Novo procedimento cirúrgico é realizado na Santa Casa de Jales

A Santa Casa de Jales está dando mais um importante passo na medicina com os avanços tecnológicos e tornando-se um centro de referência regional no tratamento da dor.
 

Na sexta-feira, 4 de novembro, foi realizado pela primeira vez na instituição, o implante de eletrodo medular, também conhecido como "Marca-Passo da dor" pelo neurocirurgião Dr. Pery Prado Neto.

O implante de eletrodo epidural para estimulação da medula espinhal é uma técnica cirúrgica que tem se demonstrado eficiente e segura para os pacientes que sofrem de dor crônica. Esses estímulos elétricos têm a função de inibir as vias supressoras que interpretam a dor, bloqueando a interpretação do estímulo doloroso, substituindo a percepção da dor por uma sensação de formigamento no território acometido.

De acordo com Dr. Pery esse procedimento acontece por meio de uma pequena incisão do eletrodo que é colocado na região da coluna, desse modo o paciente permanece com um controle manual e pode monitorizar os estímulos a serem enviados para medula, tendo como objetivo aliviar ao máximo os sintomas.

"Após cerca de uma a duas semanas do procedimento inicial e com o resultado satisfatório do nível de dor, a cirurgia passa por outra fase, sendo assim, um gerador interno e definitivo é implantado podendo ficar alojado na região do abdômen ou no tórax", detalhou Dr. Pery.

As indicações para o neuroestimulador implantável para estimulação da medula espinhal inclui o tratamento de dor crônica e intratável dos membros ou do tronco, englobando dores unilaterais e bilaterais associados às seguintes condições.


Doenças neurológicas e da coluna:
- Failed back syndrome: pacientes que permanecem com dor após cirurgias da coluna vertebral.

- Dor secundária a cirurgias de hérnia de disco.

- Persistência da dor após doença herpética.

- Dor crônica após lesão do plexo braquial.

- Síndrome complexa regional

Causas Vasculares:

- Dor no coto de amputação.

- Dor isquêmica de membros inferiores (aterosclerose).


Causas Cardiológicas:
- Angina intratável e de etiologia estabelecida e controlada.

A realização deste procedimento de alta complexidade contou com a colaboração e dedicação dos neurocirurgiões Pery Prado Neto e Sergio Barata, de São Paulo, dos anestesistas Ricardo Leal, Ricardo Perbeline, Carlos Humberto, do programador da empresa Cortical de Ribeirão Preto Davi Bueno, dos instrumentadores Danilo Canzian e Valdirene, as auxiliares de sala Natália e Fabiola e o técnico de Raio-X Wagner Aijado. Esse método é pioneiro regionalmente e disponível para o setor de medicina privado.

Comentários