Fatec Jales desenvolve pesquisa no comércio local



As recentes transformações ocorridas nos cenários político e econômico contribuíram para a instalação de uma das maiores crises econômicas já ocorridas no país. Como consequência, antigos problemas como inflação e desemprego voltam a preocupar a população.

Nesse contexto, a Fatec Jales "Prof. José Camargo", por intermédio da Fatec Júnior (inicialmente com os alunos do curso superior de Tecnologia em Gestão Empresarial), desenvolveu um projeto de pesquisa para identificar o perfil do consumidor, suas preferências de consumo e expectativas futuras diante do atual cenário do mercado, sob a coordenação dos professores Rogério Ribeiro, Marinalva Boldrin e Vitor Boldrin.

Para a delimitação da amostra do estudo, foi utilizada a metodologia proposta por Arkin y Colton (1960)*, que estabelece uma amostra de 100 pesquisas para populações entre 20.000 e 100.000 habitantes, cuja margem de erro é de 10% e o intervalo de confiança é de 95%.

Para a coleta dos dados, utilizou-se um formulário com perguntas abertas e fechadas, sendo entrevistadas 100 pessoas que circulavam pelo comércio local, escolhidas aleatoriamente e que contribuíram de forma voluntária para a pesquisa. As entrevistas ocorreram no dia 10 de setembro, das 10h às 12h, e contaram com a participação de 15 alunos nas atividades de coleta e tabulação dos dados.

Há grande riqueza nos dados coletados e, como mostram os gráficos a seguir.

Comentários