Reflexões: Na luta do entendimento

Adelvair David

www.addavid.blogspot.com
 
Em tempos de enfrentamentos toda gente se estiola ante os embates constantes que multiplicam obstáculos intermináveis, parecendo impossíveis de serem vencidos.
As crises materiais e morais estão presentes na vida do homem de longa data, lhe desafiando as resistências, vencendo algumas e tombando em outras. O que se deve compreender é que, não sendo perfeito ele não pode produzir instituições perfeitas, sua ignorância e imperfeições atrapalham o bom funcionamento destas, corrompendo-as e muita vez, induzindo-as à falência e destruição. Assim, sempre estará se levantando dos escombros do que fez ruir, até que queira mudar sua própria natureza, melhorando o mundo onde vive.
Tudo passa, asseveram os sábios da humanidade, o que não passa é o necessário empenho de cada um em aprender também com os próprios erros. Por mais difíceis sejam os cenários humanos cabe ao homem buscar a causa dos males que experimenta em si mesmo, sendo ele o autor de tudo o que lhe acontece. Asseveram os espíritos venerandos: "sois artífices da vossa própria imortalidade", deste modo, desde o pensamento em desalinho até as atitudes indignas, tudo concorre para que o mal aconteça na sua e na vida de todos.
Ao invés de espalhar ondas de pessimismo por toda parte, deve o homem pacificar o seu coração, fazer tudo o que puder em benefício de si mesmo e do próximo.
Quando os homens reformarem-se a si mesmos reformarão também as suas instituições e o bem será regra no mundo. Ensinou o Senhor Jesus: "A cada um segundo as suas obras".
É ANTIGA A INDICAÇÃO: CONHECE-TE A TI MESMO.
 

Comentários