2° Seminário de Agricultura Orgânica será realizado dia 7 em Jales

Evento será realizado no dia 7 de outubro e terá discussões importantes para produtores; feira de produtos é aberta ao público

O 2º Seminário de Agricultura Orgânica (SAO) será realizado no dia 7 de outubro, a partir das 8h, na Escola Vocacional, sito à rua Roma, 3.371, Jardim Paulo, em Jales. O evento vai reunir especialistas do setor para discutir desde legislação até experiências bem-sucedidas de produção. O objetivo do evento é promover os orgânicos na região noroeste, incentivar os produtores rurais, empresas varejistas e consumidores.

No mesmo espaço, será realizada a Feira de Produtos Orgânicos e a Feira de Saberes, Sabores e Sementes. O participante ainda terá a oportunidade de assistir a apresentação do suquidificador de uva para fabricação de suco integral, no estande da Embrapa, às 11h30.

De acordo com o gerente do Sebrae-SP, Rafael Matos do Carmo, o seminário vai reunir grandes especialistas de uma área em crescimento e com grande potencial. "A alimentação saudável e orgânica figura em todas as listas de tendências no Brasil e no mundo. Será uma grande oportunidade para o produtor se atualizar sobre o mercado e as práticas de cdia 7 ultivo", afirma.

O gerente do Sebrae-SP ainda destaca a realização da feira de produtos orgânicos, saberes, sabores e sementes, uma oportunidade para o público conhecer os produtos. "O participante terá contato com o que está sendo vendido no mercado e poderá experimentar os produtos", diz.

O evento é realizado pelo Codeter Noroeste Paulista - Colegiado de Desenvolvimento do Território Noroeste Paulista que abrange os municípios de: Aparecida D‘Oeste, Aspásia, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela D‘Oeste, Fernandópolis, Guarani D‘Oeste, Indiaporã, Jales, Macedônia, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Nova Canaã Paulista, Ouroeste, Palmeira D‘Oeste, Paranapuã, Parisi, Pedranópolis, Pontalinda, Populina, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara D‘Oeste, Santa Fé do Sul, Santana da Ponte Pensa, Santa Rita D‘Oeste, Santa Salete, São Francisco, São João das Duas Pontes, Três Fronteiras, Turmalina, Urânia, Valentim Gentil e Vitória Brasil.

O Sebrae-SP participa da comissão organizadora, no atendimento aos produtores rurais e também estará presente com o Sebrae Móvel Agro.
Programação
8h - Recepção: Credenciamento e Café da Manhã
9h - Abertura
9h30 - Princípios e Dimensões da Agroecologia: Dr. Luiz Octávio Ramos Filho, engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente
10h30 - Manejo na Agricultura Orgânica e Mudanças de Pensamento: Dr. Sebastião Wilson Tivelli, engenheiro agrônomo, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (APTA)
11h30 - intervalo/almoço
13h30 - Sistema de Produção Agroflorestal de Frutas da Fazenda da Toca: Osvaldo Viu Junior, gerente de Matéria Prima e Agropecuária da Fazenda da Toca
14h10 - Legislação para Certificação de Produtos Orgânicos: Marcelo Silvestre Laurino, engenheiro agrônomo - Ministério da Agricultura - MAPA
14h50 - intervalo/café
15h10 - Mesa redonda: Experiências de Organização e Comercialização de Produtores Orgânicos
Participação de: Oscar Gardiano, da ECOFAM e Rede de Agroecologia do Interior de São Paulo/Minas Gerais; Lucas Marco Morais e Sirlene Soares, da Horta Rio Grande - CSA Frutal; Sebastião José Silva, da Horta Nova Itapirema; Cícero Sebastião de Oliveira e Caio César de Oliveira, da Estância Esperança, de Jales.




Comentários