Hospital de Câncer e AVCC de Jales são inspiração para aluna que vence 1ª etapa de concurso literário

A aluna Lorena com a professora que
a orientou Maria Helena Batista Ramos


 
Lorena Fernandes Contrella, de apenas 11 anos, foi à vencedora da 1ª etapa da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, na fase municipal, com o poema "Jales, cidade da fé" que teve como inspiração o Hospital de Câncer, AVCC, o alojamento AMACOR e outros pontos da cidade.


Lorena emocionou com as belas palavras que descrevem Jales, como a cidade aonde as pessoas vêm em busca da cura através do Hospital de Câncer de Barretos e apoio por meio da AVCC.

A aluna também citou o alojamento AMACOR, que também é um projeto do hospital, onde abriga temporariamente dezenas pacientes de outras cidades e estados que não tem condições de pagar por estadia.

Já a presidente da AVCC, Cidinha Iglesisas, ficou muito sensibilizada com as palavras da pequena Lorena. "Quando soube da poesia, fiquei muito feliz e orgulhosa por saber que nós fomos inspiração para escrita. E ainda, como elas (as crianças) já entendem quão importante é o trabalho realizado pela AVCC para com as pessoas que sofrem com o câncer.", afirmou.

Lorena é aluna da Escola Municipal Profª Iracema Pinheiro Candeo, mais conhecida como Lola. Ela contou com a orientação da professora Maria Helena Batista Ramos Modesto, contudo, a elaboração do poema foi de autoria da aluna. A coordenadora Marilene Valério Soares, diretamente envolvida na organização das oficinas (ao todo foram 15) de visita a pontos turísticos da cidade, as quais basearam os poemas escritos, afirma que: "Foram realizadas várias etapas (oficinas mencionadas acima) para chegarmos ao produto final. Os alunos foram levados para conhecer vários pontos da cidade, conheceram de perto o projeto AMACOR e tiveram palestras com vários representantes desses projetos".

A Olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Cada professor orientou seus alunos a escrever um texto sobre o tema "O lugar onde vivo".
Jales, cidade da fé



Jales é de São Paulo

onde fica o meu lar.

Jales com gente do bem, onde pessoas vem se curar.

No hospital do Câncer,

há pessoas doentes que vêm com esperança,

da vida seguir em frente.

AVCC tem gente de fé.

Uma união de amigos,

está lá para ajudar,

quem precisa de abrigo.

O projeto Amacor é para pessoas debilitadas que vêm de muito longe...

Lá encontram amor e casa.

Amigos vão pela estrada...

Cavalgada da solidariedade.

Montados em seus cavalos, ajudam entidades.

Em Agosto, há romaria,

caminhada de alegria.

Fé a Senhora da Assunção,

que dá luz ao coração.

No Bosque Municipal,

tem o soldado Rondon,

protege a natureza

e toda a sua beleza.

Pelo viaduto de Jales,

carros passam sem parar...

No vai e vem dessa cidade a fé não vai acabar.

Aqui a caixa d’água

é em forma de taça.

Parece até abençoar

quem em Jales vai chegar.

Jales, minha cidade

com coisas certas e defeitos, mas com a fé dessa gente, torna-se o lugar perfeito.

Lorena Fernandes Contrella (vencedora da Olimpíada de Língua Portuguesa 2016 - fase municipal)



 
 


Comentários