Prelúdio exibe a última eliminatória da 1ª fase do concurso neste domingo (25)




Uma acirrada disputa marca a trajetória desta edição do Prelúdio, o talent show de música clássica da TV Cultura. Os quatro últimos candidatos se apresentam na oitava eliminatória do concurso, finalizando esta primeira fase. O programa vai ao ar neste domingo, 25 de setembro, às 12h.

Os candidatos de São Paulo são Marcus Paulo Carvalho de Sousa, de 23 nos (violino); Lucas Andrade Lacerda Diniz, de 21 anos (piccolo) e Anderson Clemente Santana, de 18 anos (violoncelo). Do Paraná, a concorrente é Renata de Souza Ribeiro Bueno, de 28 anos (canto).

Desde maio, quando teve início o Prelúdio 2016, já se apresentaram 28 talentos em sete eliminatórias do concurso. Todos mostram elevado nível de qualificação musical.

A bancada de jurados desta fase é formada pelo pianista e apresentador do programa Pianíssimo, da Cultura FM, Gilberto Tinetti; o cantor Leonardo Neiva; o pianista Marcelo Bratke e o jornalista Irineu Franco Perpétuo. A direção artística do programa é do maestro Júlio Medaglia e a apresentação é de Roberta Martinelli.

Na Temporada 2016 do programa Preludio são classificados, na primeira fase, dois candidatos em cada uma das eliminatórias, que disputarão, na segunda fase, oito vagas para as semifinais. A Grande Final será realizada na Sala São Paulo e o vencedor ganhará uma bolsa de estudos de três anos, oferecida pela Embaixada da Hungria, numa das melhores escolas de música do mundo, a Academia Franz Liszt, em Budapeste.

O Prelúdio está no ar desde 2005 e ao longo desses onze anos mais de 250 jovens instrumentistas e cantores brasileiros se apresentaram no programa. O concurso revelou jovens talentos da música erudita que hoje se apresentam com grandes orquestras no Brasil e no exterior.

Comentários