé do Sul, dois indivíduos em uma motocicleta ao visualizarem a equipe policial empreenderam fuga, sendo acompanhados e abordados onde com eles foram encontrados, em uma mochila, seis tijolos de “Maconha” pesando mais de 7 Kg de droga. Ambos foram presos por Tráfico de Drogas.

·         Em agosto, após notícia de um homicídio ocorrido no distrito de São João do Marinheiro, os policiais iniciaram diligências em busca dos criminosos que resultaram na captura de um e na identificação do outro.

·         Em setembro, além da ocorrência com reféns em Fernandópolis já citada, em Urânia policiais militares prenderam em flagrante um criminoso que praticou homicídio contra uma adolescente utilizando-se de uma faca.

·         Em outubro, os policiais militares de serviço pelo município de Jales receberam a informação de um roubo que estaria ocorrendo na área central. Ao chegarem no local, depararam-se com os criminosos que retornaram para o estabelecimento. O local foi cercado e isolado e após breve negociação os indivíduos foram presos, sendo que com um deles foi apreendido uma pistola calibre 9mm.

·          Em novembro, os policiais militares de serviço pelo município de Votuporanga ciente de tentativa de homicídio por arma de fogo, onde o autor do interior de um veículo efetuou disparo contra um casal ocupante de outro veículo em via pública, rapidamente realizaram patrulhamento e prenderam o infrator em flagrante e a arma de fogo utilizada no crime, um revólver calibre .38 carregado e com uma cápsula deflagrada, e uma outra, pistola Taurus calibre .635.

·        E, em dezembro na área do 16º BPM/I, policiais militares demonstrando comprometimento com a Sociedade efetuaram até 28 de dezembro, 48 prisões de indivíduos procurados pela justiça, foram apreendidas 73 armas de fogo, 5 criminosos presos em flagrante pelo crime de roubo e 11 por Tráfico de Drogas. 

·        Tais ocorrências e fatos são uma pequena parte do que é feito pela PM, em todo o Estado de São Paulo e demonstram o comprometimento com a comunidade a qual estão inseridos os policiais militares.

Corroboram com o bom desempenho operacional dos policiais militares do 16ºBPM/I os números abaixo descritos:

·         Entre janeiro e dezembro foram apreendidas 82 armas de fogo ilegais e 590 procurados pela Justiça foram recapturados e reencaminhados ao sistema carcerário.

·         Entre julho e dezembro 24 criminosos foram presos em flagrante pelo crime de roubo e 100 por Tráfico de Drogas.

·         No mês de novembro e primeira quinzena de dezembro, ocorreram as Audiências Públicas nos 49 municípios  pertencentes a área do 16º BPM/I incluindo as sedes das cinco companhias, Fernandópolis, Jales, Votuporanga, Santa Fé do Sul  e Cardoso. As Audiências Públicas consiste em aprimorar a comunicação da Policia Militar com a Comunidade, ampliando a oportunidade de interação entre a Polícia e a população. Concomitante à prestação de contas das atividades realizadas nos municípios, ouve as sugestões, críticas e solicitações dos munícipes, refinando o entendimento entre o cidadão e sua polícia. A comunidade contribui na manutenção da paz, social, aumentando a sensação de segurança de todos.

Polícia Militar você pode confiar.

 

 
ferFernandópolis, 30 de dezembro de 2016.

 
ANTONIO UMILDEVAR DUTRA JUNIOR

TENENTE CORONEL PM COMANDANTE DO 16º BPM/I

 

Comentários