Jales receberá pela primeira vez Mutirão da Cidadania do MPF

Jales vai receber pela primeira vez um mutirão da cidadania realizado pelo Ministério Público Federal, em parceria com diversas instituições. O projeto, criado em 2009, já passou por dez cidades paulistas, levando à população serviços gratuitos, como emissão de documentos, exames de saúde, verificação de vagas de emprego e atividades de cultura e lazer. O Mutirão Jales pela Cidadania será realizado entre os dias 21 e 25 de novembro, das 9h às 16h, no Centro de Pastoral Paroquial - Catedral, na rua 14, centro

Para o evento, estará no município o Ônibus da Cidadania(foto), veículo adaptado utilizado pelo MPF para atendimento ao público em diversos mutirões no Estado de São Paulo. A equipe vai oferecer orientação jurídica e receber denúncias sobre irregularidades em órgãos públicos, corrupção e violação de direitos humanos, tais quais mau atendimento em unidades de saúde e falta de merenda nas escolas. O mutirão ainda vai oferecer serviços de documentação, orientação previdenciária e exames preventivos, como aferição de pressão arterial e glicemia.

O Projeto – O Mutirão da Cidadania foi criado pelo MPF em São Paulo com o objetivo de prestar serviços públicos de qualidade à população e buscar soluções extrajudiciais para os problemas de determinada comunidade ou cidade, desenvolvendo nos habitantes o sentimento de pertencimento. O projeto surgiu em Marília, no interior paulista, e já passou por Bauru, Capivari, Garça, Itanhaém, Mombuca, Osasco, Pompeia, Ribeirão Preto e São Paulo. Até este ano, foram realizadas mais de 40 edições, com mais de 200 mil atendimentos.

Desde janeiro de 2014, o Ministério Público Federal utiliza o Ônibus da Cidadania durante os mutirões. O veículo, que conta com acessibilidade total, foi doado pela Receita Federal e totalmente reformado e adaptado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para facilitar o acesso do MPF a lugares distantes e oferecer melhores condições para o atendimento.

Comentários